O processo seletivo das universidades dos Estados Unidos é muito diferente do que acontece aqui no Brasil. Para fazer faculdade nos EUA, os avaliadores esperam, além de boas notas, que o candidato demonstre algumas qualidades essenciais. Isso porque eles buscam pessoas talentosas para fazer parte do corpo estudantil das instituições. Mas quais são essas qualidades? Listamos 7 das principais aqui!

Quais qualidades são necessárias para fazer faculdade nos EUA?

Demonstrar paixão e interesse pela área que você escolheu

Para as admissões nas universidades dos Estados Unidos, é muito importante demonstrar interesse e paixão pela área e pelo curso que você escolher. Por mais que sua nota seja importante, ela por si só não é suficiente para mostrar que você é apaixonado(a) pelo assunto. Nesse caso, a combinação perfeita seria a do interesse com as notas altas. Sendo assim, esteja sempre aberto(a) e deixe que os avaliadores percebam que você é fascinado(a) por aprender sobre o campo escolhido e por criar uma carreira a partir dele.

Um bom nível de inglês

Isso não é novidade, mas é importante mencionar, porque esse atributo também é considerado muito importante. Essa habilidade pode ser demonstrada pela maneira como você usa o inglês para manifestar suas ideias nos essays de aplicação que escreve ou durante as entrevistas com os avaliadores das universidades dos EUA. Certifique-se de que seu discurso seja bem estruturado, livre de erros e que você não esteja tentando imitar um certo estilo. É sempre melhor deixar sua personalidade transparecer, porque isso prova que você sabe se expressar em inglês.

ing-fazer faculdade nos EUA

Saber se expressar em inglês é uma das qualidades mais importantes para fazer faculdade nos EUA

Ter ocupado um cargo de responsabilidade

A responsabilidade e a liderança são qualidades apreciadas nos processos seletivos. É por isso que se envolver em organizações estudantis e participar de eventos relacionados ao seu campo de estudo pode te ajudar a se destacar. Estar ou ter estado em uma posição de responsabilidade/liderança vai mostrar para as universidades que você é realmente interessado(a) e não mede esforços para alcançar o sucesso, além de ser capaz de tomar decisões por conta própria.

Um nível razoável de matemática

Ter um bom conhecimento em Matemática não é útil só para quem optar por entrar em um curso que envolve essa área. Isso porque ter o mínimo dessas habilidades geralmente prova sua capacidade de pensar racionalmente e fazer conexões lógicas. Se você é realmente bom ou boa nisso, melhor ainda!

mat-fazer faculdade nos EUA

Mesmo que seu curso não envolva Matemática, você precisa demonstrar habilidades na área

Capacidade de pensar e trabalhar de forma independente

Provar que você tem a habilidade de pensar e trabalhar de forma independente significa, para os avaliadores, que você tem capacidade de obter um alto desempenho durante os anos de faculdade (e depois deles). Esses valores podem ser demonstrados pelo seu envolvimento em clubes e organizações relacionadas ao seu futuro campo de estudo e situações em que você demonstrou suas habilidades de tomada de decisão.

Atitude positiva em relação aos estudos

Se você conseguir ficar cara a cara com os avaliadores, é óbvio que estará interessado em fazer faculdade nos EUA. Porém, ainda será necessário mostrar a eles sua atitude positiva em relação aos estudos. Para fazer isso, você pode informá-los sobre todos os seus esforços para chegar até ali, discutir livros e trabalhos que você considera úteis e declarar seu compromisso em se aplicar cada vez mais nos estudos.

est-fazer faculdade nos EUA

Os avaliadores vão querer saber se você está comprometido(a) com os estudos

Superação das dificuldades

Como você já deve ter entendido, as universidades não prestam atenção apenas nas suas notas: elas querem realmente conhecer você. E é por isso que os avaliadores estão interessados nos antecedentes dos candidatos. Não tenha vergonha de contar sua trajetória, principalmente se achar que há algo que seja interessante mencionar. Todos nós temos uma história que vale a pena contar, por isso não guarde a sua para você!

Esses são os atributos mais procurados pelos avaliadores para poder fazer faculdade nos EUA. Outros aspectos que muitas vezes são levados em consideração pelas universidades incluem: consciência das diferenças culturais, experiência de trabalho, atitude empreendedora e participação em serviços comunitários ou voluntários

Se você quiser se preparar para desenvolver essas habilidades, faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui. A nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar a conquistar sua vaga lá fora.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.