Quem nunca sonhou em passear pelas margens do Sena ou visitar os campos de lavanda em Provença pelo menos uma vez? A França é, sem dúvidas, um destino turístico incrível. Mas você já pensou em estudar por lá? Não? Então dá só uma olhada nessas 7 razões para fazer intercâmbio na França que nós separamos aqui:

Motivos fazer fazer seu intercâmbio na França

Influência cultural

Os franceses se orgulham de sua influência cultural. E é fácil ver o porquê: pense em todas as contribuições da França à sociedade, através dos tempos. Seja na moda, no cinema, na arquitetura, na culinária e, é claro, nos vinhos. Mas os franceses não contribuíram apenas com as artes. Você também pode agradecê-los pelo táxi, pelos antibióticos e pelo sistema métrico. Então, por que não fazer seu intercâmbio em um dos destinos mais famosos do mundo e ainda aproveitar tudo o que a cultura francesa tem a oferecer?

Variedade de opções

O país abriga mais de 3500 instituições de ensino superior. Isso significa que, se você for fazer seu intercâmbio na França, vai ter uma imensa gama de opções de cursos, universidades e cidades para estudar e morar. Aproveite e deixe sua imaginação correr solta. Você pode, por exemplo, estudar gerenciamento de vinho em Dijon ou experimentar um programa de inovação em Nice!

str-intercambio-na-franca

Universidade de Strasbourg, na região da Alsácia

O país vai muito além de Paris

Se você preferir trocar a sofisticação e a agitação de Paris por um destino que te permita desacelerar e apreciar os prazeres mais simples da França, existem várias outros lugares que podem ser mais do seu agrado. Lille, por exemplo, é uma das cidades mais subestimadas do país. Saindo de lá, em cerca de 90 minutos de trem você chega a Londres, Paris e Bruxelas. Você pode também escolher Toulouse, Grenoble ou Lyon. Todas são menores que a capital francesa, mas não perdem a vibe urbana.

Você pode aproveitar o clima

A maior parte da França desfruta de um clima temperado e agradável durante boa parte do ano, devido à sua localização privilegiada. Quem não gosta de temperaturas extremas vai estar muito bem servido. Mas, quem prefere calor pode se aventurar pelas praias do sul da França, no Mediterrâneo. Já quem quiser um pouco de neve pode experimentar as regiões montanhosas do país.

E a comida, é claro

O bom vinho e a culinária continuam sendo uma das maiores influências da França no mundo. Poucos podem dizer que nunca experimentaram o sabor do país: seja uma taça de champanhe na véspera de Ano Novo, um croissant de padaria ou um queijo brie cremoso com uma fatia de baguete. A verdade é que a comida desempenha um papel enorme na sociedade francesa e, se você for fazer intercâmbio na França, não vai ficar desapontado. Além de ter novos pratos para experimentar, a comida por lá é surpreendentemente acessível, principalmente em comparação com outros países onde os preços dos alimentos são muito mais altos.

mac-intercambio-na-franca

Os macarons, por exemplo, são uma sobremesa de origem francesa

Você pode dizer adeus ao tédio

Como estudante internacional, você vai poder aproveitar muito sua estadia na França e gastando menos. Isso porque você pode usar sua carteirinha de estudante para entrar gratuitamente (ou com desconto) em algumas das atrações mais famosas do mundo. Você vai poder fazer uma visita guiada ao Louvre ou subir na Torre Eiffel, tudo por um preço muito mais barato do que um turista comum pagaria. 

louvre-intercambio-na-franca

Fachada e área externa do Museu do Louvre

Parlez-vous français?

Existe melhor forma de aprender francês além de um intercâmbio na França? Por lá, você vai poder aprender com os habitantes locais as principais características do idioma, como a fluidez das palavras. Você não vai se arrepender! Aprender um outro idioma abre portas para novas oportunidades de carreira, e ainda te dá a chance de conhecer novas pessoas..

Intercâmbio com a UDI

Esses são os principais motivos para fazer um intercâmbio na França (e ainda existem muitos outros!). Se você ficou convencido e quiser se preparar para conquistar uma vaga por lá, com uma ótima bolsa de estudos, pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.