BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Jovens Embaixadores: saiba como participar do programa

Já pensou em fazer um intercâmbio para os Estados Unidos com tudo pago? Se você tem entre 15 e 18 anos e estuda o Ensino Médio, você pode conseguir essa oportunidade! Isso graças ao programa Jovens Embaixadores, da embaixada dos EUA. Neste texto vamos te explicar tudo sobre ele!

O que é e quem pode participar do programa Jovens Embaixadores?

O programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Porém, ele só foi realizado pela primeira vez em 2003.  O objetivo é incentivar jovens que tenham espírito empreendedor e ideias que visem ajudar a sociedade.

Programa Jovens Embaixadores leva brasileiros para conhecer os EUAEm 2019 os Jovens Embaixadores levou alunos brasileiros para conhecer a cidade de Louisville (Foto: U.S. Embassy Brasilia/Flickr)

Para fazer isso, as Embaixadas e Consulados dos EUA no Brasil promovem um concurso para selecionar jovens estudantes do Ensino Médio. O prêmio é uma viagem com tudo pago para os Estados Unidos. Para participar é preciso cumprir os seguintes critérios:

  • Ser brasileiro;
  • Ter entre 15 e 18 anos entre junho e julho do ano da viagem;
  • Cursar o Ensino Médio na rede pública municipal, estadual ou federal;
  • Ter boa fluência em inglês, ou seja, conseguir compreender o que te falam e de se expressar bem no idioma;
  • Nunca ter passado mais de 20 dias no exterior;
  • Nunca ter estado nos Estados Unidos;
  • Ter renda bruta familiar per capita mensal até um salário mínimo;
  • Ter excelente desempenho acadêmico comprovado com histórico escolar dos últimos dois anos;
  • Ter iniciativa e perfil de liderança;
  • Ter boa capacidade de comunicação;
  • Ter uma boa relação na escola, com os familiares e com a comunidade;
  • Estar, atualmente, engajado com projetos de empreendedorismo ou de impacto social por ao menos seis meses.

É importante destacar que os candidatos precisam ter iniciado o Ensino Médio no ano anterior ao da viagem. Por exemplo, se você quer se candidatar em 2022, não pode ter iniciado o 1.º do Ensino Médio em 2022 e sim, pelo menos, em 2021.

7 razões para fazer intercâmbio durante o Ensino Médio

Além disso, os candidatos precisam comprovar que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Embaixada dos EUA. Ou seja, a renda declarada precisa ser confirmada por contracheque, carteira de trabalho, declaração de imposto de renda, etc.

Já o perfil de liderança pode ser comprovado por meio de uma carta de recomendação da sua escola, descrevendo como você é. E a atuação em projetos de empreendedorismo ou impacto social devem ser acompanhadas de certificados, por exemplo.

via GIPHY

A única qualificação que não exige comprovação é o domínio do inglês. Isso significa que você não precisa realizar nenhum tipo de teste de proficiência nem ter certificado de um curso para se candidatar ao Jovens Embaixadores. Porém, a prova de seleção que você vai realizar será toda feita em inglês.

Quanto tempo dura o Jovens Embaixadores?

Geralmente a viagem acontece entre os meses de junho e julho e tem duração de três semanas. Durante o período que estiverem em solo norte-americano os jovens conhecem a capital do país, Washington. Lá eles participam de oficinas de empreendedorismo e liderança, conhecem escolas locais e líderes do governo.

Depois do período em Washington, o grupo se separa para que os jovens conheçam outras cidades dos Estados Unidos. Nelas, eles continuam participando de oficinas e também apresentam a realidade do Brasil para os estadunidenses.

Como você pode participar do programa?

A seleção para o programa Jovens Embaixadores acontece anualmente e pode ser realizada em sete etapas. Funciona assim:

1.ª Etapa - Pré-cadastro

Os alunos interessados em fazer parte do Jovens Embaixadores devem preencher a ficha de cadastro disponível no site oficial. Esse registro é geralmente realizado no início do ano da viagem. Em 2022, o Jovem Embaixadores vai aceitar candidatura até o dia 17 de fevereiro.

2.ª Etapa - Envio dos documentos

Após fazerem o registro inicial, os candidatos têm um prazo para preencherem todos os formulários de candidatura. É preciso também enviar as comprovações digitalizadas de que eles cumprem todos os pré-requisitos de participação do programa. Em 2022, isso pode ser feito até o dia 27 de fevereiro.

3.ª Etapa - avaliação das candidaturas

As Instituições Parceiras do projeto levam em torno de 15 dias para avaliarem as candidaturas. Ou seja, elas verificam que os candidatos cumprem os critérios para participar dos Jovens Embaixadores. Desta vez, o resultado será divulgado até o dia 13 de março de 2022.

via GIPHY

4.ª Etapa - realização da prova escrita

As pessoas que tiverem suas candidaturas confirmadas serão chamadas para fazer uma prova escrita em uma das Instituições Parceiras do programa. Neste ano, essa prova será realizada entre as 14 e as 17 horas do dia 18 de março.

A prova escrita é dissertativa e deve ser respondida em inglês, com letra legível e em caneta azul ou preta. A Embaixada não especifica o conteúdo da prova, mas seu objetivo é avaliar sua capacidade de comunicação em inglês. Para isso serão testados seus conhecimentos gerais, de atualidades e suas reações às situações apresentadas nas questões.

5.ª Etapa - realização da prova oral

Ao contrário do exame escrito, a prova oral não tem uma data determinada para todas as Instituições Parceiras. Na verdade, cada uma delas pode escolher quando realizar o exame, desde que ele seja feito até o prazo limite que, em 2022, é dia 28 de março.

O exame oral também deve ser respondido em inglês. Nele, os candidatos devem gravar um vídeo respondendo a uma pergunta de tema a ser escolhido. Quem tiver um bom desempenho nesta etapa e na anterior receberá uma visita de um membro da Instituição parceira em sua residência, caso as condições sanitárias permitam.

A partir desta visita e dos resultados das provas escrita e oral, cada Instituição Parceira vai indicar dois candidatos para participar da seleção nacional. Apenas esses dois candidatos selecionados seguirão para a próxima etapa.

via GIPHY

6.ª Etapa - Seleção Nacional

Cada Instituição Parceira encaminha para a Embaixada dos Estados Unidos as provas feitas pelos candidatos, bem como suas fichas cadastrais e avaliação da visita realizada. A partir daí a Embaixada e os Consulados dos EUA selecionam os 50 candidatos que poderão participar do Jovens Embaixadores.

Para aumentar a representatividade regional, geralmente, pelo menos um aluno de cada um dos estados brasileiros é selecionado. Porém, isso não é uma regra e só serão aceitos para o programa os alunos que melhor se encaixarem no perfil de liderança desejado.

7.ª Etapa - Divulgação dos resultados

Os resultados finais do programa costumam ser divulgados até um mês depois da realização das provas. Em 2022, o prazo para a divulgação dos nomes dos finalistas do programa é dia 14 de abril.

As pessoas selecionadas para o Jovens Embaixadores receberão instruções da Embaixada dos Estados Unidos sobre a viagem. O intercâmbio deve ser realizado, este ano, entre 28 de junho e 1.º de julho. Além disso, se as condições sanitárias não permitirem, o evento será realizado no formato online. Confira o edital aqui.

Como é fazer intercâmbio nos EUA?

Sem dúvidas o programa Jovens Embaixadores é uma oportunidade incrível. Mas, se você não cumpre os critérios para participar do programa ou não conseguiu ganhar o prêmio, não precisa ficar triste. Os Estados Unidos são um país recheado de opções de intercâmbio, sendo alguns até gratuitos. Venha saber como fazer intercâmbio nos EUA clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

06 Fev 2022

Postagens recentes