Se você pensa em estudar Música, Dança ou Teatro no exterior, muito provavelmente já deve ter ouvido falar na Juilliard School, considerada uma das melhores instituições de ensino do mundo na área de Artes Performáticas.

E a melhor parte dessa história é que é possível estudar nessa universidade localizada em Nova York e ainda receber uma ótima bolsa pra isso. Descubra abaixo como!

Como funciona a política de bolsas da Juilliard?

A Juilliard School conta com um comitê de bolsas que tem a responsabilidade de decidir quais alunos receberão auxílio da instituição com base em uma combinação de dois fatos: necessidade financeira e mérito artístico.

10 melhores conservatórios de música dos EUA

A universidade deixa bem claro que, embora não possa atender a todas as necessidades de todos os inscritos, faz todo o possível para ajudar o maior número possível de alunos, sejam eles americanos ou estrangeiros.

Ao examinar a necessidade financeira de um aluno, o comitê de avaliação da universidade considera a renda e os ativos do aluno e dos pais, disponibilidade de fundos externos e circunstâncias especiais, como perda de emprego. Já o mérito artístico é determinado com base na audição de admissão do aluno e no seu histórico acadêmico.

Não é possível estimar o valor exato da bolsa que cada aluno pode receber, pois essa decisão é baseada na necessidade relativa de cada candidato e no mérito em comparação com outros alunos admitidos a cada ano. No entanto, para estimar o valor potencial do auxílio, a instituição disponibiliza uma calculadora de valores que pode ser acessada aqui. Clique para fazer uma simulação.

Juilliard
Alice Tully Hall da Julliard School (Foto: Ajay Suresh/Flickr)

O mesmo valor recebido no primeiro ano do curso pode ser recebido nos anos posteriores, desde que o aluno continue se aplicando para o auxílio e demonstre um progresso acadêmico satisfatório.

Vale lembrar que todos os estudantes internacionais são elegíveis para as bolsas de estudo da Juilliard e aqueles que possuírem o visto F-1 ou J-1 também são elegíveis para programas de trabalho e outras oportunidades no campus. No entanto, a instituição praticamente não oferece nenhum empréstimo estudantil para estrangeiros, com exceção do programa Anna Schoen-Ren Loan for Vocal Arts students, que é um empréstimo exclusivo para estudantes de Artes Vocais que não tiverem suas necessidades financeiras atendidas pelas bolsas da instituição.

15 tipos de visto americano para brasileiros

Com jurus fixo de 5%, esse empréstimo é prioritário para estudantes internacionais e não acumula enquanto o aluno estiver na faculdade, mas os fundos são limitados e devem ser solicitados por escrito.

Kovner Fellowship Program

Estabelecido em 2014, o Kovner Fellowship é um programa de bolsas baseado em mérito que cobre o custo total estimado de frequência na Juilliard School, e isso inclui, além da taxa da matrícula no curso escolhido, hospedagem, alimentação e despesas adicionais.

Os estudantes selecionados para esse programa são escolhidos por um comitê de seleção especial com base nas recomendações do corpo docente e nos seguintes critérios:

  • Mérito artístico
  • Histórico acadêmico de sucesso
  • Capacidade pessoal de curiosidade intelectual
  • Compromisso com o valor da arte na sociedade e
  • Potencial para liderança na área

A cada edição do programa, aproximadamente 54 bolsistas de graduação e pós-graduação são selecionados. São elegíveis os seguintes candidatos:

  • Estudantes novatos admitidos nos programas de graduação, mestrado ou pós-graduação (Graduate Diploma) em Música
  • Alunos de graduação em Música ingressantes no terceiro ou quarto ano do curso
  • Estudantes de mestrado ou pós-graduação em Música ingressantes no segundo ano do curso

É importante lembrar que os programas em Dança, Drama, Jazz, Artist Diploma e doutorado em Artes Musicais não são elegíveis para essa bolsa.

Não há uma inscrição e nem mesmo entrevista para a Kovner Fellowship. Isso significa que, ao se aplicar para a universidade, o estudante passa a concorrer automaticamente ao programa.

6 melhores escolas de Artes dos EUA

Após ouvir as audições de admissão, o corpo docente recomenda os candidatos para consideração ao comitê de Seleção do Kovner Fellowship, que se reúne em meados de março de todos os anos para avaliar os candidatos a partir de aspectos como cartas de recomendação, redações de admissão, recomendações do corpo docente e histórico escolar.

O auxílio da Kovner Fellowship é renovado a cada ano, mas essa renovação depende do cumprimento de todos os requisitos acadêmicos e do desempenho dos bolsistas. Também espera-se que os bolsistas do programa contribuam para a comunidade da Juilliard de maneiras que defendam e promovam os valores e a missão da instituição.

Universidade do Intercâmbio

Você quer conquistar uma bolsa em uma universidade americana mas acha que precisa de ajuda para se preparar? Então por que você não tenta fazer parte da nossa mentoria especializada? Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).