BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

O que é CELTA e como aprender inglês com ele

O CELTA é um certificado de ensino de inglês para falantes de outra língua. A sigla significa Certificate in Teaching English to Speakers of Other Languages. Assim como outras certificações, esse é um teste que vai avaliar suas capacidades na língua inglesa, além do seu domínio de técnicas de ensino do inglês. 

Mas, diferentemente de outros certificados, o CELTA conta com um curso, que pode ser online, híbrido ou presencial e, ao final das aulas, o interessado recebe seu certificado, se aprovado. 

Para você conhecer mais dessa proposta, como aplicar e verificar se vale a pena para o seu perfil, preparamos esse artigo. Confira!

O que é o CELTA de Cambridge?

O CELTA é desenvolvido pela Universidade de Cambridge e é bastante reconhecido por empresas para comprovar a proficiência do inglês e a capacidade também de ensinar a língua.

Afinal de contas, Cambridge é a terceira melhor universidade do mundo, de acordo com o QS Ranking de 2022. Portanto, um curso e um comprovante de inglês desenvolvido por ela, tem um peso grande no currículo e na vida profissional, acadêmica e até mesmo pessoal.

O grande diferencial do CELTA é que ele é destinado aos professores de inglês. De forma geral, o curso se destina a qualquer pessoa que queira lecionar inglês como língua estrangeira. Professores recém-formados, profissionais que estejam mudando de carreira e até mesmo professores com experiência de ensino são muito bem-vindos.

 A ideia é ofertar treinamento e qualificação especializada de teoria e prática. Porém, vale reforçar que não é necessária nenhuma experiência prévia como professor. E que nem mesmo apenas docentes podem participar!

O curso se concentra no desenvolvimento de técnicas e inclui prática de ensino presencial ou online com grupos de alunos. Portanto, se você quer lecionar ou apenas abrir essa possibilidade com um reconhecimento internacional, essa é uma ótima possibilidade.

É que muitos utilizam o CELTA de Cambridge para comprovar aos empregadores que têm as competências de ensino necessárias.

CELTA Cambridge(Zen Chung/Pexels)

Para quem o CELTA é indicado?

Como vimos, esse é um curso e teste indicado especialmente para quem deseja lecionar. Mas mesmo que seguir como professor ou professora não seja o seu objetivo primordial, pode ser uma boa. 

É que o CELTA tem um custo de em torno de 4 mil reais, variando conforme o centro aplicador. Mas diferentemente de outros testes de proficiência, você pode ser reconhecido como proficiente na língua e para ensiná-la, abrindo um leque de chances no mercado de trabalho aqui no Brasil e também no exterior, afinal é um exame reconhecido em todo o mundo.

Ensinar o inglês como língua estrangeira pode ser uma boa chance de emprego no Brasil ou fora do país. É possível viajar pelo mundo, desfrutar de maior flexibilidade e conquistar habilidades profissionais que são úteis em vários lugares. 

De acordo com Cambridge, o CELTA é mais recomendado para:

  • novos professores sem experiência no início de carreira;
  • professores com experiência que desejam desenvolver outras habilidades de ensino;
  • falantes nativos e não nativos de inglês;
  • professores que desejam viajar e ensinar inglês.

O CELTA é realizado em um dos centros autorizados. São mais de 350 centros em todo o mundo. O que varia bastante é o formato do curso, que pode ser realizado tanto online, quanto híbrido (online e presencial) ou totalmente presencial. O interessado também pode optar por cursar em tempo integral, geralmente em quatro ou cinco semanas, ou no formato com menos horas semanais, levando entre alguns meses até um ano.

Independente do formato e do período escolhido, o estudante vai contar com o mesmo padrão de treinamento de professores certificados pelo CELTA. Além disso, não há diferença no reconhecimento internacional e oportunidades com os empregadores. Dessa forma, se você for de uma cidade do interior ou tiver mais facilidade com o método online, não vai ter nenhum prejuízo em relação àqueles que fizerem o presencial!

1. Presencial

A prática de ensino acontece em uma sala de aula com grupos de alunos e terá a supervisão do seu instrutor. Assim, será preciso estar fisicamente nos locais e dias marcados. Se você prefere estudar presencialmente ou se pretende viajar para fazer o seu CELTA em um local específico, esse é o método ideal. 

2. Online

Dessa vez, o conteúdo será em um ambiente de aprendizagem online com grupos de alunos e a supervisão remota do seu instrutor. Esse formato é legal porque você conta com uma flexibilidade maior e ainda pode reduzir os custos de transporte. 

3. Híbrido

O treinamento pode ser através de uma combinação de online e presencial. Podemos dizer que o híbrido combina o melhor dos dois mundos e você terá aula virtual e também presencial, já marcada com antecedência. 

Como funciona o curso CELTA?

Independente da sua escolha de formato, todos os cursos CELTA incluem, pelo menos, 120 horas de estudo. Os tópicos abordam as habilidades práticas de ensino e a teoria por trás delas, além de uma troca intensiva com outros falantes de inglês, professores da língua e pessoas interessadas em aprofundar na língua e comprovar seu domínio!

Com as aulas e o CELTA, o aluno tem direito ao suporte tutorial e consultoria, planejamento de aulas supervisionado, seis horas de prática de ensino, assistir às aulas dos outros participantes, seis horas de observação supervisionada de aulas dadas por profissionais experientes e outras 80 horas adicionais de aprendizado para preparação pré-curso, leitura, pesquisa, trabalho escrito e preparação de aula.

O que também chama atenção é que cada instrutor terá até 6 alunos na sua responsabilidade. Ou seja, o número reduzido permite que cada professor dedique uma atenção especial às dificuldades e facilidades de cada um. 

O curso CELTA aborda alguns tópicos principais. São ele: 

  • relacionamento entre alunos e professores e o contexto de aprendizagem;
  • análise e conscientização do idioma;
  • habilidades linguísticas: leitura, compreensão auditiva, expressão oral e escrita;
  • planejamento e habilidades para diferentes contextos de ensino.

Já a avaliação do seu desempenho, será realizada durante o curso. Essa é uma vantagem principalmente para quem se sente muito nervoso ao realizar apenas uma prova. O mais interessante é que seu desempenho será avaliado como um todo e não apenas em um exame final.

Os principais pontos que serão avaliados são:

  • Prática de ensino: o interessado vai ensinar um total de seis horas, com aulas para adultos em pelo menos dois níveis de habilidade. A avaliação é baseada no desempenho geral.
  • Trabalhos escritos: são 4 trabalhos escritos (cada um com 750 a 1.000 palavras). O objetivo das redações será analisar o ensino, seus desafios, diversas frentes de ensino e propostas para educação de adultos na língua inglesa. 

Por fim, os resultados serão indicados em 4 níveis de classificação: aprovado A; aprovado B; aprovado ou reprovado. 

A Universidade de Cambridge, por meio do Cambridge English, vai emitir o certificado, que é geralmente enviado em até oito semanas após a conclusão do curso. 

Curso CELTA Cambridge(Zen Chung/Pexels)

Mas por que escolher o CELTA em vez de outras certificações?

Quando se trata de escolher uma certificação do domínio do inglês como língua estrangeira (e ainda das suas habilidades de ensinar o idioma), é preciso ter em mente alguns tópicos! 

É que o CELTA tem reconhecimento global, com experiência de ensino prática e a possibilidade de realizar online ou presencial. Desse modo, se você está pesquisando sobre as formas de comprovar seu nível de inglês, o CELTA pode ser uma boa oportunidade, principalmente para quem tem níveis mais avançados. É preciso ter um determinado grau de conhecimento para ser um dos aprovados para o CELTA. 

Os requisitos para fazer parte do CELTA são os seguintes: 

  • ter concluído o Ensino Médio;
  • ter idade mínima de 21 anos;
  • e possuir um nível avançado de inglês, equivalente a C1/C2 ou IELTS Band 7.

Mesmo assim, você não precisa de nenhuma experiência de ensino de língua inglesa. E caso não cumpra os critérios educacionais exigidos, você pode aplicar e os centros podem te aceitar, se verificarem que você consegue completar o curso com sucesso, cumprindo as demandas necessárias. 

CELTA(Zen Chung/Pexels)

E como me inscrever para o CELTA? 

O primeiro passo é verificar se você cumpre os requisitos de idade e de formação escolar. Sobre o domínio do inglês, não será preciso apresentar nenhum comprovante, mas é fundamental que você tenha o domínio para frequentar as aulas e se comunicar com professores e colegas. 

A partir daí, você deve encontrar um centro autorizado. Só no Brasil, são 45 centros autorizados, em locais como: São Paulo, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, João Pessoa, Manaus, Belo Horizonte e outras localidades. 

Pelo próprio site, você preenche a sua aplicação, com os seus documentos e indica por que você deseja realizar o curso do CELTA. Você vai receber um teste de conhecimento do idioma por e-mail. Depois, será realizada uma entrevista com os selecionados. 

A entrevista no CELTA serve para conhecer sua história, descobrir suas habilidades e motivações e garantir que o curso seja adequado para você. Durante a conversa, o interessado fala sobre suas experiências e metas. Ou seja, não é um teste, mas uma proposta para verificar se você está alinhado com o que o CELTA oferece!

Também será necessário pagar um valor depois da aprovação para ser um dos alunos do CELTA. Como o preço é estabelecido em libras, o valor gira em torno de 4 mil reais, mas pode variar dependendo de cada centro de aplicação.

Para se ter uma ideia, em um dos centros de aplicação de São Paulo, o investimento é de R$4.900,00 reais e uma taxa de matrícula de 340 reais. Alguns centros também têm políticas de descontos. Normalmente, pagamento à vista e professores da rede pública garantem entre 5% e 10% de desconto para o CELTA.

Além disso, alguns centros podem recomendar que o aluno compre um livro para usar no curso. Por isso, é importante verificar no centro mais próximo ou de interesse, qual é o valor necessário para investir no estudo.

 

 

 

Por que o CELTA é uma boa oportunidade? 

O CELTA é um curso bastante reconhecido, que vai proporcionar um certificado do domínio do inglês e comprovar que você está apto para ensinar a língua. Esse é um ótimo momento para  receber um feedback  sobre suas habilidades, além de praticar seu inglês. 

Também é uma boa pedida para fazer amigos e fortalecer seu networking, afinal, os demais colegas estão ali com o mesmo objetivo que o seu. O CELTA é um programa bastante exigente, mas vale a pena. 

Porém, é importante se preparar para a aplicação. É que, como vimos, é necessário realizar uma inscrição online e uma entrevista para ser aprovado. Por isso, não basta querer realizar o CELTA, mas você deve se dedicar para ser um dos escolhidos.

Essa é uma chance muito interessante para aprofundar no inglês e ainda ter um certificado de que você está apto a ensinar este idioma. Isso pode ser bastante útil para uma renovação profissional, uma renda extra e até mesmo para conseguir se manter no exterior durante o intercâmbio.

Além disso, o CELTA é uma boa oportunidade para se familiarizar com o processo de aplicação de instituições de ensino. Portanto, pode ser um primeiro passo para muitos que sonham em estudar fora. 

 

 

Na nossa mentoria M60, temos vários alunos com histórico de aprovação no CELTA. Esse é o caso da Julia Helen, que relatou: “consegui passar na minha primeira oportunidade. Essa é a primeira, mas não vai ser a última”. Além dela, outros mentorados também já conquistaram o CELTA, como Layane Rodrigues, Stella Lourenço e Daniel Brito. 

Por todas essas razões, se você quer ser aprovado no CELTA e se preparar da melhor forma para conquistar essa chance, pode contar com os nossos mentores. Com mais de 900 aulas, revisão de documentos e preparação total, você vai aumentar suas oportunidades para mudar de vida!  É só clicar aqui para fazer seu teste de perfil gratuito. 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

02 Jun 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022