Por dentro da Delft University of Technology

Você já pensou em estudar na Holanda? O país é uma referência na área acadêmica na Europa e no mundo, com universidades que se destacam nos rankings mundiais de avaliação de educação. Ficou interessado? Então se liga nesse texto! Reunimos algumas informações para você ficar por dentro da Delft University of Technology, uma das principais instituições de ensino dos Países Baixos.

História

A Delft University of Technology, também conhecida como TU Delft, é a maior e mais antiga universidade pública de tecnologia da Holanda. Assim como o próprio nome revela, fica localizada na cidade de Delft.

Ela foi fundada em 1842 (já são 177 anos!), com o nome de Academia Real, com o objetivo principal de treinar funcionários públicos para as Índias Orientais Holandesas, atual região da Indonésia. Depois mudou de nome para Escola Técnica Superior (Technische Hogeschool). Mas foi só em 1986 que ela foi finalmente elevada á categoria de universidade.

Biblioteca principal da Delft University of Technology

A reputação da TU Delft

A TU Delft é, sem dúvidas, a melhor universidade da Holanda. E não para por aí: ela é uma das melhores instituições de ensino superior no mundo. Prova disso, é que ela figura na 50ª posição no QS World University Rankings 2020. Além disso, no mesmo ranking, ela é a 12ª melhor universidade de toda a Europa.

A universidade formou alguns alunos notáveis. Por exemplo, Jacobus Henricus van Hoff, Heike Kamerlingh Onnes e Simon van der Meer, vencedores holandeses do prêmio Nobel, foram associados à TU Delft.

A TU Delft foi o lar de muitos microbiologistas proeminentes, incluindo o pesquisador Martinus Beijerinck, que em 1898 descobriu alguns tipos novos de vírus enquanto trabalhava na universidade. Além dele, Albert Kluyver, considerado o pai da microbiologia comparativa, também foi associado à universidade. A partir das suas pesquisas,  foi criada a Escola de Microbiologia de Delft.

As pesquisas da instituição, aliás, já desenvolveram diversos resultados importante para a tecnologia mundial. Um deles é o Glare, um laminado de fibra de metal que é usado na lataria dos aviões Airbus A380.

Estrutura da Delft University of Technology

Com mais de 19 mil estudantes, a TU Delft é formada por oito faculdades, todas voltadas para áreas de tecnologia. Os cursos abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação, com mestrado e doutorado. O ano letivo é dividido em dois semestres: o primeiro vai de setembro até janeiro e o segundo do final de janeiro até julho.

As faculdades da universidade são:

• Engenharia Mecânica, Marítima e de Materiais
  • Arquitetura
  • Engenharia Civil e Geologia
  • Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação
  • Desenho Industrial
  • Engenharia, Política e Gestão Aeroespacial
  • Física Aplicada

Campus da Delft University of Technology Campus da Delft University of Technology

Instalações

Com 1600km², o campus  da Delft University of Technology é maior que o próprio centro da cidade de Delft e um dos maiores campi universitários do mundo. No campus, estão prédios de estudos, parques, bibliotecas e um centro de esportes e cultura.

Uma das preocupação da TU Delft é a sustentabilidade. Por isso, grandes partes do campus só são acessíveis a pé, de bicicleta ou por transporte público. Ou seja, quem chega de carro tem que estacionar em uma das áreas centrais e seguir a pé.

Curtiu saber mais e ficar por dentro da Delft University of Technology? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

24 Jun 2019