UWC: Ensino Médio no exterior com bolsa

Já pensou em estudar parte do Ensino Médio no exterior com bolsa? Essa é a ideia do United World Colleges (UWC), um movimento internacional formado por 17 colégios ao redor do mundo. E você pode estudar em um deles! As inscrições para a edição 2020-2022 estão abertas até o dia 28 de julho.

Para concorrer é preciso estar cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio no momento da inscrição e ter entre 15 e 18 anos até o dia 31/08 do ano de ingresso no UWC. Mas atenção: estudantes que perderem de ano durante o  processo de inscrição não serão aceitos.

Inscrições

A primeira parte do processo de seleção é o preenchimento de um cadastro online no qual é necessário enviar alguns documentos exigidos pelo programa. A inscrição é paga mas é possível pedir isenção da taxa.

A próxima fase é uma prova online com um conteúdo referente ao Ensino Fundamental. São 70 questões no total (20 de Matemática, 20 de Português, 20 de Conhecimentos Gerais e 10 de Raciocínio Lógico).

Sede da UWC em Maastricht, na Holanda

Os candidatos selecionados nessa etapa fazem também uma redação. Após isso, ainda há uma entrevista online em vídeo. Já na última fase os finalistas passam por um fim de semana de convívio com os outros candidatos. Nessa etapa serão realizadas várias dinâmicas avaliativas. O resultado final será divulgado na primeira quinzena de junho de 2020.

Taxa de inscrição

O custo da taxa é de R$80 para as inscrições feitas até 29 de junho. Esse preço aumenta para R$ 100 para as que forem realizadas até 13 de julho. Por fim, para inscrições feitas até 28 de julho o valor da taxa é de R$ 120.

Podem pedir isenção os estudantes que possuem Número de Identificação Social (NIS) único e válido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O mesmo também é válido para candidatos que se enquadram em uma dessas situações:

• Estudantes de escola pública ou de escola privada com bolsa integral inseridos em família com renda mensal média de até um salário mínimo e meio;
  • Estudantes de escola pública ou de escola privada com bolsa integral inseridos em família com renda mensal média por integrante de até meio salário mínimo;

Requisitos para a bolsa

A seleção dos alunos bolsistas é feita pelos comitês nacionais e se baseia no desempenho dos candidatos no processo de seleção. Serão distribuídas bolsas de estudos integrais e parciais.

A maior parte das escolas do grupo oferecem aulas em inglês. No entanto, a fluência no idioma, apesar de desejada, não é considerado um requisito obrigatório.

Destinos

As 17 escolas do UWC ficam espalhadas por países como, por exemplo, Canadá, China, Itália, Bósnia e Herzegovina, Reino Unido, Tailândia, Costa Rica, Japão, Holanda, Estados Unidos, Noruega, Alemanha e Armênia.

Quer saber como se preparar para fazer o seu Ensino Médio no exterior com bolsa conquistando oportunidades como essa? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

07 Jun 2019

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024