Não há dúvidas de que o GPA é uma das partes mais importantes da sua aplicação para uma universidade no exterior. No entanto, ele pode variar drasticamente na maneira como é calculado em diferentes instituições. Isso porque existem duas formas de cálculo: GPA weighted e unweighted. Você sabe qual é a diferença entre elas? É o que vamos explicar nesse texto!

Diferenças básicas entre GPA weighted e unweighted

Agora que você já sabe que existem duas formas de calcular sua nota, vamos ver as principais diferenças entre GPA weighted e unweighted:

Unweighted

Essa é a forma “padrão” do GPA. Ela corresponde a uma escala que vai de 0 a 4, na qual todas as matérias e disciplinas cursadas têm o mesmo peso (valor) no cálculo da média. Por exemplo, no GPA unweighted, um A (ou um 10) vai sempre representar uma nota 4, independente da disciplina em que ele foi conquistado ou então do tipo de curso (ensino tradicional, classes avançadas, etc).

Weighted

O GPA weighted geralmente é usado pelas escolas secundárias para representar melhor o desenvolvimento estudantil dos alunos. Apesar disso, algumas universidades levam ele em consideração na hora da aplicação. Ele leva em conta a dificuldade do curso, ao invés de fornecer a mesma nota de conversão para cada aluno. Em geral, o GPA weighted é medido em uma escala que vai de 0 a 5, embora algumas escalas sejam ainda mais altas. Por exemplo, um A em um curso avançado pode ser traduzido, no GPA weighted, para um 5, enquanto um A em uma classe de nível regular é traduzida como 4 no unweighted.

3-gpa-weighted-e-unweighted

Como é calculado o GPA weighted e unweighted?

Como você já deve imaginar, GPA weighted e unweighted são calculados de formas diferentes. Vamos explicar, de maneira detalhada, como calcular os dois tipos:

Unweighted

O GPA unweighted é muito mais simples de calcular do que o weighted. Isso porque você não precisa considerar os níveis de suas aulas nos cálculos. Digamos que você esteja participando de cinco aulas e tenha “As” em duas delas e “Bs” em três delas. Os dois As serão traduzidos para 4,0 – cada um e os três Bs serão traduzidos para 3,0. Dessa forma, se você somar 4,0 + 4,0 + 3,0 + 3,0 + 3,0 e depois dividir por cinco, vai obter o GPA unweighted de 3,4.

Aqui está uma tabela aproximada de conversão para facilitar o processo:

2-gpa-weighted-e-unweighted

Weighted

Os cálculos do GPA weighted podem ser um pouco mais complicados, uma vez que você pode estar fazendo vários cursos em diferentes níveis acadêmicos. Seguindo o exemplo que usamos para o GPA unweighted, digamos mais uma vez que você está participando de cinco aulas e recebe “As” em duas delas e “Bs” em três delas. Porém, desta vez, digamos também que um A é de um curso de nível regular, um A é de um curso de nível médio, dois Bs são de classes avançadas e um B é de uma classe de nível médio.

Nesse caso, como é calculado o seu GPA? Bem, cada nota deve ser considerada em conjunto com o nível da classe. Isso significa usar a escala de conversão do GPA unweighted para notas em classes de nível regular, adicionando 0,5 à escala para classes de nível médio e adicionando 1,0 para classes de nível alto. Sendo assim:

  • O A em uma classe de nível regular ainda seria 4,0
  • O A em uma classe de nível médio seria 4,5
  • Os dois Bs nas classes avançadas seriam 4,0 cada
  • O B na classe de nível médio seria 3,5

Se você somar 4,0 + 4,5 + 4,0 + 4,0 + 3,5 e dividir por 5, obterá um GPA weighted de 4,0. Lembre-se de que nem todas as instituições usam essa escala exata de GPA. Mas como você pode ver, há a possibilidade de haver uma grande diferença entre os números obtidos por GPA weighted e unweighted, com base nos tipos de aulas que você está frequentando.

Qual dos dois tipos de GPA as universidades preferem?

A resposta simples é que a maioria das faculdades e universidades no exterior se preocupa um pouco mais com o GPA weighted, porque ele faz um trabalho melhor mostrando a dificuldade das aulas que você frequentou. No entanto, as faculdades se importam mais com todo o seu histórico do que apenas com o GPA fora de contexto na hora da aplicação e seleção

Eles vão querer saber quais aulas você participou, qual é a dificuldade dessas aulas e qual foi sua nota. Todos esses fatores dão a eles uma melhor compreensão do seu GPA. Portanto, quando você se perguntar qual é o mais importante entre GPA weighted e unweighted, a resposta real é que as faculdades vão analisar todas as informações fornecidas para obter uma visão completa de suas habilidades acadêmicas. Eles não vão apenas olhar para o seu GPA e decidir se é um bom número ou não, sem olhar para outros fatores.

1-gpa-weighted-e-unweighted

Intercâmbio com a UDI

Agora que você sabe a diferença de GPA weighted e unweighted, já pode se preparar para aplicar para uma universidade no exterior. Para isso, você pode contar com todo o suporte da nossa mentoria especializada e do nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.