Você tem vontade de fazer um MBA no exterior? Então você vai ter que fazer o Graduate Management Admission Test, chamado de GMAT. Ele funciona como uma espécie de “ENEM da pós-graduação” no exterior. Aqui, vamos discutir qual é a nota mínima no GMAT que você precisa para realmente ser aceito(a) em um programa de MBA e quantos estudantes conseguem, de fato, essa pontuação. Vamos lá?

Qual é a nota mínima no GMAT para ser aceito(a) em um MBA?

Antes de começarmos, saiba mais sobre o GMAT com esse vídeo da nossa mentora Ana Cruz para o nosso canal do YouTube:

Qual é a menor nota possível no GMAT?

Para falarmos sobre a nota mínima no GMAT para um MBA, precisamos entender qual é a menor pontuação possível de se tirar na prova. Nesse caso, a nota mais baixa que você pode tirar no GMAT é 200. Isso porque o intervalo de pontuações possíveis no GMAT vai de 200 a 800. Esse intervalo se aplica à pontuação total, que combina as notas nas seções “Verbal” e “Quantitative”.

Confira abaixo os intervalos de pontuação para cada seção do GMAT:

Pontuação total (Verbal + Quantitative)200-800
Verbal0-60
Quantitative0-60
Integrated Reasoning1-8 (pontuado em intervalos de 1 ponto)
Analytical Writing Assessment0-6 (pontuado em intervalos de ½ ponto)

Na verdade, é um tanto incomum que os estudantes tirem notas muito baixas ou muito altas no GMAT. Relativamente poucos alunos pontuam abaixo de 400 ou acima de 600. Por exemplo, de acordo com o Graduate Management Admissions Council (ou GMAC, a instituição responsável pela formulação do GMAT), dois terços dos participantes recebem uma pontuação entre 400 e 600.

Classificações percentuais das menores notas no GMAT

Como explicamos acima, notas extremamente baixas não são comuns, de acordo com as classificações percentuais divulgadas pelo GMAC. As classificações percentuais da pontuação total e das seções informam como sua nota se saiu em comparação com os outros participantes do teste. 

Se você obtiver uma classificação percentual de 80%, por exemplo, significa que você teve uma pontuação superior a 80% dos estudantes, enquanto 20% de seus colegas de teste pontuaram tão bem ou melhor que você.

Aqui estão as classificações percentuais para as notas totais do GMAT, até 350, nos últimos três anos:

Pontuação totalPercentual
3506%
3406%
3305%
3204%
3104%
3003%
2903%
2803%
2702%
2602%
2502%
2401%
2301%
2201%
2100%
2000%

Uma pontuação de 200 corresponde à classificação percentual de 0%, o que significa que 100% dos outros participantes do teste tiraram 200 ou mais. No entanto, não é impossível obter uma nota na faixa mais baixa: o primeiro percentual de participantes do teste (aqueles que pontuam 200 ou 210) inclui muito mais pessoas do que você imagina, dado que representa 1% das centenas de milhares de alunos que fazem o GMAT todos os anos. Portanto, embora incomum, uma minoria significativa de estudantes consegue notas muito baixas no GMAT.

2-nota-minima-no-gmat
(Adeolu Eletu/Unsplash)

Nota mínima no GMAT para o os programas de MBA

Não existe, na verdade, uma nota mínima no GMAT para programas de MBA, e a maioria das instituições não define uma “pontuação de corte”. No entanto, se você quiser entrar em um dos 20 melhores programas de MBA dos EUA, por exemplo, será quase impossível ser aprovado(a) sem pelo menos 650 (e em muitos casos essa nota ainda será muito baixa).

Para descobrir qual a nota mínima no GMAT necessária para entrar em um programa de MBA, o melhor recurso é observar as pontuações dos calouros na página de admissões da faculdade ou escola de interesse. Os perfis das turmas geralmente listam as pontuações médias do GMAT, ou a faixa média de 80% das pontuações. Esses perfis te dão a oportunidade de medir a força da sua nota.

Aqui está uma tabela das pontuações médias do GMAT das novas turmas em alguns programas de MBA de nível superior e intermediário:

Escolas de Negócios de “primeira linha”Pontuação média do GMAT das turmas recentes
Harvard Business School730
Stanford Graduate School of Business737
Yale School of Management730
Escolas de Negócios seletivas
University of Illinois at Urbana-Champaign College of Business656
University of Iowa (Tippie)676
University of Maryland, College Park (Smith)660

De modo geral, você deve ter como objetivo uma pontuação de 700+ para entrar nos programas de MBA de melhor classificação, enquanto a maioria das escolas de Negócios de nível médio aceita alunos com pontuações entre  630 e 680. Existem ainda alguns programas, especialmente os de meio período, destinados a profissionais ativos, em que uma pontuação de 550, por exemplo, é aceitável.

Mas lembre-se, o importante é a nota mínima no GMAT que te dá chances de entrar nos programas de MBA nos quais você está interessado(a), então certifique-se de verificar os requisitos de cada instituição para a qual você pretende aplicar.

Programas de MBA de alto nível e uma pontuação baixa no GMAT

Muitos estudantes se perguntam se é possível entrar em um programa de MBA de alto nível com uma pontuação baixa no GMAT. A resposta é sim, mas não é só isso. Nem todas as escolas relatam as notas mínimas no GMAT dos alunos e alunas admitidos, mas algumas sim. A Harvard Business School, por exemplo, admitiu um estudante com uma pontuação total de 570 em 2014. A Stanford MBA, por outro lado, admitiu um aluno com uma pontuação total de 590 em 2018.

No entanto, lembre-se de que essas pontuações são discrepantes. Normalmente, esses alunos têm uma aplicação excelente em outros aspectos. A grande maioria dos estudantes admitidos nas melhores escolas de Negócios têm pontuações no GMAT próximas (ou acima) da média da instituição. É melhor ter como objetivo as faculdades onde a sua nota é a norma, e não a exceção.

Existem também algumas escolas de Negócios que não exigem nenhuma pontuação do GMAT. Essa política é mais comum para os programas de MBA Executivo, voltados para profissionais que já tenham comprovado sua capacidade com experiência em Negócios. 

Se você já tem 6 ou 7 anos de experiência e sua pontuação no GMAT é muito baixa, pode valer a pena considerar um EMBA. Programas de prestígio que não exigem a pontuação do GMAT estão disponíveis na Stern School of Business da NYU; na UCLA Anderson School of Management e na McDonough School of Business, da Georgetown University, entre outras.

Quer aprender mais sobre MBA no exterior?

Então assista a esse outro vídeo, dessa vez da mentora Gabrielle Hayashi:

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe mais sobre a nota mínima para ser aceito em um curso de MBA, que tal começar a se preparar para conquistar uma oportunidade em um programa desses? Para isso, você pode contar com todo o suporte e as aulas da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos