Existem 10 níveis de qualificação universitária na Austrália e se você pretende estudar por lá é importante entender cada um deles. Saiba que há uma grande variedade de caminhos de estudo disponíveis por lá, mas pra quem é de fora pode ser um pouco difícil compreender todas as diferenças técnicas. Mas você vai entender tudo agora!

Os dez níveis de qualificação definidos pelo Quadro de Qualificações Australiano são divididos de acordo com alguns critérios, entre eles: duração, volume de conhecimento ensinado, assuntos e modo de ensino (se é integral ou parcial; online ou presencial).

sistema-de-qualificacao-universitaria-na-australia
(Foto: Jane Carmona/Unsplash)

10 níveis de qualificação universitária na Austrália

Nível 1: Certificate I

Essa qualificação é voltada para a formação formal com conhecimento funcional básico e desenvolvimento de habilidades de trabalho, técnicas e de envolvimento com a comunidade. Os programas dessa categoria são idealmente projetados e credenciados para permitir que os graduados exerçam funções baseadas em habilidades técnicas.

Nível 2: Certificate II

Cursos de Certificate II são baseados em desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para execução de trabalhos de rotina. Os graduados nessa categoria adquirem conhecimentos definidos sobre um determina tema, sendo que boa parte dos graduados com Certificate II acabam atuando na indústria após uma formação que pode variar de 6 meses a 1 ano.

Nível 3: Certificate III

As informações ensinadas em um Certificate III não são tão detalhadas quanto as do Certificate IV, mas os graduados nessa categoria adquirem conhecimentos e habilades teóricas e práticas, desenvolvendo habilidades para realizar tarefas de rotina e procedimentos; mas também para resolver problemas imprevisíveis ocasionais. Normalmente programas nessa categoria requerem de 1 a 2 anos de estudo.

Nível 4: Certificate IV

O tipo de conteúdo entregue em um Certificate IV é principalmente factual e técnico, com menos ênfase no conhecimento teórico. É projetado para produzir trabalhadores qualificados com uma ampla gama de conhecimentos especializados. Dependendo do curso, pode demorar de 6 meses a 2 anos para ser concluído.

Isso ocorre porque alguns cursos são ministrados para alunos com conhecimento prévio que buscam aprimorar suas habilidades, e outros são ministrados para alunos com experiência limitada em alguma área, em busca de um emprego.

Nível 5: Diploma

As habilidades obtidos com um Diploma qualificam o estudante para trabalhar em uma variedade de contextos enquadrados por parâmetros estabelecidos, a partir de uma abordagem mais profunda de uma área específica de conhecimento. A duração de um curso nessa categoria varia de 1 a 2 anos.

Nível 6: Advanced  Diploma

Um Advanced Diploma forma profissionais altamente qualificados com conhecimento especializado, permitindo a atuação em trabalhos qualificados ou como um paraprofissional, que é alguém que pode completar tarefas específicas dentro de determinada profissão, mas que não está licenciado como totalmente qualificado, geralmente atuando como assistente.

Cursos desse tipo fornecem habilidades prontas para o mercado de trabalho e são adequados para alunos totalmente novos em uma área específica ou profissionais que desejam dar um próximo passo na carreira. A obtenção de um Advanced Diploma geralmente requer de 1,5 a 2 anos de aprendizado.

Nível 7: Bachelor Degree

A partir daqui os níveis do sistema de qualificação universitária na Austrália já ficam mais parecidos com o que temos aqui no Brasil. A obtenção de um Bachelor Degree (correspondente aos nosso bacharelados) qualifica estudantes como profissionais com uma ampla variedade de conhecimentos técnicos e teóricos em uma área específica e capacidade de aplicar esse conhecimento em uma variedade de contextos.

É reconhecida como uma qualificação útil para o mercado de trabalho, bem como uma base para um possível aprendizado futuro de nível mais avançado. Programas dessa categoria em tempo integral normalmente levam de 3 a 4 anos para serem concluídos.

Nível 8: Graduate Certificate ou Graduate Diploma

Os Graduate Certificate ou Graduate Diploma seriam o equivalente, no sistema de qualificação universitária na Austrália, aos nossos programas de pós-graduação de curta duração. Podem ser obtidos depois da obtenção de um Bachelor Degree ou através da comprovação de evidências de aprendizagem anteriores suficientes na área de interesse.

A formação nesse tipo de qualificação tem o objetivo de proporcionar um conhecimento adicional especializado, geralmente em uma área de estudo específica.

Nesse tipo de programa é possível ampliar o conhecimento adquirido durante a formação para o Bachelor Degree ou equipar-se com uma habilidade profissional diferente. Os indivíduos com esse nível de qualificação são considerados pensadores críticos, bons comunicadores e solucionadores de problemas, capazes de processar e transmitir informações.

A diferença principal entre Graduate Certificate e Graduate Diploma se dá basicamente pelo tempo necessário para formação. No primeiro caso são cerca de 6 meses, enquanto no segundo 1 ano.

Nível 9: Master Degree

Existem três tipos principais de graus de mestrado dentro dessa qualificação de Masters Degree: Research (Pesquisa), Coursework (Trabalho de Curso) e Extended (Extensão). Os mais comuns são os mestrados de pesquisa, que envolvem a apresentação de uma tese concluída com base em um projeto de pesquisa, atendendo alunos que trabalham de forma independente com o apoio de um orientador e da universidade.

Já os mestrados do tipo coursework envolvem o estudo de um conjunto específico de unidades principais e uma seleção de unidades eletivas, e se aproximam um pouco mais de um contexto de graduação, com obrigatoriedade de participação em aulas, tarefas e exames, quando aplicável.

Por fim, os mestrados de extensão são basicamente estágios integrados aos programas de mestrado regulares que fornecem a possibilidade de aprimoramento de habilidades práticas e profissionais relacionadas à área do mestrado principal.

Nível 10: Doctoral Degree

As qualificações de Doctoral Degree correspondem ao que entendemos aqui no Brasil como doutorado. Esse tipo de formação tem o objetivo de qualificar indivíduos através da aplicação de um corpo substancial de conhecimentos para pesquisar, investigar e desenvolver novos conhecimentos, em um ou mais campos de investigação e/ou prática profissional.

Na Austrália existem dois tipos de Doctoral Degree: o de pesquisa e o profissional. Ambos exigem cerca de 5 anos (ou mais!) para serem concluídos.

E aí, deu pra entender um pouco melhor como funciona o sistema de qualificação universitária na Austrália? Sim, sabemos que pode parece um pouco confuso a primeira vista mas na prática não é tão complicado assim.

Universidade do Intercâmbio

Ficou com vontade de estudar na terra dos cangurus depois de ler isso tudo? Então o segredo pra conquistar uma vaga é se preparar bastante, independentemente do tipo de qualificação universitária na Austrália que você tiver interesse. E nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos