Muita gente, seja por turismo, estudos ou outro motivo está no Velho Continente nesse momento de pandemia do novo coronavírus, com as fronteiras fechadas e um número baixo de voos saindo de lá. Se esse é o seu caso, explicamos aqui o que você pode fazer se quiser ou não puder sair da Europa durante a quarentena, partindo de 6 das principais cidades do continente. Confira:

Como permanecer ou sair da Europa na quarentena?

Informações sobre voos

Para se informar sobre seus direitos enquanto passageiro(a) na Europa, você pode ler esse artigo da Comissão Europeia. Já se quiser saber informações sobre voos, restrições e permissões de transporte, você pode conferir essa lista atualizada de medidas anunciadas por países membros da União Europeia e alguns outros não-membros, como o Reino Unido, a Noruega e a Suíça.

Acomodações

Prolongar sua estadia em hotéis ou até mesmo Airbnbs na Europa durante a quarentena pode acabar ficando caro, pois você vai ser cobrado(a) diariamente. Sendo assim, se você não puder sair do continente, pode consultar plataformas online de aluguel, como a Uniplaces, que vão te ajudar a economizar nesse momento de surto do novo coronavírus. Se você já mora e tem onde ficar nos países europeus, e decidir permanecer por lá, a orientação é de evitar sair de casa sem que haja extrema necessidade.

Sistemas de saúde e embaixadas

Londres

londres-europa-durante-a-quarentena

Londres

Sistema de saúde local

Os cuidados em saúde na Inglaterra são fornecidos principalmente pelo sistema público, o Serviço Nacional de Saúde (NHS), que cobre todos os residentes do Reino Unido. O NHS, inclusive, possui um serviço on-line de informações sobre o novo coronavírus. Se não conseguir atendimento online, você pode ligar para o número disponível no site. 

Embaixadas e consulados

Para obter as informações necessárias sobre a situação atual, entre em contato com a embaixada ou consulado do Brasil no Reino Unido. Dessa forma, você pode se manter informado(a) se houver voos de resgate disponíveis em sua região em breve. A embaixada brasileira em Londres fica no número 14 da Cockspur St, no distrito de St. James’s. O telefone de lá é o 020 77474500.

Paris

paris-europa-durante-a-quarentena

Paris

Sistema de saúde local

A França também conta com um sistema de saúde pública. Sendo assim, disque 15 para serviços de emergência no país se você tiver sintomas graves, como dificuldade de respirar. Não vá diretamente a um posto de emergência, consultório médico ou clínica. O site oficial do Governo da França (em francês) para informações sobre o COVID-19 está disponível aqui.

Embaixadas e consulados

Para mais informações sobre a situação de voos, resgate ou até mesmo ajuda do governo brasileiro, você pode recorrer à embaixada do Brasil em Paris. Ela fica no número 34 da Cours Albert 1er 75008, no quartier Champs-Élysées. O telefone é +33 1 45 61 63 00.

Lisboa

lisboa-europa-durante-a-quarentena

Lisboa

Sistema de saúde local

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) cobre todo o território continental de Portugal e lida com pacientes suspeitos de COVID-19. Você pode encontrar mais informações no site do sistema.

Embaixadas e consulados

Você pode contar com a embaixada brasileira para informações e todo o tipo de ajuda quando estiver no exterior. No caso de Portugal, a embaixada fica em Lisboa, na Estrada das Laranjeiras, número 144. O telefone de lá é o 351.21 7248510.

Madri

madri-europa-durante-a-quarentena

Madri

Sistema de saúde local

A Espanha mantém um sistema público de saúde, com a maioria dos atendimentos sendo gratuita. Caso você sinta qualquer sintoma relacionado à infecção por COVID-19 pode ligar para +353 900 102 112. Para outras regiões da Espanha, consulte a reportagem do El País, “Guia de atuação frente ao coronavírus”. O artigo está escrito em espanhol, mas você pode encontrar facilmente uma lista com todas as províncias e números de telefone do sistema de saúde local.

Embaixadas e consulados

Para informações e ajuda do governo brasileiro, você pode recorrer à embaixada do Brasil na Espanha, que fica na Rua Fernando El Santo, número 6, em Madri. O telefone é (+34) 91-700-4650. Além disso, há um consulado-geral do Brasil em Barcelona, na Avenida Diagonal, número 468, 2º andar. Lá, o telefone é o (+34) 659-078-057.

Berlim

berlim-europa-durante-a-quarentena

Berlim

Sistema de saúde local

O sistema de saúde alemão está bem preparado para lidar com a pandemia e o senador da Saúde, Kalayci, criou uma central de informações e atendimentos sobre o novo coronavírus. Ela fica disponível diariamente, das 8 às 20 horas, e o número de telefone é 030-9028-2828 (49-309028-2828 se você ligar de uma linha internacional).

Embaixadas e consulados

Se precisar de ajuda para sair do país ou quiser mais informações sobre a situação dos brasileiros na Alemanha e na Europa durante a quarentena, você pode contar com a embaixada brasileira em Berlim, que fica na rua Wallstraße, número 57. O telefone é o (+49) 30-726280.

Roma

roma-europa-durante-a-quarentena

Roma

Sistema de saúde local

O Ministério da Saúde da Itália mantém um site sobre o coronavírus e fornece uma lista completa de números de telefone de assistência médica para cada província. Além disso, no caso de pessoas infectadas e com risco de vida, as regiões da Itália disponibilizaram telefones com chamadas gratuitas. Em Roma, que fica na região do Lácio, o número é 800 11 88 00. Os números de outras províncias e regiões você pode conferir aqui.

Embaixadas e consulados

Você pode contar também com a embaixada brasileira para conseguir ajuda do governo nacional enquanto estiver na Europa durante a quarentena, como informações sobre voos de resgate. Em Roma, a embaixada fica no Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona, número 14. O telefone de lá é o (+39) 06.683981.

Intercâmbio com a UDI

Se você quiser aproveitar o tempo que estiver na Europa durante a quarentena para conquistar outras oportunidades internacionais quando a ameaça do vírus passar, você pode contar com a nossa mentoria especializada, 100% online. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.