Testes de CambridgeJá falamos aqui sobre o TOEFL e o IELTS, lembram? Mas existem outros exames de proficiência que também são amplamente reconhecidos a nível mundial. Os testes de Cambridge fazem parte desse grupo. Gerenciados pelas famosa University of Cambridge, esses exames são realizados em diferentes níveis. E cada um deles têm suas características próprias. No entanto, para quem pretender estudar fora do país, seja em uma graduação ou em uma pós, três diferentes testes podem ser utilizados: o FCE, o CAE e o CPE. Entenda um pouco mais sobre eles agora:

O que são?

Dentre os três, o “menos exigente” é o FCE, que significa Cambridge English First. Ou seja, é um exame que serve para provar que o candidato tem capacidade para utilizar o inglês no exterior, seja para estudar ou para trabalhar. Em uma escala de dificuldade, é um teste que fica entre os níveis intermediário e avançado.

Por sua vez, o CAE (Cambridge English Advanced) é um exame recomendado para os candidatos que tem a necessidade de provar que dominam o idioma de forma avançada. Além de oportunidades de estudo e trabalho, pode ser requerido por programas de imigração e para solicitação de visto, por exemplo.

Já o CPE (Cambridge English Proficiency) é o mais criterioso entre os três. É indicado para aqueles candidatos que possuem um domínio próximo ao fluente do inglês, similar até mesmo a nativos da língua.

Estrutura das provas

Em comum, as três modalidades avaliam habilidades de escrita (writing), leitura (reading and use of english), fala (speaking) e compreensão oral (listening). A diferença está no tempo de duração das provas. Confira:

FCE

Writing: 1h20; Reading: 1h15; Listening: 40 minutos; Speaking: 14 minutos;

CAE

Writing: 1h30; Reading: 1h30; Listening: 40 minutos; Speaking: 15 minutos;

CPE

Writing: 1h30; Reading: 1h30; Listening: 40 minutos; Speaking: 16 minutos;

Como dá pra perceber, a duração total não destoa muito entre os três testes de Cambridge. Entretanto as principais diferenças estão mesmo no nível de dificuldade das provas.

Qual escolher?

Obviamente, o seu nível de domínio do inglês deve ser levado em conta na escolha. Todavia, essa decisão deve ser feita também tomando em consideração a instituição que você deseja estudar. Isso porque cada uma delas tem suas próprias regras em relação a quais testes são mais adequados. E, além disso, elas podem variar, inclusive, entre um curso e outro. Ou seja,  pesquisar antes de escolher definitivamente o seu teste é a melhor pedida.

Quando fazer?

Os testes de Cambridge são aplicados em diferentes datas durante o ano em centros autorizados espalhados por todo o mundo, inclusive no Brasil. Acesse aqui para descobrir o local de aplicação mais próximo de você. As datas disponíveis também podem ser consultadas.

Independente de qual dos três testes for o mais adequado para você, o importante é começar a se preparar com antecedência. Uma boa dica é procurar pelo auxílio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui. Fique ligado no blog para mais dicas.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.