Por quanto tempo eu devo estudar para o GMAT?

O GMAT (Graduate Management Admission Test, em inglês) é, ao lado do GRE, um dos principais testes feitos para poder ingressar em um programa de pós-graduação no exterior, especialmente um MBA. E, assim como qualquer outra prova, você precisa se preparar para ele. Mas então, quanto tempo leva para se preparar e estudar para o GMAT? É o que vamos te mostrar nesse texto!

Qual é o tempo ideal para estudar para o GMAT?

2-estudar-para-o-gmat O GMAT é um dos principais testes para quem quer fazer uma pós-graduação no exterior

O mínimo de tempo de estudo para o GMAT

O ideal é que você estude a porção de tempo recomendada para o GMAT, como mostramos abaixo. No entanto, nem sempre isso é possível. Pode ser que você tenha um mês de folga e esse seja o momento ideal ou então você pode ter deixado para última hora e o prazo de aplicação já esteja chegando. Se for esse o caso, saiba que é possível estudar para o GMAT em 1 mês.

Se você decidir (ou precisar) estudar para o GMAT em apenas 1 mês, vai ter que estar preparado(a) para reservar de 3 a 4 horas por dia para isso. Primeiro, se certifique de que você conhece bem o exame, lendo guias e outros recursos. Entender como o GMAT funciona é ideal para poder estudar com eficiência.

Quando você estiver familiarizado(a) com o GMAT e se sentir confiante de que pode se preparar adequadamente em um período de tempo tão curto, elabore um cronograma de estudos e cancele todos os outros planos para as próximas quatro semanas. Para estudar para o GMAT em um mês, você deve priorizar a prova! Se você se dedicar e seguir seu cronograma de estudos, vai se sair bem. No entanto, se você tiver mais tempo para estudar ou se, após os 30 dias, sua pontuação ainda não for a ideal, vai precisar seguir o cronograma recomendado, como mostramos abaixo.

O tempo recomendado de estudo para o GMAT

Por mais que algumas pessoas precisem estudar para o GMAT em 1 mês, o tempo recomendado de preparação é de dois a três meses. Nesse cronograma, a ideia é que você estude por alguma horas, pelo menos cinco dias por semana, durante esses meses. Essa quantidade de tempo vai permitir que você estude dicas e estratégias da prova, resolva questões práticas e faça de três a quatro simulados completos. Esses recursos podem ser encontrados de forma gratuita na internet.

Além disso, dois a três meses de preparação permitem que você realmente internalize as estratégias da prova e se familiarize com a diferença entre o GMAT e os outros exames que você já fez. Ao responder muitas perguntas práticas e fazer simulados, você vai estar muito mais confiante no dia da prova e vai conseguir fazer o melhor que puder. Sem essas semanas de prática e estudo, você provavelmente não terá um desempenho ideal.

1-estudar-para-o-gmat Uma boa pontuação no GMAT é a porta de entrada para um MBA no exterior

O tempo máximo de estudo para o GMAT

Assim como existe um tempo mínimo para se estudar para o GMAT, existe também um máximo. Passar do tempo recomendado vai fazer sua pontuação “estacionar” (ou pior, diminuir), uma vez que você não vai ter mais o que aprender e também vai ficar exausto(a). Nesse caso, a recomendação é estudar para o GMAT por, no máximo, seis meses. E essa recomendação só se aplica se você tiver apenas poucas horas por dia para se preparar para a prova.

Embora você possa melhorar sua pontuação no GMAT com muitos estudos, há um limite para isso. Portanto, se você está com uma pontuação muito baixa no momento, é improvável que em um ano de estudos você chegue a 700 pontos. Você deve saber o quanto é provável que sua pontuação aumente com a preparação e definir metas realistas para o seu tempo de estudo. Dito isto, muitos estudantes veem saltos altos na pontuação após uma boa preparação. Então, estabeleça metas elevadas, mas não impossíveis.

Ou seja…

A quantidade de tempo que você precisa para estudar para o GMAT depende do aumento de pontuação que você está procurando e da quantidade de tempo que você pode reservar a cada semana para estudar. Idealmente, você deve reservar pelo menos dois meses para se preparar adequadamente para o GMAT. No entanto, se você puder estudar apenas algumas horas por semana, dois meses não serão suficientes - você vai precisar, então, reservar de quatro a seis meses.

Sente-se, faça um simulado e veja a que distância você está da sua pontuação desejada. Em seguida, analise seu calendário para os próximos meses e determine quanto tempo você terá por semana para estudar para o exame. Depois de conhecer esses dois fatores, você vai poder decidir, naturalmente, quanto tempo precisa para se preparar para o GMAT!

Intercâmbio com a UDI

Quer uma ajuda especializada para se preparar e estudar para o GMAT? Então conte com o suporte da nossa mentoria e de todo o nosso time de mentores. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

03 Mai 2020