6 coisas para fazer antes de viajar

Viajar é realmente muito bom. Mas antes de colocar o pé na estrada você deve realizar alguns preparativos para que não tenha nenhuma dor de cabeça no decorrer do seu trajeto e da sua estadia fora do país. Para te ajudar a se organizar, listamos aqui os 6 coisas para fazer antes de viajar. E atenção: elas são inegociáveis! Ou seja, dependendo do seu destino, você precisa gastar seu tempo com isso. Confira agora sobre o que estamos falando.

6 coisas para fazer antes de viajar

Tirar seu passaporte

Antes de começar a colecionar selos coloridos do mundo todo, você precisa tirar seu passaporte. Abra o pedido vários meses antes da data do seu voo, especialmente se você precisar de vistos de embaixadas estrangeiras. Embora o processo de passaporte seja geralmente bastante simples, às vezes questões burocráticas atrapalham e fazem com que tudo demore muito mais.

Dar entrada nos vistos

Cada país tem exigências diferentes quando se trata do visto. No entanto, no fim das contas o processo acaba sendo igual para todos: tedioso e demorado. Antes de viajar, pesquise se o país para o qual você vai exige um visto de estadia. Caso precise, descubra também qual o tipo de visto que você vai precisar. Se você for estudar ou fazer estágio por mais de um semestre, por exemplo, pode ser necessário se inscrever para um visto de estudante.

coisas-para-fazer-antes-de-viajar O processo de emissão dos vistos e do passaporte pode ser demorado.

Ir ao médico

Essa é uma das coisas para fazer antes de viajar que você precisa dar toda sua atenção.  Afinal, ninguém quer viajar doante né? Essa etapa pode não ser divertida mas pense no quão pior deve ser ter que ir ao médico em um lugar completamente novo. Faça um check-up para ter certeza de que está tudo certo com a sua saúde. Além disso, verifique as vacinas necessárias para viajar. Tente não deixar isso para última hora, pois algumas delas precisam de uma ou duas semanas para entrar em ação!

Descobrir como entrar em contato com as pessoas aqui no Brasil

Mesmo se você estiver viajando para se afastar de tudo, é importante saber como entrar em contato com amigos e familiares em casa. Além disso, é bom ligar e informar aos seus pais que você chegou em segurança ao seu destino. Hoje em dia, com a internet, o WhatsApp e o Skype facilitaram muito o processo de manter contato. Também é bom verificar com a sua operadora se seu plano de celular funciona lá fora. Pode ser que você precise falar com alguém no Brasil e não tenha internet no momento.

Aprender sobre o seu destino

Não importa o quanto você seja legal e mente aberta, provavelmente vai sofrer um choque cultural. Por mais que você pesquise, nada vai mudar isso. No entanto, é sempre bom estar preparado(a) e saber como explorar e aproveitar a viagem. Pesquise sobre os lugares que você deseja visitar, os festivais que acontecerão durante o tempo em que você estiver lá fora e os eventos dos quais você pode participar. Além disso, leia sobre a cultura. Se o país for mais tradicional, talvez você precise levar roupas adequadas.

coisas-para-fazer-antes-de-viajar O que você leva na viagem também é muito importante.

Arrumar as malas

Essa etapa é meio óbvia, mas vale a pena pensar um pouco mais nela. Assim como no item anterior, você pode pesquisar com antecedência sobre o destino e descobrir o que você precisa levar. Saiba sobre o clima e os costumes do local e separe as roupas de acordo com essas informações. Além disso, investigue se compensa deixar para comprar algumas peças mais baratas por lá e deixe espaço para os souvenirs que for trazer. Por fim, invista em malas práticas: compre uma mochila resistente e outro tipo de bagagem que você possa carregar com facilidade, em qualquer ambiente.

Prestando bastante atenção nessas 6 coisas para fazer antes de viajar, é bem provável que sua viagem aconteça com bem menos imprevistos. Você ainda está em busca da sua experiência no exterior? A nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog? Então cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

22 Nov 2019