Você sonha em visitar, trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Então antes mesmo de começar a fazer o seu planejamento é bem importante entender quais são os principais tipos de visto americano e para que (e quem) eles servem. Vamos lá?

Tipos de visto americano: A-1 e A-2

O visto A-1 é concedido a embaixadores, diplomatas, ministros, funcionários consulares e seus familiares imediatos. Embora os funcionários do governo normalmente não se qualifiquem para um visto A-1 se estiverem viajando para fins não oficiais e não governamentais, chefes de estado e chefes de governo sempre se qualificam e devem solicitar um visto do tipo, independentemente do propósito da viagem.

Os visitantes com um visto A-1 não podem ser julgados por um crime de acordo com as leis dos Estados Unidos e podem viajar de e para o país um número ilimitado de vezes. Não há tempo máximo de permanência e nem exigência de manter uma residência estrangeira para indivíduos admitidos com esse visto.

Já o visto A-2 é concedido a alguns oficiais específicos do governo, funcionários, seus familiares imediatos e sua equipe técnica e de apoio. Para esse tipo de visto há um limite máximo de 5 anos e não é possível fazer renovação. Também não há nenhuma exigência para manter uma residência estrangeira. Os grupos normalmente admitidos com um visto A-2 incluem:

  • Indivíduos que viajam para trabalhar em um consulado ou embaixada nos EUA
  • Indivíduos que viajam para os EUA mediante solicitação por escrito de seu país de origem
  • Membros de militares estrangeiros lotados em instalações militares dos EUA

Tipos de visto americano: B-1 e B-2

O visto B é um visto de não-imigrante emitido para cidadãos estrangeiros que desejam entrar nos EUA por um período temporário. Os dois tipos de visto B são o B-1, emitido para quem busca entrada para fins comerciais; e o visto B-2, emitido para quem busca entrada para turismo ou outros fins não comerciais.

Na prática, essas duas categorias são geralmente combinadas e emitidas como um “visto B-1/B-2” válido para uma visita temporária para negócios ou lazer, ou uma combinação dos dois.

Tipos de visto americano: C-1

O visto C-1 é um visto de trânsito emitido para quem tem a necessidade de viajar em trânsito imediato e contínuo pelos Estados Unidos a caminho de outro país. Ou seja, o único motivo para entrar nos EUA deve ser para fins de trânsito.

Existem ainda o visto C-2, emitido para diplomatas em trânsito de e para a sede da ONU, que é limitado aos arredores da cidade de Nova York; e o visto C-3, emitido para diplomatas e seus dependentes em trânsito de e para o país de destino.

Tipos de visto americano: C-1 D

Os vistos C-1 D são emitidos para tripulantes (pilotos, comissários de bordo, etc.) de linhas aéreas internacionais e para estrangeiros cujo trabalho é indispensável ao funcionamento e operação de uma embarcação, como por exemplo navios de cruzeiro.  Nesse último caso, a qualificação para o visto fica sujeita às atividades e responsabilidades do solicitante na embarcação.

tipos-de-visto-americano
Foto/PxHere

Tipos de visto americano: F-1 e F-2

Esses vistos são emitidos para estudantes estrangeiros matriculados em instituições americanas credenciadas. Os vistos F-1 são para estudantes (normalmente de ensino superior) em tempo integral e os vistos F2 são para cônjuges e filhos de titulares do visto F-1.

Também é possível obter um visto F-1 para prosseguir os estudos em escolas de Ensino Médio credenciadas pelo SEVP (Student and Exchange Visitor Program). A escola pode ser pública (financiada pelo governo) ou privada e, no primeiro caso, o aluno pode frequentar as aulas por um período máximo de 1 ano e reembolsar a escola pelo custo per capita total da frequência.

Tipos de visto americano: H

Os vistos H são emitidos para trabalhadores temporários nos Estados Unidos e se dividem em diferentes categorias:

  • H-1B: destinado para empregos de nível profissional que requerem, no mínimo, um diploma de bacharel em uma área acadêmica específica. Além disso, o funcionário deve possuir o diploma ou a equivalência desse grau por meio de escolaridade e experiência. Também se aplica para modelos profissionais.
  • H-2A: permite a entrada de estrangeiros para trabalho agrícola temporário ou sazonal sob certas condições (quando não há trabalhadores americanos disponíveis para a mesma função).
  • H-2B: permite a entrada de estrangeiros para trabalho temporário ou sazonal não agrícola sob certas condições (quando não há trabalhadores americanos disponíveis para a mesma função).
  • H-3: disponível para estrangeiros que desejam receber treinamento em campos não disponíveis em seu país de origem (exceto nas áreas de Educação e Medicina) ou participar de intercâmbios especiais de treinamento e experiência prática na área de educação para crianças com deficiência física, mental ou emocional.
  • H-4: é emitido para familiares imediatos de portadores dos vistos H.

Tipos de visto americano: I-1

O visto I-1 é emitido para representantes de mídia, incluindo membros da imprensa, rádio, cinema e impresso, que viajam para trabalhar temporariamente nos EUA (na mesma área de atuação).

Tipos de visto americano: J-1

O visto J-1 é emitido para participantes de programas de intercâmbio baseados em trabalho e estudo. Cônjuges e dependentes de portadores do visto J-1 recebem um visto J-2.

Algumas categorias que se encaixam nesse grupo são: Au Pair, conselheiros de acampamentos (camp counselor), estagiários, médicos, professores e pesquisadores acadêmicos, trainees, participantes de programas Work and Travel e Summer Jobs, estudantes universitários, etc.

Tipos de visto americano: K-1

O visto K-1 é emitido para noivos(as) de cidadãos americanos e exige que o estrangeiro e o parceiro americano se casem dentro de 90 dias após a entrada no país. Vale tanto para canais heterossexuais quando homossexuais.

Após o casamento, o cidadão estrangeiro pode ajustar seu status para se tornar um residente permanente legal dos Estados Unidos, como titular de um Green Card. Também existe o visto K-2 que é emitido para filhos solteiros com menos de 21 anos.

Tipos de visto americano: L-1

Os vistos L-1 são para profissionais estrangeiros transferidos que tenham trabalhado para alguma organização relacionada no exterior por pelo menos 1 ano contínuo nos últimos 3 anos e que estejam viajando para os EUA para trabalharem como executivos ou em cargos de gerência (L-1A) ou em funções que exijam conhecimentos especializados (L-1B). Já o visto L-2 é emitido para cônjuges dependentes e filhos solteiros com menos de 21 anos de idade de portadores do visto L-1.

Tipos de visto americano: M-1

O visto M-1 é um tipo de visto de estudante reservado para escolas profissionais e técnicas. Os alunos com status M-1 não podem trabalhar dentro ou fora do campus durante os estudos e nem podem mudar seu status para F-1. Cônjuges e filhos menores de portadores do visto M-1 podem solicitar o visto M-2.

Tipos de visto americano: O

O visto O é voltado para trabalhadores temporários não imigrantes e são concedidos a estrangeiros que possuam:

  • Habilidades extraordinárias nos campos das Ciências, Artes, Educação, Negócios ou Atletismo (visto O-1A)
  • Histórico comprovado de realizações extraordinárias na indústria do cinema ou da televisão e reconhecimento nacional ou internacional por essas conquistas (visto O-1B)

Ainda dentro dessa categoria estão os vistos O-2, concedidos para assistentes dos profissionais relatados acima; e os vistos O-3 para familiares imediatos dos portadores de vistos do tipo O.

Tipos de visto americano: P

Os vistos P são emitidos para indivíduos ou atletas de equipes esportivas ou membros de grupos de entretenimento. Se dividem entre as seguintes subcategorias:

  • P-1: pessoas que prestam serviços de apoio essenciais
  • P-2: artistas (individual ou grupo) sob um programa de intercâmbio recíproco
  • P-3: artistas (individual ou grupo) em visita para apresentações, atividades de ensino e/ou treinamentos sob um programa culturalmente único
  • P-4: acompanhantes que sejam cônjuges ou filhos menores de 21 anos de um portador de visto P-1, P-2 ou P-3

Tipos de visto americano: Q

É emitido para participantes de programas de intercâmbio cultural internacional.

Tipos de visto americano: R

O visto R-1 é emitido para trabalhadores religiosos temporários que tenha sido membros de alguma denominação religiosa sem fins lucrativos nos Estados Unidos por pelo menos 2 anos. O visto R-2 é emitido para membros dependentes da família.

Universidade do Intercâmbio

E aí, deu pra ter uma melhor ideia do que são e para quem servem esses principais tipos de visto americano elegíveis para brasileiros? Então que tal começar a estruturar o seu sonho de conquistar uma oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos