Fazer intercâmbio na terra da rainha é uma oportunidade incrível. Mas – considerando que a libra esterlina é uma das moedas mais poderosas do mundo – pode ser também uma experiência um pouco cara. Sendo assim, uma das partes mais importantes para estudar por lá é saber regular os seus gastos, mas sem deixar de aproveitar tudo o que o país tem a oferecer. Para te ajudar, listamos 5 formas de economizar no Reino Unido. Confira!

Como economizar no Reino Unido durante o intercâmbio?

Defina o seu orçamento

Sentar e definir o seu orçamento antes de ir para o Reino Unido é fundamental. Anote o valor que você tem, tanto em reais quanto em libras esterlinas. Dessa forma, vai ficar mais fácil de entender os seus gastos. É fácil esquecer o quanto as coisas realmente custam quando você vê apenas os preços em libras esterlinas. Nesse orçamento, você pode separar os seus gastos por categorias, como supermercado, transporte diários, viagens, telefonia, etc.  

Delimite primeiro um orçamento mensal, e depois divida por cada semana do mês. Uma boa forma de manter os gastos controlados é retirar o dinheiro e fazer compras apenas com ele, deixando os cartões (tanto de débito quanto de crédito) só para emergências. Essa vai ser uma das melhores formas de economizar no Reino Unido quando você for fazer o seu intercâmbio.

Entenda o transporte público do país

onibus-economizar-no-reino-unido

O Reino Unido, em especial Londres, tem um sistema de transporte público muito bom e você pode aproveitar dele enquanto estiver por lá. Para usar, você vai precisar de um cartão Oyster (Oyster Card), e pode ser um pouco difícil saber qual opção de cartão é melhor para você. Essas são as principais categorias:

  • Cartão de recarga: você pode comprá-lo em uma máquina de recarga por cerca de £5. Ele pode ser usado em todas as zonas da cidade: basta você colocar dinheiro no cartão em qualquer ponto de recarga das estações de metrô, conforme necessário.
  • Cartão de estudante +18: para obter o cartão de estudante, você deve enviar uma solicitação online comprovando que está matriculado em uma universidade de Londres. Esse cartão custa cerca de £20, os quais você pode receber de volta quando o cartão expirar. Ele dá um desconto de 30% nas passagens.
  • Cartão mensal: existe a opção de comprar um Oyster Card mensal pré-pago, que permite viagens ilimitadas entre algumas zonas. Essa pode ser uma opção cara se você precisar passar por muitas zonas, mas se você planeja usar o cartão com muita frequência, pode ser mais econômico a longo prazo.

É importante lembrar que existem limites diários para o Oyster Card. Dessa forma, depois de gastar uma certa quantia, eles param de funcionar pelo restante do dia. Além disso, esteja ciente dos horários de pico da cidade, pois a tarifa durante eles tende a aumentar.

Descontos para estudantes

Felizmente, a maioria dos lugares no Reino Unido entende que os alunos quase sempre vivem com um orçamento limitado e oferecem descontos para estudantes. Leve sempre sua carteirinha de estudante na bolsa e, mesmo se não houver um desconto anunciado, basta perguntar (é muito provável que tenha um). Os descontos para estudantes também podem ser chamados de concessão. Por exemplo, ao comprar ingressos de cinema, eles terão um “preço de concessão”, o que se aplica a estudantes com uma carteirinha válida.

Entenda os planos de telefonia do Reino Unido

telephone-economizar-no-reino-unido

Existem muitas empresas de telefonia na Inglaterra e, dessa forma, pode acabar sendo um pouco difícil escolher a mais vantajosa. Para isso, alguns serviços, como o Carphone Warehouse, comparam os planos com base no seu orçamento e na sua necessidade. Essa é a melhor forma de economizar no Reino Unido com os planos de telefone.

As opções mais baratas giram em torno de £15 por mês. Nesses planos, você tem chamadas e mensagens de texto para dentro do país, alguns minutos internacionais e alguns gigabytes de dados móveis que devem ser mais do que suficientes por 1 mês. Além disso, não se esqueça de conversar com o seu provedor aqui no Brasil antes de ir e verificar se eles oferecem planos internacionais que possam ser uma boa opção para você.

Aproveite as atrações gratuitas

Se você for estudar em Londres esta não vai ser uma tarefa difícil. A capital da Inglaterra é uma atração por si só, com muita arquitetura e história fascinantes espalhadas por todos os lados. Além disso, a maioria dos museus tem entrada gratuita, com apenas algumas exposições pagas. Os mercados são outros lugares divertido para passear (e você não precisa necessariamente gastar neles). Alguns dos melhores são o Camden Markets, o Borough Markets e Portobello Markets.

Os parques são mais uma ótima opção. Por lá há o famoso Hyde Park, mas o Regents e o Green Park também são dois lugares muito bonitos. O Sky Garden, por sua vez, é um lugar maravilhoso para assistir o pôr do sol e, embora você precise reservar um ingresso com antecedência devido ao espaço limitado, ele é totalmente gratuito. Quer uma forma melhor de economizar no Reino Unido e ainda aproveitar o país?

sky-economizar-no-reino-unido

Sky Garden

Intercâmbio com a UDI

Por mais que estudar na terra da Rainha possa ser um pouco caro, existem formas de economizar no Reino Unido quando for fazer intercâmbio. Outra forma sensacional é conseguindo uma bolsa de estudos por lá. Se você quiser se preparar para conquistar uma oportunidade dessas, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer o seu teste de perfil.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos