Statement of purpose e personal statement: qual é a diferença?

Fazer uma aplicação para uma pós-graduação no exterior significa ter que escrever um bom statement. Essa “declaração” pode ser tanto um statement of purpose quanto um personal statement (ou ambos, como vamos explicar mais à frente). Mas qual é, exatamente, a diferença entre esses dois tipos de textos?

Nesse guia, vamos mostrar qual é o propósito das declarações na sua inscrição; quais as diferenças (e também semelhanças) entre elas e, no fim das contas, qual delas você precisa escrever para se sair bem na sua aplicação para uma oportunidade internacional de pós-graduação.

Qual é a diferença entre statement of purpose e personal statement?

Indo direto ao ponto, qual é a principal diferença entre statement of purpose e personal statement, principalmente no contexto da aplicação para uma pós-graduação no exterior? De forma resumida, um statement of purpose é sobre o que você quer fazer, enquanto um personal statement é sobre quem você é. Cada um desses textos tem seus próprios objetivos em relação a você e ao programa para o qual você está se inscrevendo.

Enquanto o statement of purpose mostra seus pontos fortes, tanto em termos acadêmicos quanto de experiências, objetivos de carreira, interesses de pesquisa e adequação ao programa, o personal statement destaca suas motivações pessoais para se inscrever no programa e quaisquer realizações importantes que você teve ou desafios que enfrentou durante a sua jornada.

Apesar dessas grandes diferenças, ambas as declarações servem essencialmente ao mesmo propósito: mostrar aos avaliadores se você se encaixa no curso e se vai se sair bem, caso seja aprovado(a).

1-statement-purpose-e-personal-statement-diferenca
(Reprodução/Buena Vista International)

Na tabela a seguir você confere uma visão geral das maiores diferenças entre statement of purpose e personal statement:

Statement of Purpose

Personal Statement

Conteúdo

Experiência acadêmica e profissional; habilidades e realizações; interesses de pesquisa; objetivos acadêmicos/de carreira; por que o programa é adequado para você.

Motivação pessoal para se candidatar; como você desenvolveu seus interesses de pesquisa; quaisquer experiências, desafios ou realizações relevantes.

Nível de formalidade

Formal

Menos formal

Tamanho

Varia, mas normalmente é de 1 a 3 páginas com espaçamento duplo.

Qual deles você precisa escrever?

Agora que você sabe a principal diferença entre statement of purpose e personal statement, qual delas você realmente tem que escrever para se inscrever para a pós-graduação? A resposta a esta pergunta depende de quais documentos o programa que você deseja se aplicar exige e como ele define os dois tipos de redação.

Enquanto algumas universidades com escolas de pós-graduação, como a Michigan State University e o sistema da Universidade da Califórnia, distinguem claramente os dois tipos de texto e exigem duas declarações separadas para a admissão, outras instituições não fazem nenhuma distinção entre statement of purpose e personal statement. Na verdade, muitos programas de pós-graduação usam os termos alternadamente!

Enquanto isso, outras escolas de pós-graduação combinam características de ambas as declarações em um texto mais abrangente. O programa de Master of Fine Arts (MFA) de Escrita Criativa da Universidade Notre Dame, por exemplo, requer um redação que é realmente uma combinação de statement of purpose e personal statement: ele pede aos candidatos que falem sobre seus futuros objetivos acadêmicos e profissionais, bem como aspectos pessoais que influenciam sua escrita.

2-statement-purpose-e-personal-statement-diferenca
(Reprodução/Nickelodeon)

Geralmente, a maioria dos programas de pós-graduação exige pelo menos uma redação. No caso de programas voltados para pesquisa, o solicitado provavelmente vai ser o statement of purpose, mais acadêmico e formal.

Para descobrir qual redação você vai precisar escrever para o seu programa (e se você precisa escrever mais de uma), verifique o site oficial da universidade. Você deve encontrar os detalhes na página de requisitos do programa ou no próprio edital de aplicação. Também é interessante verificar a página de perguntas frequentes (FAQ), para ver se existe alguma pergunta sobre os requisitos de redação do programa.

Se, mesmo assim, você ainda ficar confuso(a) sobre o enfoque do seu texto e /ou que tipo de statement você deve escrever para a aplicação, entre em contato com o programa diretamente por e-mail ou telefone.

Universidade do Intercâmbio

Quer se preparar com os melhores para fazer uma pós-graduação no exterior? A nossa mentoria especializada está com vagas abertas para novos mentorados e para participar é simples: você só precisa fazer um teste de perfil clicando aqui. Mas as vagas são limitadas, então não perca tempo!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

19 Mai 2021

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024