Seja indo para um intercâmbio ou a passeio, o ato de viajar de avião para o exterior tem tantas regras e esquemas que é quase uma ciência por si só. Se você não frequenta aeroportos, as políticas das companhias aéreas e os procedimentos de embarque podem ser totalmente confusos. Sendo assim, continue lendo para descobrir as melhores dicas para viagens aéreas internacionais — você vai aprender como sobreviver aos aeroportos, passar pela segurança e dizer adeus ao estresse!

Dicas para viajar de avião para o exterior

Dicas para bagagem em viagens aéreas internacionais

1. Leve seus próprios lanches! Quem disse que você tem que pagar caro em um sanduíche de ontem? Nesse caso, você não precisa levar só “besteiras”. Alguns lanches que vão manter sua fome sob controle e podem ser facilmente colocados na sua bagagem de mão incluem barras de cereal, amendoins e maçãs.

2. Se você gosta muito de café, leve café instantâneo na bolsa quando for viajar de avião para o exterior e peça água quente em um restaurante. É uma grande economia!

3. Leve sua própria garrafa de água e encha depois de passar pela segurança. Mas lembre das regras das empresas aéreas! Em geral, você só pode levar recipientes de 100ml. Mais do que isso e sua garrafa vai ser jogada fora!

4. Use “packing cubes”. Não só vai ocupar menos espaço, mas vai organizar suas roupas e maximizar o espaço que você tem na sua bagagem de mão.

5. Embale pequenos itens (como grampos de cabelo) em embalagens de Tic Tac vazias, assim você pode mantê-los organizados e com fácil acesso.

6. Organize sua bagagem de mão para evitar atrasos durante a checagem de segurança. Se os agentes não conseguirem identificar o que está em sua bolsa, eles podem te puxar de lado para inspecionar.

7. Embale suas joias e as coloque depois de passar pela segurança. Você não quer perder tempo tirando todas as suas joias para passar pelo detector de metais (e colocando todas elas depois de novo), não é?

4-viajar-de-avião-para-o-exterior
(Keith Pitts/Unsplash)

8. Se você tiver medicamentos que não se enquadram nas regras de bagagem de mão padrão, como insulina, certifique-se de declará-los no check-in para evitar problemas. Caso contrário, você pode ter que jogá-los no lixo. Você deve embalar os medicamentos prescritos em sua embalagem original e levar consigo uma receita médica.

9. Lembre-se de que alguns aeroportos são enormes, então você deve levar uma bagagem compatível com o seu nível de condicionamento físico/disposição. Viajar de avião para o exterior é cansativo e pode não ser divertido carregar uma mochila ou mala grande de mão por aí.

10. A cada voo, lembre que pode ser necessário despachar sua bagagem de mão de última hora devido a espaço insuficiente no avião. Sempre mantenha seus itens pessoais mais importantes, como dinheiro e seu telefone celular, em uma bolsa menor, separada da sua bagagem de mão, para o caso de precisar colocá-la no bagageiro.

Dicas para verificações de segurança em aeroportos

11. Tenha seu passaporte e passagem aérea em mãos. Procurar esses itens na bolsa só vai deixar você confuso e irritar aqueles que estão atrás na fila.

12. É sempre uma boa ideia usar sapatos fáceis de tirar para que você possa passar pela inspeção de segurança sem inconvenientes.

13. Mantenha sua bolsa com seus itens líquidos e seu computador acessíveis para que você não tenha que “cavar” para encontrá-los durante as longas filas na segurança.

14. Mantenha-se atualizado com o clima e as políticas dos aeroportos de ida e volta. Saiba exatamente que horas você precisa estar lá, e esteja ciente também de qualquer alteração nos requisitos da segurança do aeroporto, para evitar atrasos antes do embarque.

3-viajar-de-avião-para-o-exterior
(Erik Odiin/Unsplash)

15. Seja paciente, gentil e atencioso com a tripulação de voo e os funcionários do aeroporto. Voar pode ser um momento estressante para todos, e eles costumam lidar com pessoas em seus piores dias. Não seja essa pessoa!

16. Faça o check-in online e deixe seu cartão de embarque salvo no celular. Geralmente você pode ir direto para a fila de segurança se tiver seu cartão de embarque. Deixá-lo pronto no celular ajuda a economizar no papel e ainda diminui consideravelmente os riscos de perda (a não ser que você dê um jeito de sumir com seu celular).

17. Não há necessidade de correr para o portão de embarque assim que abrirem. Seu assento não vai a lugar nenhum e eles geralmente iniciam o embarque entre 20 e 30 minutos antes da decolagem. No entanto, também não vá para o portão tarde demais: depois de fechado, não tem mais como passar, e nem adianta chorar!

18. Os portões podem mudar. Sendo assim, mantenha-se informado sobre o seu voo verificando os monitores com frequência e nunca hesite em pedir orientação e informações aos funcionários das companhias aéreas.

Dicas para viagens longas

19. Leve um travesseiro de pescoço para apoiar sua cabeça e tirar uma soneca mais confortável quando for viajar de avião para o exterior .

20. Para voos muito longos, use meias de compressão para ativar a circulação e evitar pernas inchadas.

21. Fones de ouvido com cancelamento de ruído são seus melhores amigos no caso de um bebê chorando ou apenas companheiros de voo barulhentos.

22. Leve creme para as mãos e protetor labial para compensar o ar seco do avião.

23. Não tenha medo de conversar com seus companheiros de voo! Você nunca sabe quem vai conhecer e conversar com outras pessoas pode tornar o voo mais rápido e agradável.

1-viajar-de-avião-para-o-exterior
(Suhyeon Choi/Unsplash)

24. Vista o máximo de camadas de roupa que puder para ter mais espaço na bolsa e se manter aquecido (os aviões costumam ser bem frios). Uma jaqueta enrolada também é um travesseiro decente, caso sua companhia aérea não forneça um.

25. Sempre tenha algum dinheiro e cartões ​​ao seu alcance para estar preparado (a) para qualquer ocasião que possa surgir quando for viajar de avião para o exterior.

Quer descobrir mais hacks para quando for viajar de avião para o exterior?

Então ouça o episódio #149 do nosso podcast, o “Tudo Sobre Intercâmbio”:

Intercâmbio com a UDI

Depois dessas dicas você já está pronto(a) para viajar de avião para o exterior. Agora, basta você encontrar uma oportunidade internacional! Para isso, você pode contar com todo o suporte da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.