Nós já falamos aqui no blog sobre o que é GPA, que basicamente é a média de notas de um estudante ao longo de sua formação acadêmica e consiste no cálculo da média ponderada pelo número total de créditos cursados. Mas como calcular o GPA na prática? É isso que vamos te ensinar nesse texto.

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a média do GPA vai do 0 a 4, ao passo que aqui no Brasil, normalmente a média ponderada vai de 0 a 10 (ou de 0 a 100). Como fazer então para converter os “números brasileiras” em “números americanos”?

Cenário 1: Você já sabe a sua média ponderada

Se você já tem a sua média ponderada brasileira é simples: você só vai precisar fazer a boa e velha regra de 3. Exemplo: Qual será o GPA americano de um estudante brasileiro com média ponderada de 8,5 pontos na graduação? É simples:

Se 10 (nota máxima no Brasil) equivale a 4 (GPA máximo), 8,5 equivale a 4 *8,5 = 10*x ➝ 34 = 10*x ➝ x = 34/10 ➝ x = 3.4

Mas obviamente esse cálculo só será efetivo se você souber qual é a sua média ponderada (que é o número obtido levando em consideração as média finais de todas as disciplinas cursadas, assim como o peso do número de créditos de cada uma delas).

Cenário 2: Você não sabe a sua média ponderada

Se você não souber a sua média ponderada, calma! É bastante simples descobrir esse número. E você nem precisa usar sua cabeça para fazer a conta.

Como calcular o GPA na internet?

A internet está cheia de ferramentas que fazem esse cálculo de forma rápida e bastante simples. Uma delas é o site Foreign Credits, que conta com um conversor que calcula a nota do GPA depois que o estudante fornece as suas notas e o número de créditos (ou horas) cursados.

Nesse site você deverá selecionar o Brasil como país de referência e escolher a opção Most Common na hora de decidir qual escala de notas será utilizada. Se por acaso a sua escola ou faculdade utiliza o sistema de classificação por letras (o que é pouco frequente no Brasil), escolha a opção Letter Grade.

Eu fiquei bastante curioso pra descobrir o meu GPA da minha graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais e utilizei o site para descobrir a resposta. Dá só uma olhada abaixo e depois siga os mesmos passos para descobrir o seu próprio GPA. Vamos lá?

como-calcular-a-nota-do-gpa-2
como-calcular-o-gpa
Couse: Disciplinas | Credits/hours: Número de créditos por disciplina | Grade: Nota

Você vai perceber, quando pressionar o botão para calcular o seu GPA, que o site converte as suas notas para o sistema de letras que é bastante utilizado nos EUA. No meu caso, as minhas 38 disciplinas da graduação foram convertidas em vários A’s e B’s e apenas 1 C (ainda bem rs). E no fim das contas, fiquei com um GPA de 3.65 de 4. Nada mal né?

Agora chegou a hora de você por a mão na massa e calcular o seu GPA. Lembre-se que vale tanto para ensino médio quanto para graduação e que não é obrigatório já ter concluído todo o curso para fazer essa cálculo. Se você ainda está na faculdade por exemplo, irá calcular o seu GPA adquirido com as notas já divulgadas até então.

Outra coisa interessante que você pode fazer é calcular o GPA individual de cada ano do seu curso para acompanhar a sua evolução.

Universidade do Intercâmbio

Está vendo como é simples calcular o GPA? Depois que você fizer isso, o próximo passo é encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos