7 razões para fazer intercâmbio durante o Ensino Médio

Você já deve ter ouvido falar que existem muitos intercâmbios universitários excelentes para estudar no exterior e provavelmente está ansioso para explorar suas opções no futuro. Mas você não precisa esperar até a faculdade! Existem muitas opções de intercâmbio durante o Ensino Médio também. E, inclusive, há muitas vantagens em estudar no exterior nessa etapa da vida. Confira 7 delas agora!

Motivos para fazer intercâmbio durante o Ensino Médio:

1. Você vai descobrir se gosta de estar longe de casa

É quase certo que em algum ponto da vida você vai sair de casa e se afastar dos seus pais ou familiares. Enquanto alguns estudantes optam por frequentar uma faculdade perto de sua cidade natal, outros preferem ir muito mais longe, às vezes para outro estado ou até mesmo outro país.

Fazer intercâmbio durante o Ensino Médio pode ser uma maneira de descobrir se você se dá bem em ambientes desconhecidos. Se você escolher um programa ou curso mais curto (como durante as férias) em vez de um de longo prazo (como o ano todo!), você vai ter a segurança de saber que vai voltar para casa em breve se estiver com saudades.

1-intercambio-durante-o-ensino-medio
(Priscilla Du Preez/Unsplash)

2. Você vai aprender que é capaz de cuidar de si mesmo

Para a maioria das pessoas, ir para a faculdade é a “hora da verdade” para saber se você consegue cuidar de si mesmo. Claro, a maioria das pessoas acaba se virando, mas pode ser um pouco difícil no início.

Você quer ser aquela pessoa da faculdade que não sabe fritar um ovo ou trocar os lençóis? Provavelmente não. Fazer intercâmbio durante o Ensino Médio é uma boa opção para te ajudar a descobrir o quanto você pode cuidar de si mesmo. Você vai entender do que é capaz e aprender habilidades valiosas de autocuidado, enquanto se diverte.

3. Você vai se tornar mais do que apenas um turista

Por mais que você possa já ter viajado bastante e goste de se aventurar durante as férias, se você fizer intercâmbio durante o Ensino Médio vai aprender a ser um viajante muito mais consciente, e não apenas um turista.

Isso porque ir às aulas, aprender um novo idioma e se adaptar à vida em um lugar diferente vai muito além de ser só um turista. E é até muito mais emocionante, porque você aprende muito mais profundamente sobre um lugar do que se você for apenas visitar os pontos turísticos “mais importantes”.

4. Vai ficar mais fácil de decidir o que você quer estudar na faculdade

Existem centenas de cursos interessantes que você pode fazer na faculdade, e essa abundância pode tornar a sua tarefa de escolher um só ser mais difícil. Porém, a boa notícia é que fazer um intercâmbio durante o Ensino Médio pode te ajudar a entender sobre o que você gosta de aprender.

Por exemplo, talvez você se dê bem ao aprender o idioma local ou fique fascinado pelos diferentes estilos de arquitetura do país. Talvez você se interesse por como a Matemática e a Ciência quebram as barreiras do idioma, ou então aprenda sobre novas práticas de preservação ambiental no exterior. Sua futura graduação – e carreira – podem se revelar de maneiras inesperadas enquanto você estuda no exterior durante o Ensino Médio!

2-intercambio-durante-o-ensino-medio
(Javier Trueba/Unsplash)

5. Você pode aprender um novo idioma

Saber um segundo idioma é uma habilidade muito importante e pode ser útil de tantas maneiras diferentes que você nem imagina. É melhor aprender novas línguas enquanto você ainda é jovem e sua mente é flexível, e a imersão através de um intercâmbio é uma ótima maneira de melhorar as habilidades linguísticas, ou aprender novas.

Não importa se você escolher estudar no exterior e aprender um idioma popular, como inglês, espanhol, francês ou alemão, ou algo um pouco mais específico, como polonês, tailandês ou russo: estar em contato com uma nova língua por meio de uma experiência de intercâmbio durante o Ensino Médio vai te abrir novas perspectivas..

Se aprender um idioma não é uma grande prioridade para você (embora tenha grandes benefícios), você também pode estudar no exterior em um país de língua portuguesa, como Portugal

6. Você vai fazer novos amigos ao redor do mundo

Quem não quer fazer novos amigos? E talvez não haja nada mais legal do que ter amigos em outros países. As amizades que você forma na juventude tendem a ser profundas e fortes. Se você estudar no exterior no Ensino Médio, é provável que faça amigos para o resto da vida!

3-intercambio-durante-o-ensino-medio
(Eliott Reyna/Unsplash)

7. Você vai dar um grande up no seu currículo

Talvez você ainda não tenha pensado muito no seu currículo, mas vai ser cada vez mais questionado sobre ele à medida que crescer e entrar na faculdade e, depois, no mercado de trabalho. Em vez de se importarem com a escola que você frequentou ou com suas notas, muitas faculdades e possíveis empregadores ficam impressionados com as experiências que te diferenciam e mostram que você tem iniciativa.

Não importa se você fez intercâmbio no Japão ou na Irlanda: ser capaz de demonstrar que é flexível, de mente aberta, aventureiro e criativo é uma grande vantagem. Estudar no exterior no Ensino Médio mostra que você possui todas essas qualidades!

Universidade do Intercâmbio

Não tem motivo para você esperar até a faculdade para poder se aventurar em uma oportunidade internacional. Fazer intercâmbio no Ensino Médio pode mudar a sua vida e a nossa mentoria especializada te ajuda a tirar esse sonho do papel! Clique aqui para fazer agora mesmo o seu teste de perfil e se tornar um dos nossos mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

01 Mai 2021

20 profissões em alta para 2024

Descubra as carreiras mais promissoras para o futuro que já estão fazendo sucesso este ano e saiba como se destacar no mercado de trabalho!

28 Mar 2024