Como escolher a melhor ordem das seções no GMAT?

Já faz algum tempo – desde 2017, exatamente – que os estudantes têm a liberdade de escolher a ordem das seções no GMAT. Mas, como já dizia o tio do Homem Aranha, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Afinal de contas, como selecionar uma ordem que vai te favorecer? Neste texto, vamos te ajudar exatamente nessa tarefa, para que você possa se sair bem na prova! Vamos lá?

Como funciona a ordem das seções no GMAT?

Desde o dia 11 de julho de 2017, os estudantes que fazem o GMAT podem escolher a ordem em que concluem as quatro seções do exame: o Analytical Writing Assessment e os Verbal, Quantitative e Integrated Reasonings. Dessa forma, a prova pode ser feita de três maneiras diferentes, com ordens distintas: a “padrão” e mais duas outras.

Aqui estão as três opções de ordem das seções no GMAT que você pode escolher:

• Opção 1: Analytical Writing Assessment – Integrated Reasoning – Quantitative Reasoning – Verbal Reasoning (versão “padrão” do teste)
  • Opção 2: Verbal Reasoning – Quantitative Reasoning – Integrated Reasoning – Analytical Writing Assessment
  • Opção 3: Quantitative Reasoning – Verbal Reasoning – Integrated Reasoning – Analytical Writing Assessment

Você vai ver as três opções de ordem das seções no GMAT logo antes de começar o teste (depois de receber instruções sobre como fazer a prova e de fornecer os nomes das universidades para as quais você quer enviar sua nota). Você, então, tem dois minutos para selecionar a ordem que deseja.

Como escolher a melhor ordem das seções no GMAT para você?

Agora que você já sabe como funciona a ordem das seções no GMAT, deve estar se perguntando como essas opções afetam o seu desempenho. A seguir, vamos ver como você pode escolher a ordem que funciona melhor para você e as outras maneiras como essa flexibilidade pode te afetar no dia do teste.

1-escolher-ordem-das-secoes-no-gmat
(Reprodução/Pixar)

As universidades para qual você enviar suas notas não podem ver em que ordem você concluiu as seções do GMAT (a sequência que você escolher não vai estar no seu relatório de pontuação), e a ordem em que você fizer as seções não vai afetar a avaliação do seu exame. Portanto, você não precisa se preocupar em selecionar uma determinada opção para se destacar mais.

Em vez disso, você deve selecionar a ordem das seções no GMAT com base nos seus próprios pontos fortes e fracos. E isso varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, uma pessoa que fica ansiosa em provas como o GMAT e que tem dificuldade com o que é cobrado no Quantitative Reasoning, pode escolher a Opção 3, para tirar logo essa seção do caminho e se concentrar totalmente nas outras.

Por outro lado, um estudante que se sente confortável e familiarizado com o Verbal Reasoning pode optar por concluir essa seção primeiro (ou seja, selecionando a Opção 2), usando o seu ponto forte como um “aquecimento” para as seções posteriores, mais desafiadoras.

Se você não se sente tão confiante escrevendo textos longos em inglês, pode escolher a Opção 1, com o objetivo de evitar um esgotamento no final da prova, quando, nas outras opções, vai ter que produzir uma redação.

No fim das contas, você vai ter que escolher qual ordem funciona melhor para você e para as suas necessidades específicas. Não há uma ordem "certa" ou "errada", mas sim a que funciona ou não para você.

Além disso, você também deve escolher a ordem das seções antes do dia do exame, para que possa se preparar exatamente para o que vai encontrar durante o teste. Assim, você pode fazer simulados e estudar bem antes do dia do exame já na ordem que escolher.

E como ficam os intervalos?

2-escolher-ordem-das-secoes-no-gmat
(Reprodução/Nickelodeon)

Os intervalos variam de acordo com a ordem das seções no GMAT que você escolher. Na tabela a seguir você confere como eles se dão em cada uma delas:

Opção 1

Opção 2

Opção 3

Analytical Writing Assessment

Quantitative Reasoning

Integrated Reasoning

Intervalo de 8 minutos (opcional)

Quantitative Reasoning

Verbal Reasoning

Intervalo de 8 minutos (opcional)

Integrated Reasoning

Analytical Writing Assessment

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe como selecionar a ordem das seções no GMAT, pode começar a se preparar para a prova! E a nossa mentoria especializada te ajuda em todo esse processo para conquistar uma oportunidade no exterior. Clique aqui para fazer agora mesmo o seu teste de perfil e se tornar um de nossos mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

17 Mai 2021