BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

França alcança marca de 400 mil intercambistas em 2021/22

Entre os anos de 2021 e 2022, o número de estudantes internacionais matriculados na França aumentou 8%, chegando a mais de 400 mil. De acordo com os dados fornecidos pela Campus France, agência governamental francesa para a promoção do ensino superior, este é o maior aumento em 15 anos.

Este também é o segundo ano de crescimento no número de intercambistas na França. Após redução de 17% no número de vistos de estudo que as autoridades de imigração francesas emitiram para estudantes estrangeiros em 2020, o que está relacionado à pandemia de covid-19, 25% mais vistos foram emitidos para estudantes internacionais que foram estudar no país em 2021.

Os educadores franceses esperam que ainda mais estudantes estrangeiros cheguem em 2022/23, dado um aumento de 18% nas inscrições em comparação com o ano passado.

1- franca alcanca marca 400 mil intercambistas 2021 22 universidade sorbonne
Sorbonne, uma das melhores universidades da França (Guilhem Vellut/Flickr)

Regiões que mais enviaram estudantes

Dois países africanos, Marrocos e Argélia, são os principais remetentes de intercambistas para a França (46.371 e 31.032 alunos, respectivamente). No entanto, outros países no top 10 estão crescendo mais rapidamente como “exportadores”: Itália (+16%), Espanha (+25%) e Líbano (+30%).

Enquanto isso, no top 20, alguns países enviaram muito mais estudantes do que no ano anterior. É o caso da Alemanha (+17%, somando um total de 8.186), dos EUA (+50%, totalizando 6.179) e de Benin (+19%, para um total de 5.072). A Alemanha e os EUA, por sinal, estavam em declínio antes de 2021/22, então o crescimento representa uma boa reversão dessa tendência.

Apenas a China e o Vietnã estão em declínio, enviando -2% e -4% de alunos, respectivamente, do que no ano anterior. No entanto, a China continua sendo importante para os educadores franceses, pois os alunos e alunas chineses são o terceiro maior grupo de estudantes internacionais na França (27.479 intercambistas).

LEIA TAMBÉM – Como estudar na França?

Tendências regionais

Estudantes norte-americanos e sul-americanos estão cada vez mais interessados ​​em ir estudar na França. Regionalmente, a América do Norte cresceu 43%, a América Central e o Caribe aumentaram 14% e a América do Sul cresceu 4%.

Mais estudantes europeus também escolheram a França (+13%), um aumento que pode ser parcialmente impulsionado por um novo programa de bolsas lançado este ano, o “France Excellence Europa”, dedicado a incentivar os estudantes do continente a escolher a França para seus estudos de nível de mestrado.

A região do Oriente Médio e Norte da África enviou 10% mais alunos em comparação com 2020/21. Este mercado regional cresceu 32% nos últimos anos. A França, como a maioria dos principais destinos de intercâmbio, está recebendo menos estudantes chineses, mas estudantes da Índia (+9,5%), Japão (+12%) e Sri Lanka (+17%) estão claramente mais interessados ​​no país agora do que no passado.

O que os intercambistas estudam na França?

As faculdades de Negócios tiveram os maiores aumentos em estudantes internacionais (+18%), seguidas por escolas de ensino médio (7%), universidades (6%), escolas de Arte e Arquitetura (5%) e faculdades de Engenharia (3%). Outras instituições somam 7%. As matrículas internacionais nas escolas de Negócios francesas têm aumentado constantemente nos últimos cinco anos.

Um futuro brilhante à frente

A Campus France informou também que, em agosto de 2022, mais de 140 mil estudantes de 70 países do mundo todo se inscreveram via “Études en France” (uma plataforma nacional de admissão para estudantes estrangeiros) para estudar no país, “um número recorde de aumento de 18% em comparação com o cenário pré-covid”.

Estude você também na França!

Viu como a França (e outros países ao redor do mundo) têm buscado estudantes internacionais? Isso significa que chegou a sua hora de fazer um intercâmbio! Mas, para isso, é preciso a preparação correta – o que você encontra no programa M60. São mais de mil aulas especializadas em diferentes oportunidades, acompanhamento pedagógico, revisão de documentos e muito mais!

2- franca alcanca marca 400 mil intercambistas 2021 22

Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos alunos!

Posts relacionados

Lucas Almeida
AUTOR

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

15 Set 2022

Postagens recentes