Com certeza você já ouviu falar na Universidade de Cambridge, certo? Quando falamos de instituições de ensino prestigiadas, não tem como não pensar nessa que é uma das duas principais universidades do Reino Unido. Nós reunimos algumas informações para que você entenda melhor por que ela é tão renomada.

Fatos sobre a Universidade de Cambridge

Uma das universidades mais antigas do mundo

Fundada em 1209, a história de mais de 800 anos de Cambridge a torna a quarta universidade mais antiga do mundo. Além disso, ela é a segunda universidade mais antiga dos países de língua inglesa, atrás apenas de Oxford.

A história de Cambridge, inclusive, está muito associada à de Oxford. Isso porque um incidente ocorrido há muito tempo pode ter sido o motivo da criação da universidade em Cambridge. A história é bastante interessante: dois estudantes de Oxford foram condenados à morte pelas autoridades da cidade pela morte de uma mulher, sem consultar as autoridades eclesiásticas.

14 fatos sobre a Universidade de Cambridge 1

Em protesto, a Universidade de Oxford suspendeu suas atividades. Com isso, a maioria dos acadêmicos de lá se mudou para cidades como Paris e Cambridge. Depois que Oxford retomou com suas aulas, vários anos depois, vários ex-alunos permaneceram em Cambridge. E dessa maneira formaram o núcleo da nova universidade.

Apesar desse início em 1209, geralmente a fundação de Cambridge é atribuída ao ano de 1231. Isso porque, nesse ano, o rei Henrique III concedeu à universidade a autonomia do ensino. Oxford, por exemplo, só recebeu esse mesmo direito em 1248.

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

Várias faculdades, uma Universidade

Assim como algumas outras instituições, como Harvard, por exemplo, Cambridge é formada por um sistema em que as faculdades têm uma certa autonomia da universidade. Dessa forma, as faculdades são regidas por seus próprios estatutos e regulamentos. No entanto, são parte integrante da composição da Universidade de Cambridge.

O-campus-da-Universidade-de-Cambridge-é-considerado-um-dos-mais-bonitos-do-mundo.

O campus da Universidade de Cambridge é considerado um dos mais bonitos do mundo.

Ao todo, são 31 faculdades autônomas. Lá, elas selecionam seus próprios alunos, sujeitos às regulamentações da universidade, sendo que a maioria admite estudantes de graduação e pós-graduação.

Acima das faculdades, se reúnem as escolas de Cambridge. São seis escolas, cada uma formando um agrupamento administrativo de faculdades e outras instituições. Eles são: Artes e Humanidades, Ciências Biológicas, Medicina Clínica, Humanidades e Ciências Sociais, Ciências Físicas e Tecnologia.

Os números de Cambridge

A universidade é uma das mais importantes do mundo atualmente. No QS World University Rankings deste ano, ela aparece como a 7ª melhor instituição de ensino superior de todo o planeta.

Mas não para por aí. Cambridge foi a casa de muitos alunos notáveis, incluindo matemáticos, cientistas, políticos, advogados, filósofos, escritores, atores, monarcas e outros chefes de Estado.

Universidade-de-Cambridge

Até este ano, 118 ganhadores do Prêmio Nobel, 7 vencedores do Prêmio Turing e 15 primeiros-ministros britânicos foram afiliados à Cambridge como alunos, ex-alunos, professores ou integrantes de equipe de pesquisa. Além disso, alunos da instituição ganharam 194 medalhas olímpicas.

A universidade ocupa uma localização central dentro da cidade de Cambridge, com os estudantes representando uma proporção significativa (quase 20%) da população. A maior parte das faculdades mais antigas está situada nas proximidades do centro da cidade e do rio Cam. Ao longo dele, inclusive, é possível observar os prédios tradicionais da instituição.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você está por dentro de Cambridge, que tal então começar a planejar um intercâmbio por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

 


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.