10 melhores conservatórios de música dos EUA

Você sonha em estudar música no exterior mas ainda não sabe onde? Pois então fique sabendo que alguns dos melhores conservatórios de música do mundo estão nos Estados Unidos. São várias as opções de escolas renomadas por lá mas se você quiser realizar esse sonho nas melhores das melhores não deixe de conferir esse texto.

10 melhores conservatórios de Música dos EUA

10. Colburn School

Localizada no centro de Los Angeles, na Califórnia, a Colburn School é uma escola de artes performáticas com foco em Música e Dança. Foi fundada em 1950 como um braço preparatório da Thornton School of Music, da Universidade do Sul da Califórnia. Em 1980 ganhou independência da instituição e passou a ser conhecida como Community School of Performing Arts. Cinco anos depois, recebeu uma grande doação do empresário Richard D. Colburn, mudando de nome em sua homenagem.

A escola conta com sua própria casa de espetáculos, a Zipper Hall, que serve tanto para ensaios e apresentações dos alunos, quanto para apresentações de artistas externos. Já passaram por lá, por exemplo, a Orquestra Filarmônica de Los Angeles e a Orquestra de Câmara de Los Angeles.

melhores-conservatórios-de-música-dos-eua-colburn

9. New England Conservatory of Music (NEC)

Fundado em 1867, o NEC é o conservatório independente de música mais antigo dos Estados Unidos e tem uma das salas de apresentação mais icônicas do país, o Jordan Hall, que foi inaugurado em 1903 e recebe cerca de mil apresentações por ano. Tanto o prédio principal da escola quanto a sua sala de apresentações, que ficam em Boston, são considerados marcos históricos pelo governo americano.

O NEC desenvolve programas de graduação dupla (bacharelado + mestrado) em parceria com Harvard e com a Tufts University.

melhores-conservatórios-de-música-dos-eua-nec

8. Oberlin Conservatory of Music

O Oberlin Conservatory of Music é líder mundial na formação de músicos profissionais em música clássica, jazz e música eletrônica e também na formação de vocalistas, instrumentistas e compositores. Fundado em 1865, é o mais antigo conservatório em operação contínua nos EUA  e o único dedicado quase que exclusivamente à programas de  graduação em música.

É um dos poucos conservatórios americanos a ser completamente vinculado à uma Faculdade de Artes Liberais, permitindo que os seus estudantes tenham a oportunidade de se formar em Música e em outro major simultaneamente através de um programa duplo de cinco anos.

melhores-conservatórios-de-músia-dos-eua-oberlin

7. Jacobs School of Music – Universidade de Indiana em Bloomington

A Universidade de Indiana em Bloomington, que foi fundada em 1829, só criou o seu departamento de música em 1920. Anos mais tarde esse departamento se transformou da Jacobs School of Music, que hoje é o maior conservatório de música dos Estados Unidos em número de alunos.

Por lá, todos os estudantes devem, obrigatoriamente, participar de um conjunto musical. E as opções são várias: são treze conjuntos de corais, quatro bandas, quatro grupos de jazz, quatro orquestras sinfônicas e uma orquestra de câmara, entre outros.

Ao contrário de outros conservatórios americanos, a Jacobs aceita audições gravadas no seu processo de inscrição. No entanto, as audições presenciais são encorajadas.

melhores-conservatórios-de-músia-dos-eua-jacobs

6. Cleveland Institute of Music (CIM)

O Cleveland Institute of Music, fundado em 1920, é um dos sete conservatórios independentes de música nos Estados Unidos e um dos três dedicados exclusivamente à música clássica. Os alunos  do instituto se beneficiam do acesso a professores e visitantes de renome mundial no mundo da música e de um ótimo currículo oferecido em parceria com a Case Western Reserve University.

Os graduados da CIM comandam os palcos mais célebres e reverenciados do mundo como solistas, músicos de câmara e membros de grupos e corais. Aliás, uma curiosidade é que mais da metade dos membros da Orquestra de Cleveland (uma das cinco mais importantes dos EUA) está conectada com o conservatório, seja como membros docentes ou como alunos e ex-alunos.

melhores-conservatórios-de-músia-dos-eua-cleveland

5. Manhattan School of Music

A Manhattan School of Music (MSM) foi fundada em 1917 pela pianista Janet Schenck no Upper East Side, uma das áreas mais nobres de Manhattan, em Nova York. Hoje é uma das escolas de música mais competitivas do país, tanto pela sua localização quanto pela excelência do corpo docente, e oferece programas de bacharelado e mestrado em música clássica e jazz, além de uma graduação em música teatral.

Os candidatos de determinadas áreas de especialização são submetidos a um processo de pré-triagem, onde cantores e instrumentistas enviam uma gravação de vídeo. Apenas os alunos que passam nessa primeira fase são convidados para uma audição presencial. Para estudantes de outros países não é obrigatório fazer o teste admissional prático diretamente na escola, bastando a audição por vídeo.

O prédio onde fica a MSM já foi, no passado, a casa da Julliard School (que ainda aparecerá nessa lista), quando ela ainda tinha outro nome.

melhores-conservatórios-de-música-dos-eua-msm

4. Eastman School of Music

Como membro da Universidade de Rochester, a Eastman School of Music treina músicos talentosos há quase um século. Fundada em 1921, a Eastman sempre foi um dos conservatórios de música mais prestigiados dos EUA e oferece programas de graduação, mestrado e doutorado. Cerca de 25% dos alunos da escola são estrangeiros e eles podem escolher um minor na Universidade de Rochester para ser feito paralelamente ao curso de Música.

Outro fato interessante é que o conservatório também conta com uma escola de música comunitária que atende moradores de 16 a 80 anos da cidade de Rochester.

melhores-conservatórios-de-música-dos-eua-eastman

3. Berklee College of Music

Originalmente conhecida como Schillinger House e fundada em 1945, a Berklee College of Music foi a primeira escola a ensinar jazz nos Estados Unidos e hoje é a maior escola independente de música contemporânea no mundo. Embora seja mais conhecida pelos estudos de jazz e música americana moderna, também oferece cursos em áreas como reggae, rock, salsa, hip hop, bluegrass e heavy metal. Aliás, o programa de bacharelado em rock e guitarra elétrica de Berklee é o primeiro do tipo no mundo.

Caracteriza por suas turmas pequenas de cerca de 12 alunos, a escola também conta com uma filial em Valência, na Espanha.

melhores-conservatórios-de-músia-dos-eua-berklee

2. Curtis Institute of Music

Estabelecido há mais de 95 anos, o Curtis Institute of Music foi fundado em 1924 e sempre esteve frente a frente com a próxima escola da lista disputando o título de melhor dos melhores. No entanto, em uma coisa o Curtis Institute sai na frente: TODOS os alunos aceitos por lá recebem uma bolsa de estudos com base no mérito. Com uma taxa de admissão de cerca de 4%, é uma das escolas de ensino superior mais seletivas do mundo (em todas as áreas!).

melhores-conservatórios-de-músia-dos-eua-curtis

1. Juilliard School

Provavelmente o nome mais reconhecido entre todos os conservatórios de música do mundo, a Juilliard School é um ícone há 115 anos (foi fundada em 1905). Augustus Juilliard era um comerciante rico e, quando morreu, deixou uma enorme doação para a educação musical. Os curadores da doação fundaram a Juilliard Music School em homenagem à generosidade de Augustus.

Juilliard é conhecida (e temida!) por aceitar apenas os melhores candidatos e o seu processo seletivo é bem rigoroso. A escola não aceita audições virtuais e todos os candidatos devem comparecer presencialmente para fazer o seu teste prático em Nova York.  Apenas cerca de 8% deles são aceitos.

A escola não oferece apenas programas de Música, mas também em áreas como Artes Cênicas e Dança. Na divisão de música, no entanto, são ofertados programas de graduação, mestrado e doutorado em diversos instrumentos e estilos musicais.

melhores-conservatórios-de-música-dos-eua-juilliard

Universidade do Intercâmbio

Esses são os 10 melhores conservatórios de Música dos EUA! Qual foi o seu favorito? Se te deu vontade de se preparar para conquistar a sua vaga em uma dessas  escolas, procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.