Fazer pós-graduação no exterior é o sonho de muita gente. Mas, depois do mestrado, surge a dúvida entre doutorado e PhD, uma vez que não temos esse último aqui no Brasil. A verdade é que as duas modalidade têm mais aspectos semelhantes do que diferentes. Mas, se você quer saber quais são as peculiaridades de cada um, explicamos isso nesse texto. Confira!

Doutorado e PhD: o que difere e o que aproxima as modalidades

O que é um PhD?

PhD é a abreviação para o título de Doutor em Filosofia (“Doctor of Philosophy”, em inglês ou “philosophiae doctor”, em latim). Ele é um diploma de alto nível, que pode ser obtido após um período de três ou mais anos de estudo de pós-graduação, culminando na criação, submissão, apresentação e defesa de uma dissertação ou tese de pesquisa.

Apesar do nome, que realmente pode confundir, o PhD não tem ligação direta com o curso de Filosofia. Em vez disso, ele está relacionado com um sentido mais antigo do termo. De acordo com o dicionário Michaelis, o significado principal de Filosofia é o “amor à sabedoria e ao conhecimento, através da procura permanente da verdade”. De fato, ela vem da junção de duas palavras gregas: “filos” (φίλος), que quer dizer “amor” ou “que é amado”, e “sophía” (σοφία), que exprime “conhecimento” e “sabedoria”.

Sendo assim, o PhD pode ser obtido em qualquer área de estudo, desde Medicina até Comunicação ou Direito. Nos países que usam a titulação de PhD, inclusive, é quase obrigatório possuir um diploma nessa modalidade para ser professor(a) ou pesquisador(a)em uma universidade. 

livros-doutorado-e-phd

O que é um doutorado?

Um doutorado, no caso brasileiro, é um dos últimos níveis de graduação que uma pessoa pode conseguir (depois dele vem apenas o pós-doutorado, que não chega a ser um curso propriamente dito). Ele é cursado entre quatro ou cinco anos após o mestrado, sendo finalizado com a apresentação e defesa de uma tese, que reflete a pesquisa desenvolvida durante o curso e deve agregar novos conhecimentos à área de estudo.

Para entrar em um doutorado nas universidades brasileiras, o processo seletivo é feito em três etapas: o envio e a avaliação de um projeto de pesquisa, a análise do currículo do(a) candidato(a), e, por fim, uma entrevista. Alguns programas de pós-graduação também podem exigir uma prova de conhecimentos e um teste de proficiência em língua estrangeira (geralmente inglês, francês ou espanhol).

No exterior, ainda existe uma modalidade diferente de doutorado, que é o doutorado profissional. Nesse caso, apesar de também envolver pesquisa, ele tem um caráter mais prático (ou aplicado), uma vez que busca desenvolver novas tecnologias ou práticas para o mercado de trabalho.  

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Hello (@andotherlawstories) em

Mas afinal, quais são as diferenças?

Como dissemos anteriormente, as diferenças entre doutorado e PhD são poucas. A divergência mais palpável é o tempo de estudos: enquanto um doutorado pode demorar entre 4 ou 5 anos, um curso de PhD tem geralmente 3. Uma outra diferença, com menos impacto, é que em alguns programas de PhD os estudantes podem ter até dois orientadores, o que não é muito comum nos doutorados aqui do Brasil. 

Além disso, demora mais para um estudante brasileiro chegar a um doutorado (ou PhD) do que um europeu. Enquanto os alunos e alunas do Brasil passam de quatro a seis anos na graduação e mais um ano e meio ou dois no mestrado para então chegarem ao doutorado/PhD, os europeus passam primeiro pela licença, que dura três anos, depois pelo mestrado (que também são dois anos, como no Brasil), e então vão para o PhD. Sendo assim, os brasileiros demoram pelo menos seis meses a mais estudando para chegar ao doutorado.

Intercâmbio com a UDI

Agora você já sabe qual é a diferença entre doutorado e PhD? Então já pode fazer o seu teste de perfil (clicando aqui) para começar a se preparar para conquistar sua vaga em uma pós-graduação no exterior. A nossa mentoria especializada pode te ajudar em todo esse processo!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.