BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Instituto Karolinska: uma das melhores do mundo em Medicina

Muitas pessoas associam estudar Medicina no exterior com ir para universidades pouco confiáveis depois de não passar no vestibular aqui no Brasil. Porém, essa não precisa ser a realidade. Na verdade, os melhores cursos de Medicina e ciências da saúde do mundo são internacionais. Uma das principais referências no ramo é o Instituto Karolinska (IK), na Suécia. Hoje vamos te explicar por que essa universidade vale a pena! 

O que é o Instituto Karolinska?

Pode ser que o Instituto Karolinska não seja tão famoso no Brasil quanto grandes nomes como Oxford ou Harvard.  Porém, se você quer estudar Medicina ou outra disciplina na área de saúde, pode ter certeza que vai ouvir falar nesse nome.

Isso porque esta universidade sueca, localizada em Solna, na região metropolitana de Estocolmo, é uma das melhores do mundo quando o assunto é ciências da saúde. O Instituto foi criado em 1810 pelo rei Karl XIII como um centro de treinamento para cirurgiões do exército.

Naquela época, muitos soldados suecos morriam na guerra por não serem atendidos de maneira apropriada. Para que isso não acontecesse mais, o rei decidiu corrigir esse problema criando o Instituto Karolinska. Já no ano seguinte a instituição ganhou autorização para treinar outros tipos de médicos e, em 1816, era respeitada no ramo.

Ainda assim, o Instituto Karolinska só se tornou uma universidade de fato, capaz de emitir diplomas, em 1861. Hoje, a universidade é uma referência nacional e mundial. O IK é responsável por 40% das pesquisas médicas da Suécia e forma 30% dos médicos do país.

Instituto Karolinska(Foto:Holger.Ellgaard/Wikimedia Commons)

Por que estudar no Instituto Karolinska?

Agora que você já sabe o básico sobre o Instituto Karolinska deve estar se perguntando: por que estudar lá e não em qualquer outra boa universidade internacional? Nós separamos algumas razões que tornam esta instituição sueca muito vantajosa para aqueles que querem estudar áreas de saúde no exterior:

1. É uma referência na área de saúde

O Instituto Karolinska é, atualmente, a 7.ª melhor universidade do mundo para estudar Medicina e Ciência da Saúde. Segundo o QS World University Rankings by Subject, a instituição está entre as 10 melhores do ramo desde 2017, quando a lista foi criada.

Os principais destaques vão para o curso de Odontologia, melhor do mundo na avaliação QS de 2022, e o de Medicina, classificado como o 12.º melhor do planeta e o 5.º melhor da Europa. Enfermagem e Farmácia também tiveram bons desempenhos.

Além das boas classificações nos campos específicos, o Instituto Karolinska também vai bem nos rankings gerais. É o caso do THE World University Rankings, que indica a universidade sueca como a 39.ª melhor do mundo.

LEIA TAMBÉM — Conheça quais são as 100 melhores universidades do mundo em 2022

2. É a casa do prêmio Nobel de Medicina

Todo mundo conhece o prêmio Nobel, que reconhece grandes cientistas, escritores e humanitários. Mas você sabia que o Instituto Karolinska é um dos organizadores do prêmio? Desde 1901 a universidade é responsável por selecionar os ganhadores do prêmio Nobel de Medicina e de Psicologia.

Além de conceder o prêmio, alguns membros da universidade também já foram agraciados com um Nobel na área de Medicina ou Psicologia. Na verdade, dos oito ganhadores suecos dessa área, cinco estão vinculados ao Instituto Karolinska. Até hoje, os ganhadores são:

  • Hugo Theorell — ganhou o Nobel em 1955 por descobrir a natureza e o funcionamento das enzimas de oxidação
  • Ragnar Granit — venceu o prêmio com seus companheiros de pesquisa em 1967 por descobertas sobre processos visuais no âmbito da química e da fisiologia;
  • Ulf von Euler — foi premiado em conjunto com no ano de 1970 por descobertas sobre transmissores humorísticos;
  • Sune Bergström e Bengt Samuelsson — ganharam o Nobel em 1982 por descobertas sobre prostaglandinas.

3. É altamente especializada na área

Geralmente, as universidades têm cursos de várias áreas diferentes, certo? Em Harvard, por exemplo, você pode estudar Medicina, Direito, Negócios, Literatura e muitas outras disciplinas. O mesmo vale para a maioria das instituições de renome internacional.

Porém, o mais comum é que nem todos os cursos consigam manter o mesmo patamar e algumas áreas são mais respeitadas que outras dentro das universidades. Mas, no caso do Instituto Karolinska, esse não é um problema. Isso porque ele é uma instituição inteiramente dedicada ao estudo de medicina e ciências da saúde.

Por lá você encontra cursos de graduação, mestrado e doutorado inteiramente voltados para o ramo da saúde. A grande vantagem de toda essa especialização é que o IK consegue manter níveis muito elevados em todas as disciplinas que oferece.

4. Valorização no mercado de trabalho

O Instituto Karolinska é conhecido por ter professores altamente especializados, que conduzem pesquisas de ponta nas áreas de ciências da saúde. Além disso, o método de ensino de lá promove uma participação ativa dos alunos.

Tudo isso somada a grande reputação do Instituto faz com que um diploma da instituição seja bastante valorizado. De acordo com dados da própria escola, 92% dos seus ex-alunos estão empregados.

Outro caminho comum entre quem se forma pelo Instituto Karolinska é seguir no ramo da pesquisa. É possível fazer cursos de doutorado na universidade em diversos ramos e sem pagar nada por isso.

5. É possível estudar em inglês

Uma das dificuldades de estudar no exterior é ter que lidar com uma língua diferente da nossa. As instituições internacionais costumam oferecer seus cursos no idioma do país onde elas ficam. Ou seja, no caso da Suécia, a maioria das opções, incluindo o curso de medicina, são lecionadas em sueco.

Porém, se você deseja fazer uma graduação em biomedicina ou um mestrado na área de saúde, o Instituto Karolinska tem opções para você. Ao todo são 10 cursos de mestrado e um curso de graduação lecionados inteiramente em inglês:

  • Programa de Bacharelado em Biomedicina;
  • Programa de Mestrado Conjunto em Informática em Saúde;
  • Programa de Mestrado em Bioempreendedorismo;
  • Programa de Mestrado em Biomedicina;
  • Programa de Mestrado em Saúde Global;
  • Programa de Mestrado em Economia, Política e Gestão da Saúde;
  • Programa de Mestrado em Técnicas Moleculares em Ciências da Vida;
  • Programa de Mestrado em Ciências da Nutrição;
  • Programa de Mestrado em Ciências da Saúde Pública;
  • Programa de Mestrado em Toxicologia;
  • Programa de Mestrado em Fisiologia e Farmacologia Translacional.

Quais são as especialidades do Instituto Karolinska?

O Instituto Karolinska ganhou fama por seu bom desempenho no ensino e pesquisa em Medicina. Porém, a instituição é referência em diversas áreas no campo da saúde. Sua maior especialidade, atualmente, é o curso de Odontologia, mas são dezenas de cursos oferecidos

Em 2022, o IK tem 46 programas, entre cursos de graduação, mestrados e pós-graduações lato sensu. Alguns programas são bastante específicos como enfermagem especializada em raio-X ou em atendimento em ambulância. 

Porém, uma coisa que é preciso destacar é que a maioria dos cursos ofertados pelo Instituto Karolinska são em sueco. Ou seja, para aproveitar os cursos de graduação mais reconhecidos da universidade você terá que dominar o idioma.

As melhores opções para quem domina o inglês é investir em uma pós-graduação no IK. Além dos cursos de mestrado lecionados no idioma, os projetos de PhD também podem ser apresentados em inglês.

 

Como entrar no Instituto Karolinska?

Atualmente o Instituto Karolinska tem mais de 8.500 alunos, sendo que quase 4.500 deles estudam nos cursos de Bacharelado ou Mestrado. Para se tornar parte desse corpo docente é preciso participar de um processo seletivo, porém, o formato de ingresso varia conforme o tipo de curso que você escolher.

Cursos de graduação e mestrado

Alunos internacionais são bem vindos nos cursos de graduação do IK. Porém, com exceção do programa de Biomedicina, todos eles são lecionados em sueco. Por isso, para se candidatar, é preciso comprovar domínio no idioma, além de ter um certificado de proficiência em inglês.

O processo de seleção dos estudantes internacionais é feito de maneira similar ao dos alunos suecos. As inscrições são feitas por um portal único de aplicação, o Antagning. Lá, são consideradas tanto suas notas durante o Ensino Médio quanto seu desempenho na prova Högskoleprovet, similar ao nosso Enem.

Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de  900 coroas suecas, ou cerca de 85 euros (450 reais). Antes de fazer isso, é necessário verificar se você atende aos requisitos mínimos para fazer ensino superior no país, que são:

  • Ter completado o Ensino Médio no seu país de origem;
  • Dominar o sueco e o inglês;
  • Cumprir os requisitos dos programas, que geralmente pedem notas mínimas em um curso do Ensino Médio sueco. É possível conseguir essa nota fazendo um Komvux, que é uma espécie de curso de educação básica para adultos.

No caso dos cursos de mestrado, basta ter um curso de bacharelado completo no Brasil e cumprir com os requisitos específicos do curso. As inscrições são feitas online tanto para os cursos em sueco quanto para os que são lecionados em inglês. O que muda é a plataforma, já que os cursos em inglês estão disponíveis no portal UniversityAdmissions.se.

Cursos de doutorado

Assim como acontece no Brasil, o processo de seleção para os cursos de doutorado no Instituto Karolinska é bem diferente do que ocorre na graduação. Geralmente, é preciso entrar em contato com um possível orientador na universidade e submeter um projeto de pesquisa para a seleção.

Os processos seletivos envolvem várias etapas. Para ser selecionado você terá que ser capaz de relacionar a sua pesquisa com a do(a) professor(a) que vai te orientar, montar um plano de estudo individual entre outras coisas. Alguns requisitos que se repetem em todos os programas são:

  • Diplomas anteriores (mestrado e graduação);
  • Histórico escolar;
  • Ficha de inscrição para a vaga;
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Currículo.

Quanto custa estudar na casa do prêmio Nobel?

Com toda essa reputação, não seria estranho imaginar que o Instituto Karolinska seria muito caro, certo? Mas a verdade é que, em alguns casos, você pode estudar em uma das melhores faculdades do campo de saúde do mundo sem pagar nada por isso.

Por ser uma universidade pública, o Instituto Karolinska não cobre nenhum tipo de tarifa dos cidadãos da Suécia nem da União Europeia. Ou seja, se você tem dupla cidadania portuguesa ou italiana, por exemplo, você também não precisa pagar nada para estudar por lá.

Por outro lado, se você tem apenas a nacionalidade brasileira poderá ter que pagar uma taxa dependendo do curso que você fizer. Todos os alunos de PhD do Instituto estão isentos de tarifas, independente da nacionalidade. O mesmo vale para intercambistas que vão fazer apenas parte de seus estudos por lá.

Já se você quiser estudar toda a sua graduação ou mestrado no Instituto Karolinska, vai ter que pagar uma taxa anual para cobrir seus estudos. Essa taxa pode ser dividida em até quatro vezes. Os valores exatos variam por curso, mas giram em torno de 15 a 20 mil euros por ano.

Por sorte, se você quiser ingressar em um programa de mestrado na instituição é possível concorrer a bolsas de estudos que cobrem as suas anuidades. Já se o seu sonho é fazer medicina por lá, infelizmente, não existem bolsas de estudo disponíveis e o valor total, pelos 6 anos de curso é de 1.560 000 coroas suecas, ou quase 800 mil reais. 

Como se preparar para estudar fora?

Se você quer estudar no Instituto Karolinska ou em qualquer outra das melhores universidades do mundo, saiba que isso é possível. Para conseguir, basta ter conhecimento, estratégia, preparação e, claro, se esforçar.

Se você está disposto(a) a dar o seu melhor para conquistar uma vaga no exterior, o M60 é o lugar ideal para você. Isso porque o nosso programa te dá acesso a mais de mil aulas gravadas e encontros online com especialistas em intercâmbio.

Na M60, você ganha todo conhecimento que precisa para se preparar para os melhores 63 tipos de intercâmbio que existem. Isso sem contar o suporte 24 para tirar todas as suas dúvidas e a plataforma exclusiva de bolsas!

Com tudo isso, você vai saber montar a estratégia ideal para você entrar no Instituto Karolinska ou onde você quiser. O primeiro passo para realizar esse sonho é fazer o teste de perfil clicando aqui.

teste-de-perfil

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

14 Jun 2022

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024