Notas na universidade: por que elas são importantes?

Ir para a graduação é muito parecido com jogar videogame. O início é fácil mas de repente o nível de dificuldade aumenta e você passa a ter muito mais responsabilidades. E o seu nível de desempenho na facul será medido através das notas que você irá tirar nas provas e trabalhos ao longo do curso. Então vamos te dar agora 6 razões que provam porque você deve correr atrás de boas notas na universidade.

Validação da excelência acadêmica

Uma das razões mais óbvias para obter boas notas é simplesmente ter provas escritas e validadas do seu bom desempenho acadêmico. Isso é especialmente importante pra quem pretende continuar os estudos após o fim da graduação já que boas notas são parte importante do processo de seleção dos melhores cursos de pós-graduação no mundo.

Melhores vagas de trabalho

Boas notas podem, em alguns casos, ajudar na busca das melhores vagas de trabalho. Isso se aplica especialmente entre as profissões com alta carta de competitividade de candidatos. Muitas vagas de trabalho chegam até a estabelecer o desempenho acadêmico dos candidatos como critério de eliminação.

A melhor versão de si mesmo

Além de as notas serem provas de suas realizações, também podem funcionar como uma ferramenta para o seu próprio desenvolvimento profissional e pessoal. Elas podem ser uma maneira perfeita para você definir metas e padrões do que gostaria de obter de cada disciplina na universidade.

Meça seu sucesso

As notas funcionam como medidas. Elas ensinam como atingir metas, entregar as coisas em tempo e ter sucesso em seu trabalho. Suas notas, além de bom desempenho acadêmico, também indicam foco e disciplina profissional.

Aproveite ao máximo sua experiência universitária

Lembre-se de que você é um dos poucos sortudos da Terra com o privilégio de frequentar uma universidade e fazer parte de uma comunidade acadêmica global. Sim, a grande maioria das pessoas no mundo ainda não consegue acessar essas mesmas oportunidades.

Então faça a sua chance valer a pena. Seja grato pelo privilégio de ter acesso à uma oportunidade educacional e procure se destacar. As suas notas na universidade são também um atestado de que você reconhece e honra a sua conquista.

E as notas ruins?

Apesar de todos os esforços, nem sempre conseguimos o que desejamos. Por isso é importante entender que notas ruins não significam o fim da nossa carreira ou da busca pelos nossos objetivos. Entenda: suas notas devem ser uma ferramenta de medição e feedback para você e seus professores.  Então não pense que por não conseguir as melhores notas você não poderá conquistar um bom trabalho. Nem tudo é sobre isso! As notas podem sim te ajudar a encontrar um bom emprego, mas elas não são o único fator importante.

Como andam as suas notas na universidade? Ou se você ainda não chegou na graduação, qual é a importância que você dá pra isso? Deixe sua opinião aqui nos comentários. E lembre-se: preparação é a chave para o sucesso, tanto antes de conquistar sua vaga na universidade quanto depois.

Universidade do Intercâmbio

Quer encontrar a sua oportunidade dos sonhos no exterior? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

11 Jun 2019