O momento da aplicação em faculdades dos EUA é um dos mais importantes para quem tem vontade de estudar nesse país. E, naturalmente, com isso, surgem muitas dúvidas. Para ajudar nessa hora, listamos aqui as principais questões que surgem na cabeça de quem vai fazer a aplicação e respondemos para você! Confira:

Dúvidas sobre aplicação em faculdades dos EUA

1-aplicacao-em-faculdades-dos-eua

Universidade da Pensilvânia

Quando devo começar?

O melhor período para começar a preparar sua aplicação em faculdades dos EUA é no verão norte-americano (que acontece no meio do ano). Começando nessa época, até o outono do hemisfério norte, quando se iniciam oficialmente as aplicações, você já terá tudo preparado.

Como eu começo?

Pesquise quais são os requisitos de aplicação da sua universidade de interesse e comece a reunir todos os documentos necessários. Crie uma pasta separada para cada faculdade que você for aplicar. Na capa de cada pasta, cole um checklist de tudo o que você precisa providenciar e marque quando já tiver conseguido.

Devo aplicar para quantas universidades?

Para aumentar suas chances de conseguir ser aprovado(a) em uma universidade seletiva e também levar em conta faculdades que você talvez não tenha considerado antes, a recomendação é fazer uma lista balanceada. Uma lista balanceada, nesse caso, inclui pelo menos três “reach colleges“, duas “match colleges” e uma “safety college“. É importante, no entanto, que todas elas sejam de seu interesse (em maior ou menor grau) e que você fique satisfeito(a) com qualquer uma.

O que são reach, match e safety colleges?

Esse tipo de definição leva em conta a sua nota no SAT ou no ACT para selecionar onde fazer sua aplicação em faculdades dos EUA. As três categorias significam:

  • Reach colleges: são as quais a sua nota do SAT ou ACT é mais baixa do que a média das notas da aplicação do ano anterior.
  • Match colleges: são as quais a sua nota é a mesma (ou está muito próxima) da média das notas da aplicação do ano anterior.
  • Safety colleges: são aquelas nas quais as suas notas são maiores do que a média do ano anterior.
4-aplicacao-em-faculdades-dos-eua

Princeton

Devo aplicar cedo?

Depende. Se você tiver certeza sobre qual universidade deseja aplicar, uma early decision ou early action pode ser a melhor escolha. Se você ainda não tem certeza, tenha em mente que uma early application implica que você vai abrir mão de suas outras opções.

A aplicação é feita online?

Na grande maioria das universidades sim, mas vale checar essa informação nos editais de inscrição. De qualquer forma, o processo de aplicação em faculdades dos EUA pela internet é bem mais simples, prático e barato. Além disso, permite que você insira informações de maneira mais fácil e também corrija eventuais erros.

Devo mandar materiais além do que é pedido no edital?

É melhor que você consiga demonstrar seu histórico e qualidades apenas nos materiais solicitados. As faculdades gastam muito tempo organizando as aplicações para garantir que obtenham todas as informações necessárias sobre cada candidato(a). Só envie material adicional se você achar que é absolutamente necessário. Alguns programas artísticos podem exigir portfólios ou vídeos de apresentações. Nesse caso, consulte a faculdade para descobrir a melhor maneira de enviar exemplos do seu trabalho.

Tem algum problema em usar o mesmo material para mais de uma aplicação?

De forma alguma. Não há necessidade de escrever um essay ou uma cover letter totalmente novos para cada aplicação em faculdades dos EUA. Em vez disso, dedique seu tempo produzindo uma ótima versão de cada um deles.

3-aplicacao-em-faculdades-dos-eua

Harvard

O que são Coalition, Common, e Universal College Applications?

São serviços de aplicações padronizados, que permitem a inscrição em diversas faculdades em apenas uma plataforma. Em vez de preencher oito aplicações diferentes, por exemplo, você pode simplesmente preencher uma e enviá-la para cada faculdade. 

  • A Coalition Application é aceita por mais de 90 instituições. A plataforma inclui o “The Locker”, um espaço privado para você coletar e organizar materiais que vai enviar para faculdades e universidades.
  • A Common Application é uma plataforma padronizada usada por quase 700 instituições. Todos os anos, quase um milhão de estudantes usam a Common Application para enviar mais de 4 milhões de inscrições.
  • A Universal College Application, por sua vez, é aceita por 30 universidades. Por lá, você precisa fazer um cadastro como “applicant” para poder se inscrever nas universidades.

Lembre-se, no entanto, que pode ser necessário enviar documentos adicionais ou separados para algumas faculdades. Você também precisa pagar taxas de inscrição individuais para cada instituição.

Devo aplicar para universidades se minhas notas estiverem abaixo da média?

Sim. As pontuações de admissão que as faculdades mostram em seus sites são médias ou faixas – não notas de corte. Em todas as universidades, há alunos que pontuaram mais baixo (ou mais alto) que os números mostrados. 

Tenha em mente que as faculdades norte-americanas consideram muitos fatores na hora da aplicação, com o objetivo de ter uma imagem mais completa de você. Por exemplo, eles analisam os tipos de aulas que você fez, suas atividades, cartas de recomendação, seu essay, etc. As faculdades dos EUA estão à procura de todos os tipos de alunos, com diferentes talentos, habilidades e formações. As notas dos testes de admissão são apenas parte disso.

Intercâmbio com a UDI

Se você quiser uma ajuda especializada na hora de fazer sua aplicação em faculdades dos EUA, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria e de todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos