Certificate, diploma e degree. Se você já pesquisou sobre estudar em universidades estrangeiras, provavelmente já se deparou com esses termos e ficou na dúvida do que eles significavam, certo? Então continue com a gente pra entender de uma vez o que eles realmente são.

Antes de entender melhor o que certificate, diploma e degree significam, é importante saber que esse tipo de categorização é bastante comum em países anglófonos, como Canadá, Austrália e Estados Unidos.

certificate-diploma-ou-degree
Foto/Pixy

Qual é a diferença entre certificate, diploma e degree?

Certificate

Os certificate programs basicamente são os cursos de especialização simples de curta duração (geralmente 1 ano) que não exigem nenhum tipo de formação anterior de nível superior para serem realizados. Ou seja, são cursos que podem ser feitos logo após a formação no Ensino Médio. Alguns exemplos de carreiras que podem ser exercidas no exterior a partir de um certificate program são as de assistente médico, desenvolver web, técnico em Oftalmologia e paisagista, por exemplo.

Diploma

Os diploma programs podem até enganar pelo nome, já que pode nos levar a pensar que a palavra “diploma” possa estar relacionada com algum programa universitário de graduação ou pós. Mas na verdade, cursos do tipo Diploma lá fora estão relacionados à programas de treinamento profissional/vocacional. Também não exigem formação acadêmica de nível superior mas, diferentemente dos programas de certificate programs, duram cerca de 2 anos.

Dentro desse grupo existem ainda os programas de advanced diploma, que seguem a mesma ideia, mas têm uma duração um pouco maior: 3 anos.

Degree

Os degree programs são o que conhecemos aqui no Brasil como a faculdade de fato, e têm duração média de 3 a 4 anos (ou um pouco mais em alguns cursos específicos).

Graduate Certificate Programs

Além de certificate, diploma e degree, existe ainda uma quarta categoria: os graduate certificate programs. Programas desse tipo são o equivalente lá fora aos nosso cursos de pós-graduação de curta duração. Ou seja, só podem ser feitos mediante formação acadêmica superior. Em alguns casos, no entanto, a experiência profissional na área relevante também pode ser aceita como critério de seleção. Perceba que aqui não entram nem os programas de mestrado (master) e nem de doutorado (doctorate), que possuem uma categoria própria.

Qual é a diferença em relação ao título de formação?

Ao concluir um certificate program, os estudantes recebem um certificado de conclusão que não tem validade como curso superior. Já os que optam pelos programas do tipo diploma recebem um diploma de validação na área estudada, como, por exemplo, um diploma em Administração de Empresas. Por fim, os estudantes que passam pela graduação completa (degree) recebem um título de bacharel.

Resumidamente, os certificates e diplomas indicam a conclusão de um curso profissionalizante e a formação com as qualificações necessárias para o exercício de cargos e funções em uma área específica. Já os degrees estão mais relacionados ao mundo acadêmico e à uma formação mais completa do indivíduo, envolvendo não apenas conhecimentos técnicos e práticos, mas também teóricos.

Pra quem é indicado?

Tanto os certificates quanto os diplomas são indicados para quem deseja fazer um curso mais rápido com o objetivo de encontrar um emprego; dar um passo além na carreira; adquirir ou atualizar conhecimentos técnicos ou mesmo mudar de área profissional. Já os degrees são indicados para quem pretende seguir o caminho acadêmico tradicional, passando por uma formação mais integral e ampla.

Universidade do Intercâmbio

E aí, agora deu pra entender direitinho qual é a diferença entre certificate, diploma e degree? Qual desses tipos de formação você acha que mais tem relação com o que você pretende estudar no exterior? Seja qual for sua resposta, o grande segredo pra conquistar uma vaga lá fora é se preparar. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos