BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Graduação no Canadá: conheça a bolsa Lester B Pearson

As universidades canadenses oferecem várias bolsas de estudos, tanto de graduação quanto de mestrado e doutorado. Já falamos sobre algumas dessas grandes oportunidades, que você pode conferir por aqui

Entre todas essas bolsas para estudar no Canadá, uma das melhores oportunidades é a bolsa Lester B Pearson para alunos internacionais de graduação. Quer saber mais sobre ela? Então, vamos conhecer essa chance na América do Norte.

O que é a bolsa Lester B Pearson?

A Lester B. Pearson International Scholarships, ou bolsa Lester B Pearson — para ficar mais fácil, é um auxílio oferecido pela Universidade de Toronto. Essa é, de acordo com o ranking QS, a segunda melhor instituição de ensino superior do Canadá. Hoje em dia, segundo essa avaliação super renomada, a Universidade de Toronto está como a 34.ª melhor de todo o mundo!

Já sobre a bolsa Lester B Pearson, essa é uma iniciativa voltada para jovens estrangeiros de alto desempenho no Ensino Médio, que tenham perfil de liderança demonstrado através de atividades de impacto em suas respectivas comunidades e escolas.

Além disso, também é avaliado o futuro potencial de cada candidato, em relação à contribuição que eles podem trazer para o desenvolvimento da comunidade global. Portanto, perfil de liderança e capacidade de contribuir para a universidade e sociedade são essenciais para ser um bolsista no Canadá. 

Uma informação muito importante é que não existe limitação de campo de estudo e nem área preferencial. Ou seja, estudantes interessados em qualquer curso da universidade podem se inscrever. Se você é de humanas, exatas ou biológicas, pode concorrer a uma das bolsas.

A cada ano letivo, aproximadamente 37 novos alunos são nomeados bolsistas Lester B. Pearson. E o auxílio pode ser concedido para qualquer aluno internacional, inclusive aqueles que fizeram o Ensino Médio no Canadá. Só não pode ser contemplado aquele estudante com nacionalidade canadense. 

E a bolsa é muito completa, por isso mesmo é muito concorrida. O auxílio estudantil vai arcar com anuidades da instituição, livros necessários, taxas e tarifas e ainda apoio total à residência por quatro anos. Sendo assim, a bolsa de estudos vai cobrir todos esses seus gastos durante toda a graduação no Canadá!

 

Bolsa para estudar em Toronto(Patrick Tomasso/Unsplash)

Quais são os benefícios da bolsa Lester B Pearson?

Além da cobertura total das taxas de matrícula e mensalidades, a bolsa Lester B Pearson também cobre todos os gastos com acomodação em residência universitária e livros didáticos durante um período de 4 anos.

No entanto, despesas com passagens aéreas, alimentação e outros custos são de responsabilidade do estudante. Mas, com toda certeza, a bolsa de estudos já faz muita diferença para contribuir com a permanência dos estudantes estrangeiros no Canadá

 

 

 

Quais são os pré-requisitos para receber a bolsa Lester B Pearson?

Para se candidatar, é necessário que o estudante interessado esteja no último ano do Ensino Médio. Também pode se aplicar quem já se formou no Ensino Médio, desde que tenha se formado até o mês de junho do ano de inscrição. 

Por exemplo, se um aluno se forma em maio, ele ainda pode se candidatar ao programa. Isso porque geralmente as bolsas têm inscrições abertas nos últimos meses do ano.

Também é obrigatório ter proficiência em inglês comprovada por exames, como o TOEFL e o IELTS.

A participação no programa é vetada para alunos que já tenham iniciado algum curso superior, mesmo que tenham desistido logo no início. Ou seja, se por acaso você terminar o Ensino Médio e entrar logo na sequência em uma universidade brasileira, já não mais poderá tentar a bolsa, mesmo que desista do curso para ingressar na Universidade de Toronto.

Como funciona o processo de candidatura da Lester B Pearson?

O processo de candidatura da bolsa Lester B Pearson é um pouco diferente do padrão, porque a escola do candidato também precisa se envolver diretamente no processo. É que cabe à escola, na figura de algum representante, fazer a nomeação oficial do aluno para o recebimento da bolsa.

As instituições que nunca indicaram nenhum aluno anteriormente devem preencher um formulário de registro. Por isso, é importante checar com o orientador da sua escola se ele tem conhecimento sobre o programa e, caso não tenha, comunicar o seu interesse para que ele procure se informar sobre o processo. 

Depois disso, é necessário fazer todo o processo de inscrição no curso de interesse (pelo sistema padronizado OUAC 105) e ainda se candidatar para a bolsa através de um formulário específico. 

Em outras palavras, isso significa que a aplicação e aprovação no curso não garantem o apoio financeiro. Por isso, é muito importante dedicar o mesmo nível de atenção e esforço nessas duas etapas: inscrição para a Universidade de Toronto e aplicação para ser um bolsista.

Para fazer a aplicação no OUAC 105 serão solicitados documentos como histórico acadêmico, lista de atividades extracurriculares, cartas de motivação e recomendação, e alguns dados pessoais.

Já para fazer a aplicação para o recebimento da bolsa, o candidato receberá um link seguro e personalizado, após ter concluído todo o processo de inscrição para o curso de interesse na universidade. Nesse link, constará um formulário que precisa ser preenchido, de forma obrigatória. 

Também é fundamental ter em mente que a bolsa só é válida para a sua primeira escolha de curso na Universidade de Toronto. Isso significa que você pode se inscrever em vários programas e pode até receber admissão em todos eles, entretanto, o acesso à bolsa fica restrito a sua primeira opção de curso na instituição.

Qual é o período de inscrição da bolsa Lester B Pearson?

Todo o processo de aplicação para a bolsa Lester B Pearson costuma acontecer entre os meses de novembro e janeiro de cada ano. Esse período inclui desde o início das inscrições até a decisão final dos candidatos aprovados.

A cada ano, as datas podem variar um pouco, mas geralmente o prazo para nomeação dos alunos pelas suas escolas vai até o fim do mês de novembro. Já o prazo final para inscrição no curso através do sistema OUAC vai até meados de dezembro, mas a universidade recomenda que isso seja feito no início de novembro, já que as vagas nos programas se esgotam rapidamente e os cursos mais populares podem fechar suas inscrições mais cedo.

Por fim, o prazo de aplicação específica para a bolsa costuma ir até a terceira semana de janeiro. 

Qual o prazo para me inscrever para ser bolsista Lester B Pearson 2022/2023?

É fundamental sempre verificar o site oficial da bolsa de estudos todos os anos para verificar se não houve nenhuma mudança expressiva nos prazos de costume. Para as bolsas 2022/2023, o cronograma das bolsas Lester B Pearson da Universidade de Toronto se manteve como acontece geralmente. 

Assim sendo, o calendário de 2022 para quem quer estudar no Canadá em 2023 ficou definido da seguinte forma:

  • Setembro de 2022: início do período para as escolas indicarem o melhor aluno;
  • 30 de novembro de 2022: prazo para nomeação do aluno pela escola onde cursou o ensino médio; 
  • 7 de novembro de 2022: prazo recomendado para se inscrever nos cursos da Universidade de Toronto;
  • 14 de dezembro de 2022: prazo final para aplicação na Universidade de Toronto; 
  • 16 de janeiro de 2023: data final para aplicação para a bolsa de estudos;
  • Setembro de 2023: início das aulas da graduação na Universidade de Toronto no Canadá.

Graduação no Canadá com bolsa de estudos(Alex/Unsplash)

Quais são as informações importantes que a sua escola deve saber aqui no Brasil? 

Se você está no Ensino Médio no Brasil, as chances de que sua escola nunca tenha escutado falar desse programa são altas. Portanto, é importante informar o seu professor ou orientador escolar responsável sobre a iniciativa. 

Para te ajudar com todo o processo, separamos abaixo as respostas para algumas das principais perguntas que poderão ser feitas pelos seus professores ou coordenadores educacionais, quando forem informados sobre o seu interesse em tentar conseguir essa bolsa.

1. Como a escola faz para indicar um aluno?

As escolas de Ensino Médio já verificadas pelo serviço de inscrição do programa serão contatadas anualmente por e-mail com um formulário de indicação seguro e personalizado.

No caso das escolas ainda não verificadas, é necessário enviar uma inscrição para participar do programa. Logo depois da verificação, o formulário de indicação e instruções sobre as próximas etapas da seleção também serão repassados.

2. Quando a escola pode nomear um aluno?

As indicações são recebidas a partir do mês de setembro. Já o prazo de envio da nomeação pode variar a cada ano, mas geralmente se estende até o final do mês de novembro. 

3. A escola pode nomear mais de um aluno?

Cada escola pode nomear apenas UM aluno por ano. Isso porque parte do processo de seleção envolve justamente a escolha do melhor candidato de cada uma dessas escolas para a indicação. 

4. Quando o aluno indicado receberá uma decisão?

Normalmente, os bolsistas aprovados são comunicados até o final do mês de abril do ano seguinte ao processo de inscrição. 

5. A escola pode nomear um aluno mesmo que ele não tenha se inscrito na Universidade de Toronto?

Sim, você pode nomear um aluno que ainda não se inscreveu para admissão na universidade. No entanto, para enviar o pedido de bolsa de estudos, ele deverá se inscrever para admissão no curso de interesse na instituição. 

6. Como entrar em contato com a Universidade de Toronto para esclarecer outras dúvidas?

Caso você tenha interesse sobre o programa e deseje fazer mais perguntas, entre em contato através do e-mail pearson.scholarship@utoronto.ca.

 

 

Quem foi Lester B Pearson?

Agora você já sabe como a bolsa Lester B Pearson funciona. Mas quem é o canadense que deu nome e origem a essa oportunidade para estudantes internacionais? Lester foi um político e diplomata canadense considerado uma das pessoas mais influentes do país no século XX.

Nascido em 1897, ele foi Primeiro-Ministro do Canadá e ganhou um Nobel da Paz pelo seu trabalho de organização da Força de Emergência das Nações Unidas, essencial para resolver a Guerra de Suez, um conflito travado entre Israel e Egito nos anos 50.

O Primeiro-Ministro também estudou na Universidade de Toronto e, além do programa de bolsas de graduação mais prestigioso da instituição, também dá o seu nome ao Aeroporto Internacional de Toronto — o mais movimentado do Canadá, e diversos outros monumentos e instituições do país. O político faleceu em 1972, aos 75 anos. 

Bolsa de estudos em Toronto(ElasticComputeFarm/Pixabay)

Por que estudar na Universidade de Toronto?

A Universidade de Toronto, conhecida como UofT, tem cerca de 90 mil alunos. Desses estudantes, aproximadamente 70 mil são cidadãos canadenses, enquanto os outros 20 mil são alunos de mais de 157 países e regiões do mundo, inclusive do Brasil. Os chineses representam a maior parte desse total de estrangeiros: são 12 mil pessoas!

Atualmente, trabalham na instituição cerca de 21 mil funcionários. O corpo docente entra nessa conta com 14 mil professores, enquanto 7 mil pessoas fazem parte da equipe administrativa e 156 são bibliotecários.

Segundo o QS World University Rankings, na edição mais recente da avaliação, a Universidade de Toronto ocupa a 34.ª posição entre as melhores universidades do mundo, com uma nota geral de 81.5 de 100

Além da universidade bastante renomada, a Universidade de Toronto tem uma localização bastante privilegiada. A cidade é a capital da província de Ontário, além do maior município e centro financeiro canadense. 

De acordo com o governo do Canadá, Toronto tem uma das maiores taxas de imigração per capita do mundo. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Censo de 2006, mais de 45% dos moradores de Toronto eram imigrantes. 

Tudo isso comprova que a Lester B Pearson é uma ótima chance para estudantes internacionais! Já pensou em ter uma bolsa de estudos no Canadá, para estudar em uma das melhores instituições do mundo e em uma grande metrópole multicultural?

Como ser aprovado na bolsa Lester B Pearson? 

Agora que você já sabe tudo sobre a bolsa Lester B Pearson, saiba que ainda está em tempo de aplicar para ser um bolsista e estudar no Canadá com bolsa de estudos em 2023! O segredo da aplicação de sucesso é a preparação e é justamente com isso que a nossa mentoria M60 vai te ajudar. Clique aqui e faça seu teste de perfil agora!

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2020) e atualizado por Elaine Maciel (2022). 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

25 Jul 2022

Postagens recentes
10 bolsas de estudos no Reino Unido

Existem diversas bolsas de estudos no Reino Unido, tanto para graduação quanto pós-graduação. Confira algumas delas com a gente!

Ana Resende Quadros
09 Ago 2022