BA e BS: qual é a diferença?

Você vai ter muitas decisões para tomar quando for fazer uma faculdade nos EUA, e uma delas é o tipo de graduação que você vai fazer. Nesse caso, os cursos BA e BS são os dois tipos mais populares no país. Mas qual é, exatamente, a diferença entre eles? Como eles afetam as aulas que você precisa assistir? Um é mais importante que o outro? Nesse texto você encontra a resposta para todas essas perguntas!

Qual é a diferença entre BA e BS?

BS significa Bachelor of Science, enquanto BA significa Bachelor of Arts. Como os próprios nomes sugerem, ambos são diplomas de bacharelado concedidos a estudantes de graduação depois de (normalmente) quatro anos de estudo.

Além de BA e BS, existem outros tipos de bacharelado, como BFA (Bachelor of Fine Arts) e BBA (Bachelor of Business Administration). O tipo de bacharelado que você cursa pode dar aos empregadores e às faculdades de pós-graduação uma ideia dos tipos de aulas que você fez e das habilidades que aprendeu. No entanto, não há um requisito padrão para o que um curso BA ou BS deve incluir, e cada faculdade faz suas próprias escolhas para o tipo de diploma que ela concede.

Por exemplo, uma instituição pode oferecer tanto um BA quanto um BS em Psicologia, enquanto outra só oferece o BA. Sem olhar, de fato, para as aulas específicas que um estudante frequentou, é difícil fazer suposições sobre o que ele aprendeu com base apenas no tipo de bacharelado que cursou. No entanto, existem algumas diferenças gerais entre os cursos de BA e BS.

Quais são as principais diferenças entre os cursos BA e BS?

Se você for comparar os cursos BA e BS, é importante saber como eles diferem um do outro. Aqui estão as três principais diferenças:

1. Assuntos que eles cobrem

Embora haja algumas sobreposições, os cursos BS tendem a se concentrar em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), enquanto os BA são mais voltados para as Ciências Humanas, Ciências Sociais ou Negócios. A maioria das faculdades oferece mais graduações BA do que de BS, porque os cursos de BA cobrem uma gama mais ampla de tópicos.

2. Amplitude de conhecimento

Em geral, os alunos que obtêm um diploma BA recebem uma educação mais ampla, em uma variedade de disciplinas de Artes Liberais. É comum que eles precisem fazer cursos em vários campos, como Artes, Literatura, Ciências Sociais e Língua Estrangeira. Por outro lado, os alunos de BS frequentam mais aulas focadas especificamente em suas áreas de especialização e menos em outras. Isso dá aos estudantes de BS um conhecimento mais focado do tópico em que estão se formando.

Por exemplo, um aluno que faz um BA em Ciências da Terra geralmente vai ter menos aulas especificamente sobre Geologia e assuntos relacionados, e mais aulas de Artes Liberais. Em contraste, um aluno da mesma faculdade que cursar um BS em Ciências da Terra provavelmente vai ter mais aulas específicas da área, incluindo oficinas em laboratório e aulas de Matemática.

É claro que isso é uma generalização, e muito do que você aprender vai ser impulsionado por seus próprios interesses. Também é importante saber que uma dessas opções não é realmente melhor do que a outra: ambas formam estudantes qualificados para uma variedade de carreiras.

1-ba-e-bs(Nathan Dumlao/Unsplash)

3. Principais habilidades ensinadas

Em geral, os diplomas de BA enfatizam a formação em Artes Liberais, incluindo habilidades nas seguintes áreas:

• Ciências Humanas;
  • Língua Estrangeira;
  • Escrita/Comunicação;
  • Ciências Sociais.

Os alunos de BS, por sua vez, assistem a mais aulas de STEM, e o curso geralmente enfatiza as seguintes habilidades:

• Matemática;
  • Ciência/Engenharia;
  • Aulas práticas de laboratório;
  • Experiência de pesquisa.

Majors mais comuns para BA e BS

Quais são as suas opções entre BA e BS? Abaixo estão alguns majors que as faculdades costumam oferecer como BA, BS ou até mesmo como ambos. Essa não é uma lista completa, mas dá uma ideia geral de quais são suas opções. Muitas instituições seguem esses padrões, mas tenha em mente que cada faculdade escolhe como categorizar cada um de seus cursos.

BS

• Engenharia

Engenharia Química

Ciência da Computação

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia Nuclear

• Tecnologia da Informação (TI)

Gestão de Dados

Ciências da Informação

• Matemática

Matemática Aplicada

Estatística

• Ciências

Bioquímica

Genética

Microbiologia

Enfermagem (chamado de Bachelor of Science in Nursing, ou BSN)

2-ba-e-bs

Antropologia

Sociologia

Universidade do Intercâmbio

E aí, entre BA e BS, qual você acha que é o melhor para você? Independente do tipo de curso, você pode conquistar uma das 60 oportunidades de intercâmbio com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

22 Abr 2021