Você sabia que as mensalidades das universidades suíças são relativamente baixas em comparação com outros países europeus? Por exemplo, você pode se matricular em uma universidade para fazer intercâmbio na Suíça por apenas US$1.500 por ano. Isso faz do país uma das melhores opções para quem quer estudar na Europa. Além disso, existem muitas bolsas de estudos disponíveis para intercambistas que ajudam no pagamento das mensalidades e dos custos de vida. Duvida? Então confira abaixo! 

Bolsas do governo para intercâmbio na Suíça

Swiss Excellence Scholarships for Foreign Students

Todo os anos, a Confederação Suíça concede bolsas para promover o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países, incluindo o Brasil. O auxílio é voltado para pesquisadores de qualquer área que planejam ir ao país para realizar estudos de doutorado ou pós-doutorado. A bolsa inclui um pagamento mensal, isenção das mensalidades, seguro de saúde, tarifa aérea, auxílio moradia, etc. Em outras palavras: é uma bolsa incrível! 

Bolsas de universidades para intercâmbio na Suíça

ETH Excellence Scholarships

O ETH Zurich apoia estudantes (nacionais e internacionais) que desejam cursar um mestrado na instituição com dois programas de bolsas de estudo. O primeiro deles é o Excellence Scholarship & Opportunity Program (ESOP), que cobre o estudo integral e os custos de vida do estudante, como por exemplo alimentação e acomodação. O segundo é o Master Scholarship Programme (MSP), em que os alunos recebem uma bolsa parcial, além de um auxílio financeiro para despesas. 

University of Lausanne Master’s Grants for Foreign Students

A Universidade de Lausanne oferece bolsas de estudo para intercambistas que desejam cursar um mestrado na instituição. O valor do auxílio é de 1.600.francos suíços por mês, por um período máximo de 10 meses. Para se candidatar é preciso comprovar proficiência em inglês ou francês.

EPFL Excellence Fellowships

A Ecole Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) oferece bolsas de estudos de mestrado para estudantes que demonstram um bom histórico acadêmico. Esse programa de bolsas é válido tanto para estudantes internacionais quanto para suíços. Para candidatos estrangeiros, cada bolsa consiste em um auxílio de 16 mil francos suíços por ano acadêmico. Além disso, os bolsistas ainda contam com um quarto reservado no alojamento dos estudantes.

Intercâmbio-na-Suíça

Graduate Institute Geneva Scholarships

Embora outras instituições ofereçam apenas um desconto nas mensalidades, o Instituto de Geneva vai além e disponibiliza um auxílio de até 20 mil francos. A ajuda financeira, nesse caso, pode vir de formas diferentes. Na primeira delas, é oferecida uma bolsa integral no valor de 20 mil francos. Já na segunda, o Instituto disponibiliza um auxílio parcial no valor de 10 mil francos. Na terceira, uma bolsa é concedida com base no histórico acadêmico do candidato. Nesse último caso o valor pode variar. 

University of Geneva Excellence Master Fellowships

A Faculdade de Ciências da Universidade de Genebra, em colaboração com vários patrocinadores, criou o Programa de Bolsas de Excelência. Ele apoia candidatos que pretendem cursar um Mestrado em qualquer uma das disciplinas cobertas pela Faculdade. A bolsa consiste em um auxílio que varia de 10 a 15 mil francos por ano.

Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights Scholarships

A Academia de Genebra oferece bolsas de estudo parciais e integrais para o curso de Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos e o Mestrado em Estudos Avançados em Justiça Transitória, Direitos Humanos e Estado de Direito. As bolsas integrais cobrem as mensalidades e as despesas de moradia em Genebra por 10 meses. Por outro lado, as bolsas parciais cobrem apenas as mensalidades.

IMD MBA Scholarships

O IMD oferece vários programas de bolsas de estudos para estudantes internacionais de diferentes países e origens. Cada programa de bolsas concede entre 25 e 50 mil francos suíços por bolsa! 

Intercâmbio com a UDI

Com essas bolsas fica bem mais fácil pensar em fazer um intercâmbio na Suíça, não é? Mas calma! Para isso você precisa se preparar. A boa notícia é que a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos