Sem dúvidas, a Universidade de Harvard é uma das instituições de ensino mais renomadas do mundo. Mas será que  você realmente a conhece bem? Separamos algumas informações para que você fique por dentro dessa que é uma das instituições de ensino superior mais icônicas do mundo. 

100 cursos online e gratuitos de Harvard com certificado 

Por que Harvard é uma das universidades mais prestigiadas do mundo?

Não dá para negar que Harvard tem uma longa história. A instituição já tem 382 anos, tendo sido fundada ainda em 1636, na cidade de Cambridge, pela Assembleia Estadual de Massachusetts. Só para exemplificar, a cidade de Curitiba (PR), com 359 anos de fundação, é mais nova que a universidade americana. 

MIT vs. Harvard: qual é a melhor?

O nome da Universidade de Harvard vem do ministro John Harvard de Charlestown, que deixou sua biblioteca e metade de sua propriedade para a instituição após sua morte, em 1638. Até hoje uma escultura do ministro toda feita em bronze fica exposta no pátio em frente ao prédio da reitoria do Harvard College, uma das faculdades da universidade. 

Estátua de John Harvard no campus da Harvard University. Estátua de John Harvard

Mas por que a Universidade de Harvard tem tanto prestígio, afinal? Antes de mais nada, ter o registro da instituição no currículo já é um grande feito. Por exemplo, 150 ganhadores do prêmio Nobel já passaram pelos corredores da universidade como estudantes, professores ou funcionários. O prêmio Pulitzer, por sua vez, foi entregue 39 vezes a ex-alunos e funcionários da instituição. Além disso, 8 ex-presidentes dos Estados Unidos e 62 bilionários também já estudaram por lá.

Todo esse prestígio se traduz no ótimo desempenho da Universidade de Harvard nos principais rankings internacionais de avaliação universitária. No QS World University Rankings 2021, por exemplo, a instituição ocupa a 3ª posição entre as melhores universidades do mundo, atrás apenas do MIT e de Stanford, também nos EUA.

Já na avaliação da Times Higher Education (THE), também de 2021, Harvard também se classifica como a terceira melhor universidade do mundo, atrás da Universidade de Oxford, no Reino Unido; e (mais uma vez) da californiana Stanford. 

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

Quais são os cursos oferecidos em Harvard?

A Universidade de Harvard é composta por 12 escolas. Nessas repartições são ministrados todos os cursos oferecidos, com cerca de 22 mil alunos no total. As escolas da instituição são:

  • Escola de Medicina Odontológica
  • Escola de Divindade
  • Faculdade de Artes e Ciências
  • Escola de Pós-Graduação de Artes e Ciências
  • Escola de Pós-Graduação de Design
  • Escola de Pós-Graduação de Educação
  • Faculdade de Engenharia e Ciências Aplicadas John A. Paulson
  • Escola de Governo John F. Kennedy
  • Escola de Direito
  • Escola de Medicina
  • Escola T.H. Chan de Saúde Pública
  • Escola de Negócios
  • Instituto Radcliffe para Estudos Avançados
  • Harvard College
  • Divisão de Educação Continuada

No Harvard College, a escola de graduação da instituição com foco em Artes Liberais e Ciências, são oferecidas mais de 3.700 disciplinas em 50 áreas de estudos chamadas de concentrações, e várias delas são interdisciplinares. Confira abaixo todas as concentrações disponíveis na instituição:

Artes e Humanidades

Arte; Cinema e Estudos Visuais; Clássicos; Literatura Comparada; Estudos do Leste Asiático; Inglês; Folclore e Mitologia; Línguas e Literaturas Germânicas; História e Literatura; História da Arte e Arquitetura; Linguística; Música; Línguas e Civilizações do Oriente Próximo; Filosofia; Religião; Línguas e Literaturas Românicas; Línguas e Literaturas Eslavas; Estudos do Sul da Ásia; Teatro, Dança e Mídia.

Engenharia e Ciências Aplicadas

Engenharia e Ciências Aplicadas; Matemática Aplicada;Engenharia Biomédica; Ciência da Computação; Engenharia Elétrica; Ciências da Engenharia; Engenharia e Ciência Ambiental; Engenharia Mecânica.

Ciências Sociais

Estudos Africanos e Afro-Americanos; Antropologia; Economia; Governo; História; História e Ciência; Psicologia; Estudos Sociais; Sociologia; Estudos de Gênero e Sexualidade.

Ciências 

Astrofísica; Biologia Química e Física; Química; Química e Física; Ciências Planetárias e da Terra; Ciência Ambiental e Políticas Públicas; Biologia Regenerativa e do Desenvolvimento Humano; Biologia Evolutiva Humana; Biologia Integrativa; Matemática; Biologia Molecular e Celular; Neurociência; Física; Estatistica.

Como é estudar em Harvard?

Apesar de a sede da instituição ser no Harvard Yard em Cambridge, as instalações da universidade se dividem também pelos bairros de Allston e Logwood. A matriz ocupa uma área de mais de dois mil quilômetros quadrados. Lá ficam os escritórios, bibliotecas e prédios de salas de aula.

Assim como na sede, a área de Allston também conta com prédios de salas aula, como os da Escola de Negócios, por exemplo. Além disso, lá fica a maior parte das instalações de atletismo da universidade, como o Harvard Stadium, que tem capacidade para mais de 30 mil pessoas.

universidade-de-harvard

Já em Longwood fica a parte da instituição voltada para a Saúde, como as escolas de Medicina Odontologia e a Escola T.H. Chan de Saúde Pública. Fora de Cambridge, Harvard opera unidades também em Washington, D.C. e até em Florença, na Itália; e em Xangai, na China.

Os alunos do primeiro ano da Universidade de Harvard vivem em dormitórios com quartos compartilhadas (normalmente por duas pessoas) adjacentes ao Harvard Yard, e fazem a maioria das refeições no Annenberg Hall. Os dormitórios têm uma grande variedade de arranjos de quarto que variam de quartos duplos a suítes maiores. Ou seja, alguns alunos têm seus próprios banheiros, mas a maior parte dos estudantes compartilha um banheiro comum. Existem ainda algumas (poucas) opções de quartos individuais.

Além de ter companheiros de quarto, cada calouro faz parte de um grupo conhecido como entryway, que consiste de 20 a 40 alunos que dividem um andar ou seção dentro de seu dormitório. Cada um desses grupos conta com um estudante responsável por inspecionar o andar; fornecer orientação acadêmica, pessoal e social; e planejar eventos e atividades.

Como funcionam os dormitórios das universidades americanas?

No final do primeiro ano do curso, os estudantes são alocados em uma das 12 Harvard Houses: Eliot, Kirkland, Winthrop, Dunster, Mather, Leverett, Quincy, Adams, Lowell, Pfohozeimer, Currier e Cabot. Cada casa acomoda entre 350 e 500 alunos e ajuda a criar uma comunidade unida dentro da universidade.

Quanto custa a mensalidade da universidade de Harvard? 

As mensalidades da Universidade de Harvard são altas tanto para estudantes nacionais quanto para estudantes estrangeiros. Para um ano de graduação, o valores cobrados são os seguintes:

Mensalidades $44.990
Taxas acadêmicas $ 3.959
Acomodação $ 10.300
Alimentação $ 6.360
Total $ 65.609

No nível de pós-graduação, os valores também são altos, com uma média aproximada de 50 mil dólares por ano, mas esse total pode aumentar ou diminuir de acordo com a área de estudo.

A boa notícia é que a Universidade de Harvard é uma das instituições de ensino superior mais generosas dos Estados Unidos no que diz respeito à bolsas de estudos, tanto a nível de graduação quanto de pós-graduação, oferecendo bolsas que podem checar a cobrir 100% dos custos. 

10 universidades americanas com as melhores bolsas para estudantes estrangeiros

Só para você ter uma ideia, todos os estudantes, americanos e internacionais, que recebem auxílio financeiro da instituição têm um subsídio de viagem incluído no valor da bolsa para ajudar a cobrir os custos de viagem de ida e volta para Cambridge. 

Como um brasileiro pode entrar em Harvard?

Os processos de admissão e ajuda financeira na Universidade de Harvard são iguais para todos os candidatos, independentemente da nacionalidade. Os requisitos de inscrição também são os mesmos para todos, não importando se o aluno frequentou o ensino médio dentro ou fora dos EUA.

Todos os candidatos do primeiro ano devem fazer sua inscrição através de uma dessas três plataformas: Common Application, Universal College Application ou Coalition Application. Além disso, também devem providenciar uma série de documentos suplementares, como diploma e histórico escolar do ensino médio; e cartas de motivação e recomendação.

Ao contrário do que muita gente pensa, a Universidade de Harvard não exige o envio de teste de proficiência em inglês para candidatos da graduação (isso é obrigatório apenas na pós-graduação). Mas obviamente ter um bom conhecimento de inglês é essencial para ter uma experiência bem-sucedida na instituição. E claro, se você quiser enviar um teste de proficiência, mesmo não sendo obrigatório, não há nenhum problema.

11 universidades mais seletivas dos EUA

Não há cotas ou limites de qualquer tipo em qualquer momento do processo de admissão. Isso significa que todos os alunos são considerados no mesmo nível para todas as vagas na turma de entrada, independentemente da cidadania ou da escola que estudaram. O mesmo vale também para o auxílio financeiro. 

universidade-de-harvard-2

A universidade cobra uma taxa de inscrição para a aplicação, mas se o candidato tiver dificuldade para pagar, é possível solicitar isenção através da plataforma utilizada para fazer o processo. Mas nesse caso, é imprescindível atender aos respectivos indicadores de necessidade econômica. Caso você não atenda a esses critérios ou opte por fazer sua aplicação através do Universal College Application, será necessário preencher um formulário de solicitação de isenção da taxa. Lembrando que isso não prejudicará em nada a sua aplicação.

Quem já se formou em Harvard?

Pelos corredores da Universidade de Harvard já passaram diversos nomes proeminentes do mundo das Artes, Ciência, Esporte, Negócios e Literatura. A lista de ex-alunos famosos é enorme! Confira alguns deles abaixo:

  • Darren Aronofsky (Cineasta, roteirista e produtor)
  • Al Gore (Vice-presidente dos EUA, ativista e vencedor do Nobel)
  • Damien Chazelle (Cineasta e roteirista)
  • Matt Damon (Ator)
  • Mark Zuckerberg (Fundador do Facebook)
  • Tommy Lee Jones (Ator)
  • Ryan Fitzpatrick (Jogador de futebol americano)
  • Natalie Portman (Atriz)
  • Nathan Blecharczyk  (Cofundador do Airbnb)
  • Eduardo Saverin (Empreendedor brasileiro que foi um dos cofundadores do Facebook )
  • Barack Obama (Ex-presidente dos EUA)
  • William S. Knowles (Químico ganhador do Nobel)
  • George W. Bush (Ex-presidente dos EUA)
  • Ruth Bader Ginsburg (Ex-juíza da Suprema Corte dos EUA)
  • Mario Capecchi (Geneticista mocelular ganhador do Nobel de Medicina)

Universidade do Intercâmbio

Gostou de saber mais sobre a Universidade de Harvard e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!