BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

QuestBridge Finalist: o que é e como funciona o programa?

Se você está em busca de uma vaga nas melhores universidades do mundo, provavelmente já se deparou com um problema: o preço. A melhor alternativa para bancar seus estudos fora do país é uma bolsa. Agora imagina já ter certeza de que você vai ter alguém para financiar seu curso antes mesmo de se candidatar! É isso que o programa QuestBridge Finalist oferece. Nunca ouviu falar? Não tem problema. Hoje você vai conhecer como funciona essa oportunidade!

O que é QuestBridge Finalist?

A QuestBridge é uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos que tem por objetivo facilitar o acesso ao ensino superior a alunos de baixa renda com bom desempenho acadêmico.

A ideia do programa surgiu em 1987 com o médico Michael McCullough, que estudava em Stanford. Em 1994, ele deu início ao Quest Scholars Program, que era um programa de verão em Stanford para alunos do Ensino Médio. Quem participava do programa contava com um acompanhamento de cinco anos durante a faculdade.

Inicialmente o Quest oferecia apenas orientações para algumas dezenas de alunos. Porém, em 2004, o programa começou a se expandir até se tornar o que é hoje. Atualmente, o QuestBridge tem parcerias com 35 instituições e oferece não só orientação do ensino médio até o mercado de trabalho como bolsas de estudos.

São dois programas principais: o College Prep Scholarship e o National College Match. A primeira opção é voltada para alunos que estão começando o primeiro ano do Ensino Médio nos Estados Unidos e oferece uma série de recompensas, como:

  • Uma bolsa completa (que cobre viagem, taxas do curso, hospedagem e alimentação) para fazer um programa de verão em faculdades parceiras, que incluem Stanford, Yale, Emory, UChicago entre outras.
  • Prêmios Quest for Excellence: Estes prêmios visam ajudar os alunos a aprimorarem suas inscrições para a faculdade dando cursos online e preparação para testes, além de providenciarem o pagamento de taxas de inscrição e até  US$ 1.000 para comprar um computador.
  • Acesso à Conferência de Admissão do QuestBridge National College, realizada em conjunto com faculdades parceiras. 
  • Comentários sobre a sua essay de aplicação.
  • Levar os alunos para conhecerem os campi das universidades parceiras.
  • Orientação durante o processo de aplicação.
  • Acesso à uma comunidade online com outros alunos QuestBridge.

Já a segunda oportunidade, a National College Match, é voltada para alunos do último ano do High School. O objetivo é ajudar esses alunos a serem selecionados para uma das universidades parceiras e oferecer a eles uma bolsa integral para que eles façam graduação em uma dessas grandes instituições.

A Universidade Stanford foi a primeira parceira da QuestBridge FinalistA Universidade Stanford foi a primeira parceira da QuestBridge Finalist (Foto: MARELBU/Wikimedia Commons)

Quem aplica neste programa e é selecionado para ganhar a bolsa é chamado de QuestBridge Finalist. Quem consegue esse status pode concorrer a vagas nas universidades com a ajuda da QuestBridge. Isso significa:

  • Não pagar taxa de inscrição;
  • Aumentar as suas chances de aprovação por ser destacado como um aluno de alto desempenho;
  • Ter uma segunda chance de ingresso nas universidades em que você se classificou e poder adicionar outras universidades;
  • Receber uma bolsa que atende a 100% das suas necessidades financeiras;
  • Ter acesso a uma rede de alunos e ex-alunos que aumenta muito seu networking.

É importante ressaltar que ser um QuestBridge Finalist não garante que você será aceito(a) em alguma das universidades parceiras. Todos os anos em torno de 20 mil pessoas se candidatam ao National College Match, sendo que apenas por volta de 7 mil se tornam Finalists e em torno de 2 mil conseguem de fato a vaga na universidade e se tornam um Match Scholarship Recipient.

Como conseguir uma bolsa da QuestBridge Finalist?

As bolsas da QuestBridge são voltadas para alunos de todas as nacionalidades que estão no último ano do High School. Embora estudantes que não sejam cidadãos ou residentes permanentes dos Estados Unidos possam participar do programa, é obrigatório que a pessoa esteja fazendo o Ensino Médio nos Estados Unidos.

Isso significa que para ser selecionado como um QuestBridge Finalist é preciso ter bastante preparação e começar o seu intercâmbio já no Ensino Médio. Além de poder concorrer a esta bolsa, fazer um intercâmbio no High School vai te permitir ter acesso a uma educação de muita qualidade desde cedo.

UWC: Ensino Médio no exterior com bolsa

Existem apenas dois critérios para ser elegível para a bolsa: ter estudado nos Estados Unidos e estar no último ano. Porém, existem uma série de outros fatores que influenciam no seu resultado final. É preciso ter em mente o objetivo da bolsa: auxiliar alunos com bom desempenho acadêmico e baixas condições financeiras.

Isso quer dizer que o perfil de alunos selecionados sempre inclui estudantes com um GPA elevado. Normalmente, a média das notas dos QuestBridge Finalists é de 3,9 na escala de 4. Além disso, essas pessoas também costumam ter um bom desempenho no SAT ou outras provas padrão, mas essas notas não são obrigatórias.

Também é preciso se enquadrar no perfil econômico. Geralmente, as pessoas agraciadas com as bolsas da QuestBridge têm uma renda familiar anual de 65 mil dólares. Apesar de 93% dos finalists estarem nesta faixa, este não é um critério obrigatório para a candidatura.

Além da verba anual recebida, serão considerados critérios como número de pessoas sustentadas com esta renda e posse de bens como negócios e imóveis. Critérios pessoais e circunstâncias pessoais, como nível educacional dos pais e atividades extracurriculares desenvolvidas, também são levadas em conta.

Quais universidades aceitam o QuestBridge?

A QuestBridge é, hoje, uma organização muito reconhecida e tem parcerias de peso. Ela começou na Universidade de Stanford, mas atualmente conta com instituições como o MIT, Yale, Columbia e muitas outras entre suas parceiras. A lista completa de universidades é a seguinte:

  1. Amherst College
  2. Barnard College
  3. Boston College
  4. Universidade de Boston
  5. Bowdoin College
  6. Universidade Brown
  7. Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltec)
  8. Carleton College
  9. Claremont McKenna College
  10. Colby College
  11. Universidade Colgate
  12. Colorado College
  13. Universidade Columbia
  14. Dartmouth College
  15. Davidson College
  16. Denison University
  17. Universidade Duke
  18. Universidade Emory
  19. Grinnell College
  20. Hamilton College
  21. Haverford College
  22. Macalester College
  23. MIT
  24. Universidade Northwestern
  25. Oberlin College
  26. Pomona College
  27. Universidade Princeton
  28. Universidade Rice
  29. Scripps College
  30. Universidade Stanford
  31. Swarthmore College
  32. Universidade Tufts
  33. Universidade de Chicago
  34. Universidade de Notre Dame
  35. Universidade da Pensilvânia
  36. Universidade do Sul da Califórnia
  37. Universidade de Virgínia
  38. Universidade Vanderbilt
  39. Vassar College
  40. Universidade Washington e Lee
  41. Universidade Washington em St. Louis
  42. Wellesley College
  43. Universidade Wesleyan
  44. Williams College
  45. Universidade Yale

Como ficar por dentro das melhores oportunidades internacionais?

A QuestBridge Finalist é uma excelente oportunidade para quem se planejou desde cedo para ter uma carreira de sucesso. Mas se você não fez o Ensino Médio fora, ainda tem muitas oportunidades internacionais para você! Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio você aprende todos os segredos para conquistar mais de 60 oportunidades internacionais pagando pouco ou até de graça! Faça agora mesmo o teste de perfil clicando aqui!

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

19 Set 2021

Postagens recentes