8 bolsas oferecidas por governo e universidades da França

Por mais que a França tenha se tornado um dos destinos de intercâmbio mais procurados do mundo, o custo de vida lá não é muito barato. Por isso, para te ajudar a seguir com seu sonho de estudar em um dos países mais importante do mundo, reunimos as 8 melhores bolsas de estudos na França tanto para cursos de graduação quanto de pós-graduação.

Bolsas oferecidas pelo governo

Eiffel Excellence Scholarships

Esse programa de bolsas foi desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores francês. Ele funciona como uma ferramenta para permitir que as instituições de ensino superior do país atraiam os melhores estudantes estrangeiros para os programas de mestrado e doutorado do país. Os bolsistas da Eiffel, nos cursos de mestrado, recebem um auxílio de €1.180 por mês. Já nos programas de doutorado, os alunos recebem €1.400.

Além disso, o programa atende a várias outras despesas, incluindo, por exemplo, passagens de ida e volta, seguro de saúde e atividades culturais. Os bolsistas também podem ter direito a um auxílio adicional de acomodação. Apesar disso, as bolsas não cobrem o valor das mensalidades.

Bolsas de estudos oferecidas por universidades

École Normale Supérieure International Selection

Todo ano a ENS organiza uma seleção para premiar 30 alunos internacionais com uma bolsa de estudos na instituição. As bolsas são válidas tanto para cursos de Ciências Exatas como de Ciências Humanas, e têm duração de dois a três anos. O valor do auxílio é de cerca de €1000 por mês.

Ampere Scholarships of Excellence at ENS de Lyon

A ENS de Lyon oferece bolsas de estudos na França para estudantes internacionais que desejam se matricular em seus programas de mestrado. Dessa forma, os interessados podem se inscrever nos cursos das áreas de Ciências Exatas, Artes, Ciências Humanas e Sociais. As bolsas oferecidas totalizam €1000 por mês, por um período de 12 meses, mas podem ser renovadas.

Université Paris-Saclay International Master’s Scholarships

A Université Paris-Saclay promove o acesso aos seus programas de mestrado para estudantes internacionais por meio de um programa de bolsas. O auxílio é de €10.000 por ano e também é concedida uma quantia de €1.000 para despesas com a viagem e o visto.

Grenoble Institute of Technology Foundation Scholarships

O Instituto de Tecnologia de Grenoble oferece um programa de bolsas de estudos para alunos internacionais que desejam seguir um programa de mestrado na instituição. O valor do auxílio é de €5.000 euros por semestre.

Emily Boutmy Scholarships at Sciences Po University

A Sciences Po criou o programa de bolsas Emile Boutmy para atrair intercambistas de fora da União Europeia. As bolsas podem ser distribuídas de diversas formas, variando de € 5.000 a €10.000 por 2 anos de estudo de pós-graduação ou de €3.000 a €12.300 por 3 anos de graduação.

INSEAD MBA Scholarships

As bolsas de estudo do INSEAD são limitadas e bastante concorridas. Isso porque elas podem chegar a mais de 20 mil euros! Essas bolsas são concedidas sob vários critérios, como necessidades sócio-econômicas, mérito, nacionalidade, gênero, formação profissional, habilidades de liderança, campo de estudos anteriores, etc.

HEC Paris MBA Scholarships

A HEC Paris oferece bolsas de estudos generosas para estudantes internacionais de diferentes países e origens. As bolsas se enquadram em várias categorias, com base, por exemplo, em quesitos como mérito e necessidade financeira. Além disso, também podem ser considerados critérios específicos. O valor da bolsa varia de €6.000 a €24.000.

Com essas bolsas de estudos na França fica mais fácil continuar o sonho de estudar por lá, não é? Você não se sente totalmente preparado e acha que precisa de ajuda para se candidatar a uma dessas bolsas? Então procure o apoio da nossa mentoria especializadaFaça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
27 Set 2019