Guardar dinheiro para viajar não é uma tarefa simples. Na verdade, podemos dizer que uma das partes mais difíceis de qualquer viagem, seja de férias ou intercâmbio, é conseguir economizar uma grana no dia a dia antes do fatídico dia do embarque. Apesar disso, se você se comprometer com o seu sonho, pode ir cortando alguma coisa aqui e outra ali para alcançar seu objetivo. Para ficar mais fácil, separamos 5 dicas de economia que vão te fazer poder contar com aquela reserva que faz toda a diferença! 

Guardar-dinheiro-para-viajar

Comece a comprar em sebos e brechós

É claro que todos gostamos da sensação de comprar coisas novas, sejam roupas ou livros. Apesar disso, alguns itens podem ser facilmente adquiridos por um preço bem mais baixo se forem comprados de segunda mão. Por exemplo, você pode procurar livros em sebos ou até emprestá-los. O mesmo vale para as roupas: por que você não dá uma olhada em alguns brechós vintage? Assim, você pode adquirir peças exclusivas, que não estão sendo usadas por todos ao seu redor! Além disso, ainda ajuda a preservar o meio ambiente!

Coma em casa faz toda a diferença na hora de guardar dinheiro para viajar 

É muito tentador sair para jantar depois de um longo dia, mas é muito mais barato se você tentar fazer comida em casa. Você pode até reunir seus amigos para jantar uma vez por semana! Isso não só é divertido, como também economiza grandes quantias de dinheiro a longo prazo. O mesmo vale para refeições menores, como o cafézinho ou os salgados. Leve sempre o seu lanche de casa!

Talvez seja uma boa ideia deixar a academia de lado

Se você estiver realmente disposto(a) a economizar dinheiro, talvez seja um bom negócio cancelar a sua matrícula na academia. Apesar disso, não precisa (e nem deve!) ficar sem praticar exercícios. Você pode sair para correr ou andar de bicicleta. Além de ser bem mais divertido, você não gasta praticamente nada.

Planeje sua vida social com antecedência

Você pode estar tentando economizar, mas não deixe que isso te impeça de sair de casa de vez em quando. Em vez disso, tente comprar os ingressos para shows antecipadamente, em vez de esperar o último dia. Geralmente fica bem mais barato! Além disso, você pode pesquisar quais eventos baratos (ou até mesmo gratuitos) vão acontecer perto de você!

Assim como no caso da comida, você também pode fazer alguns programas em casa mesmo. Chame os seus amigos e divida o valor das comidas e das bebidas. No fim das contas, fica bem mais em conta do que ir a bares ou festas.

Mude a forma como você compra no supermercado

A maneira mais fácil de realizar isso é não fazer compras quando está com fome. Isso sempre termina em um desastre, com você simplesmente comprando tudo o que vê. Em vez disso, tente separar um tempo para comparar preços. Você não precisa comprar a marca mais barata de todas, mas tampouco deve ir na mais cara só porque dizem que ela é a melhor. Além disso, comprar alimentos da época ajuda na economia e também é melhor para o meio ambiente!

Com essas dicas, vai ficar bem mais fácil guardar dinheiro para viajar e finalmente realizar seu sonho. Você vai ver que são atitudes simples mas que, a londo prazo, têm um impacto muito grande no orçamento. Quer ficar por dentro de tudo sobre esse mundo dos intercâmbios e viagens? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil e conheça o trabalho da nossa mentoria especializada.

E para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog  cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos