Se cafés aconchegantes e casas cercadas de canais são coisas que te atraem, temos uma boa notícia: a Holanda pode ser o lugar certo para você! Além disso, o país tem diversos outros atrativos, tanto culturais quanto acadêmicos. Sabia, por exemplo, que algumas das melhores universidades da Europa são holandesas? Deu vontade de saber mais sobre o país? Então confira agora 4 motivos para fazer seu intercâmbio na Holanda.

Alta oferta de cursos em inglês

Após o Reino Unido, a Holanda possui a maior variedade de programas realizados em inglês da Europa. Quase todas as universidades têm uma versão em inglês de qualquer programa ministrado em holandês. Os professores geralmente são bilíngues e podem interagir com os alunos que falam inglês com facilidade. Além disso, mais de 70% da população holandesa fala o idioma. É um dos índices mais altos do mundo! Isso faz com que os estudantes internacionais se sintam em casa enquanto estudam no país.

Universidades renomadas mundialmente

As universidades holandesas estão sempre entre as melhores do mundo. Instituições como a Universidade de Amsterdam, a Universidade Tecnológica de Eindhoven, a Universidade de Groningen e a Universidade Tecnológica Delft estão sempre entre as 100 mais bem classificadas da Europa. Elas contam com alguns dos melhores professores e alunos mais brilhantes, além de instalações de pesquisa bem financiadas e altamente avançadas.

Intercâmbio-na-Holanda-DELFT

A Universidade Técnica de Delft é a melhor da Holanda, segundo o QS World University Rankings

Custos de estudo e vida razoáveis

Estudar na Holanda não é tão caro comparado com outros países como o Reino Unido ou os EUA, por exemplo. O ensino superior holandês é subsidiado pelo governo e as mensalidades são relativamente baixas. 

As mensalidades anuais para uma graduação na Holanda ficam em cerca de €7 mil para estudantes de fora da União Europeia, dependendo da instituição. Já nos Estados Unidos, por exemplo, esse  valor pode chegar a 50 mil dólares

Ótimas oportunidades para viagens

Uma olhada rápida no mapa mostra logo de cara, uma das principais vantagens de fazer intercâmbio na Holanda: o país fica em uma posição privilegiada, a poucas horas de distância de alguns dos principais países e cidades da Europa. Só para ilustrar, leva apenas cerca de uma hora para ir de Amsterdã a Paris, Berlim, Bruxelas ou Londres. Isso facilita muito a vida de quem quiser viajar bastante durante os estudos.

Além da boa localização e boas conexões de transporte para outros países e dentro do próprio território holandês, os estudantes das instituições de ensino da Holanda recebem ótimos descontos em viagens. O que é mais divertido do que estudar muito de segunda a sexta-feira e depois pegar um voo para Ibiza na sexta à noite, encontrar-se com amigos, festejar o máximo que puder e pegar outro voo rápido de volta no domingo à noite?

Prefere não viajar pra fora e aproveitar ao máximo o estilo de vida holandês? Então você vai adorar a facilidade de andar de bicicleta por lá. Esse é o meio de transporte preferido dos holandeses, e também o mais barato. Você pode pedalar em paz e tranquilidade pois há diversas ciclovias nas cidades.

Intercâmbio-na-Holanda-Amsterdam

Amsterdam, a capital do país, é conhecida internacionalmente por seus canais e bicicletas.

Métodos de ensino inovadores

A maneira como os holandeses ensinam é diferente de outros países. Eles valorizam muito a questão da interatividade  e do trabalho em grupo, incentivando os estudantes a não pensar apenas individualmente, mas coletivamente. Dessa forma, os alunos acabam desenvolvendo habilidades muito interessantes para o mercado de trabalho atual, como pensamento criativo, trabalho em equipe, resolução prática de problemas e análise de situações. Além disso, alunos e professores são vistos como “iguais”, pois os alunos são incentivados a sempre abordar seus professores, discutir com eles e fazer perguntas.

Se você decidir fazer intercâmbio na Holanda, vai se deparar com um sistema educacional de alta qualidade e com universidades reconhecidas mundialmente por seus cursos e instalações modernas e bem projetadas. 

Outro diferencial é que instituições holandesas incluem muitos elementos práticos nos cursos de graduação. Dessa forma, há uma grande ênfase em experiências práticas relevantes, com parcerias com empresas holandesas e internacionais. Além das universidades regulares, também existem universidades de ciências aplicadas, que oferecem estudos mais especializados. Elas se concentram mais em experiências práticas e menos em questões teóricas e de pesquisa.

Um país de mente aberta e acolhedor

Tenho certeza de que não é a primeira vez que você está lendo sobre como a Holanda é um país liberal. Amsterdam, a capital do país, é o símbolo maior disso. Uma cidade cheia de turistas, estudantes internacionais e pessoas de todas as origens que conserva um ambiente multicultural agitado e pacífico ao mesmo tempo. E o mesmo vale para as cidades menores do interior, ainda que com menor intensidade. O que importa é que quem optar por fazer um intercâmbio na Holanda pode ter a garantia de que vai ser bem recebido.

Cursos técnicos de altíssima qualidade

A Holanda é a 17ª maior economia do mundo e é a casa de várias empresas conhecidas no mundo inteiro como aHeineken, KLM, Shell, ING, Philips e Unilever. Além disso, o país é líder mundial em áreas como Agricultura; Gerenciamento de Água; Construção de Diques; Dragagem; Bancos e Finanças; Arte e Design; Logística e Energia Sustentável, entre outras.

Os estudantes internacionais podem aprender mais sobre essas áreas na Holanda do que em qualquer outro país. Imagine como seria incrível fazer um curso de Gestão de Água/Construção de Diques em um país que tem 1/3 do seu território abaixo do nível do mar?

Deu vontade de fazer intercâmbio na Holanda?

Com essas informações dá vontade de ir logo fazer intercâmbio na Holanda, não é? Se você ficou realmente interessado, a nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo de preparação para conquistar sua vaga. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos? Então cadastre seu email aqui para receber nossa newslette


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos