BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Medicina em Cuba: vale a pena?

Argentina, Bolívia e até mesmo a Rússia já são destinos bem populares entre brasileiros que optam por estudar Medicina fora do país. Mas você já pensou em estudar Medicina em Cuba? No texto de hoje você vai descobrir como são os cursos de Medicina no país e como é possível estudar por lá sendo um estudante estrangeiro. 

Como é o curso de Medicina em Cuba?

A grande característica dos cursos de Medicina em Cuba é o foco em uma formação mais humana, voltada principalmente para a promoção da saúde familiar e prevenção de doenças. Por lá, os estudantes de Medicina passam 6 anos e meio estudando e mais 2 a 4 anos na residência médica

 9 melhores universidades para estudar Medicina na Argentina

Além disso, antes do início do curso de fato, os estudantes passam por uma fase introdutória de formação intensiva e nivelatória conhecida por lá como pré-medio. Nessa etapa, que começa exatamente quatro meses antes do início das aulas do curso de Medicina, os estudantes revisam algumas disciplinas do Ensino Médio e (no caso dos estrangeiros) também têm aulas de espanhol.

O ano letivo em Cuba tem início do mês de setembro, e os estudantes de Medicina no país começam o curso tendo aulas de disciplinas básicos da área médica, como fisiologia, microbiologia, embriologia, anatomia e histologia. Ao mesmo tempo, desde o primeiro semestre, os estudantes também aplicam esses conhecimentos teóricos em unidades básicas de saúde locais. 

Já no terceiro ano do curso de Medicina em Cuba, os estudantes passam a visitar hospitais para adquirir experiência clínica. Lembra que falamos lá em cima sobre o foco da medicina cubana na questão da saúde preventiva e familiar? No quinto ano do curso, os alunos têm aulas de Saúde Pública e Medicina da Família, que por lá é conhecida como Medicina Geral Integral.

Os alunos podem ser reprovados apenas uma vez em cada disciplina. Caso um mesmo estudante reprove duas vezes na mesma disciplina, ele é automaticamente desligado do curso. 

Como estudar Medicina em Cuba de graça?

O governo de Cuba conta com um programa especial de atração de estudantes estrangeiros para os seus cursos de Medicina. O foco do governo local são jovens (de até 25 anos) de baixa renda ligados a algum movimento social ou partido político. Isso porque as indicações são feitas diretamente por esses partidos e movimentos ao governo do país.

As áreas foco da iniciativa são a América Latina, África, Ásia e Caribe. E não existe nenhuma prova específica para isso.

Na verdade, o processo é mais simples do que pode parecer. O governo cubano recruta esses jovens em seus respectivos países, especialmente nas áreas mais pobres. Depois disso, é necessário submeter um currículo e fazer uma entrevista com a Embaixada de Cuba, redigir uma redação e fazer um teste psicotécnico. E, o mais importante, todos os candidatos devem se comprometer a voltar para o seu país de origem após o fim do curso. 

Vale a pena fazer Medicina na Argentina?

Os estudantes selecionados têm todas as despesas com acomodação e alimentação cobertas pelo governo cubano. Além disso, também recebem uma ajuda de custo para outras despesas e ficam isentos do pagamento de taxas de matrícula e mensalidades. 

Quais são as principais universidades de Cuba para estudar Medicina?

Cuba possui 25 universidades que oferecem cursos de Medicina. A mais tradicional delas é a Universidade de Havana, fundada em 1728 na capital do país. Outras instituições importantes são:

  • Universidade de Ciências Médicas de Camagüey
  • Universidade de Ciências Médicas de Granma
  • Universidade de Ciências Médicas de Holguín
  • Universidade de Ciências Médicas de Las Tunas
  • Universidade de Ciências Médicas de Pinar del Rio
  • Escola Nacional de Saúde Pública (ENSAP)
  • Universidade de Ciências Médicas de Santiago de Cuba

Mas a principal universidade do país para estudantes estrangeiros é a Escola Latino-Americana de Medicina (ELAM), que também fica em Havana. Na verdade, essa faculdade, fundada em 1998, tem mais estudantes estrangeiros do que cubanos. E é também considerada uma das maiores faculdades de Medicina do mundo inteiro. Para você ter uma ideia, apesar de ser uma instituição relativamente nova, já formou mais de 25 mil médicos desde a sua criação. 

Vista aérea da ELAM (Foto/Prensa Latina)

Como validar o diploma de Medicina em Cuba no Brasil?

Assim como acontece com os brasileiros que estudam Medicina em países como Argentina e Bolívia, os brasileiros que estudam Medicina em Cuba também devem fazer a prova do REVALIDA para tornarem-se aptos para exercer a profissão no Brasil. Nós já falamos aqui no blog sobre essa prova. Clique aqui para conferir.

Universidade do Intercâmbio

Quer se preparar para conquistar as melhores oportunidades acadêmicas e profissionais fora do Brasil? Então junte-se ao nosso time de mentorados! É só clicar aqui para fazer o nosso teste de perfil. Estamos te esperando, mas não por muito tempo: nossas vagas são limitadas!

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

21 Abr 2021

Postagens recentes