BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Medicina no Canadá: como funciona e como fazer

Estudar Medicina é o sonho de muita gente. Afinal, essa é uma profissão super importante que tem o mercado de trabalho sempre aquecido. Mas já imaginou poder estudar Medicina no Canadá, uma das principais referências no ramo? Hoje nós vamos te explicar como funcionam os cursos canadenses e como você pode conquistar a sua vaga por lá.

Como funciona o curso de Medicina no Canadá?

A primeira coisa que você precisa saber é que os cursos de Medicina no Canadá são bem diferentes dos do Brasil. Por lá, a maioria dos alunos ingressa no curso já tendo obtido outro diploma de bacharelado. Mesmo assim, os cursos de M.D. (Doutor em Medicina) são tecnicamente considerados de graduação.

As escolas de Medicina no Canadá fornecem duas categorias de diplomas na área, com duração de 3 a 5 anos: o grau de Doutor em Medicina (M.D.) — que é o mais comum — e o grau de Doutor em Medicina e Mestre em Cirurgia (M.D., C.M.).

Algumas faculdades de medicina como a Universidade de Manitoba, a Universidade McMaster e a Universidade de Toronto oferecem outras opções de cursos na área. Além de formarem futuros médicos, essas instituições têm bacharelados de 2 anos e mestrados profissionais para formação de médicos assistentes.

Medicina-no-Canadá-Universidade-de-Toronto
Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto (Foto: Raysonho/Wikimedia)

Como é o currículo de Medicina no Canadá?

O curso de Medicina no Canadá é um programa de 4 anos na maioria das universidades. Exceções notáveis ​​incluem a Universidade McMaster e a Universidade de Calgary, onde os programas são executados por 3 anos, sem interrupção durante o verão. Já a Universidade McGill e a Universidade de Montréal oferecem programas de 5 anos.

A primeira metade do currículo médico é dedicada principalmente ao ensino dos fundamentos ou disciplinas básicas relevantes para a Medicina, como Anatomia, Histologia, Fisiologia, Farmacologia, Genética, Microbiologia, Ética e Epidemiologia.

Os métodos de ensino podem incluir palestras tradicionais, aprendizagem baseada em problemas, sessões de laboratório, sessões simuladas com pacientes e experiências clínicas limitadas.

Já a segunda metade do curso é dedicada a estágios práticos, com os estudantes sendo ensinados e supervisionados durante essa experiência clínica por residentes e médicos licenciados da equipe.

As rotações típicas incluem Medicina Interna, Medicina Familiar, Psiquiatria, Cirurgia, Pediatria, Medicina de Emergência, Obstetrícia e Ginecologia. Geralmente os alunos também têm acesso a outras rotações eletivas para poderem explorar especialidades de interesse para o seu treinamento de residência.

Algumas escolas médicas oferecem programas de graduação conjuntos nos quais um número limitado de estudantes de Medicina interessados ​​pode se inscrever simultaneamente no mestrado ou doutorado em áreas relacionadas.

Como é a residência médica no Canadá?

Para fazer a residência, os estudantes de Medicina no Canadá entram no Canadian Resident Matching Service (CaRMS) no outono do último ano do curso, e classificam suas preferências de hospitais e especialidades.

Os programas de residência, por sua vez, também classificam cada um dos candidatos. A partir disso, as preferências de cada grupo são inseridas em um sistema computadorizado de correspondência para determinar a colocação para as posições de residência.

O “Match Day” geralmente ocorre em março, alguns meses antes da formatura. A duração do treinamento varia com a escolha da especialidade escolhida para residência. Confira alguns exemplos abaixo:

  • 2 anos: Medicina de Família;
  • 3 anos: Medicina de Emergência, Medicina Esportiva e Medicina Materno/Infantil;
  • 4 anos: Pediatria e Medicina Interna;
  • 6 anos: Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca.

Ainda que algumas especialidades tenham durações diferenciadas, a maioria das residências médicas tem 5 anos de duração. Existem ainda as subespecialidades, feitas depois da residência.

O que é preciso para entrar na faculdade de Medicina no Canadá?

Como já dissemos, normalmente os alunos de Medicina no Canadá começam seus estudos após receberem um diploma de bacharel em outra área. Os cursos pré-medicina, como são chamados na América do Norte, costumam ser no campo das Ciências Biológicas, mas isso não é uma exigência.

Na verdade, diferente do que acontece nos Estados Unidos, nem todas as escolas médicas do Canadá exigem um diploma de bacharel para ingresso de novos alunos. Porém, como no Canadá o sistema de educação não é unificado, cada província e universidade estabelecem suas próprias regras.

Muitas faculdades no oeste do Canadá exigem pelo menos 2 anos de outro curso de graduação antes de aceitarem os alunos para o curso de Medicina. Já em Ontário o mínimo exigido costuma ser de 3 anos de estudos universitários antes da inscrição para o programa médico. Enquanto isso, na Universidade de Manitoba os candidatos precisam concluir um curso de bacharelado antes de conquistarem a vaga em Medicina.

Por terem regras tão variadas, cada universidade oferece seu próprio processo seletivo para o curso de Medicina. Algumas das documentações que costumam aparecer em todas as seleções são:

  • Personal statement;
  • Resumo autobiográfico;
  • Essay;
  • Cartas de recomendação;
  • GPA (média de notas);
  • Entrevistas.

Outro fator que costuma ser avaliado é a sua pontuação no MCAT. Esse é um exame de admissão em escolas de Medicina muito utilizado nos Estados Unidos. Porém, a maneira como cada universidade usa essa prova é diferente.

Algumas instituições como a Universidade de Toronto e a Queen's University usam a pontuação do MCAT como nota de corte, onde pontuações abaixo do padrão comprometem a elegibilidade do candidato. Enquanto isso, a Universidade McMaster e a Universidade de Calgary utilizam a seção Critical Analysis and Reasoning do MCAT para determinar a elegibilidade para a entrevista e a classificação de admissão dos candidatos.

Toda a prova do MCAT é realizada em inglês, não existindo um equivalente do exame em língua francesa. Por isso, as escolas médicas da província de Quebec (onde a maioria da população fala francês), a Universidade de Ottawa, a Northern Ontario School of Medicine entre outras não exigem a MCAT.

Ainda que não exista uma graduação específica que você tenha que fazer antes do M.D., algumas universidades pedem que você complete algumas disciplinas específicas antes de concorrer a uma vaga para o curso de Medicina.

Na Universidade de Toronto, por exemplo, os candidatos devem ter cumprido ao menos duas disciplinas em Ciências da Vida e uma em Ciências Sociais, Linguagens ou Humanidades. Você pode conferir que disciplinas se enquadram nesses critérios clicando aqui.

Brasileiros podem fazer Medicina no Canadá?

Em alguns países os cursos de Medicina são restritos a estudantes locais e não podem ser feitos por estrangeiros. Em Portugal, por exemplo, é preciso residir no país por vários anos antes de poder se candidatar a um curso assim.

No Canadá, nem todas as universidades aceitam alunos estrangeiros em seus cursos de Medicina. Entre as que são abertas para estudantes internacionais estão as Universidades de Toronto, McGill, Montreal e McMaster.

Medicina-no-Canadá-Universidade-McMaster
Faculdade de Medicina da Universidade McMaster (Foto: Captain108/Wikipedia)

Ainda que algumas instituições aceitem alunos de outros países, muitas vezes as vagas são limitadas e os critérios de aceitação são diferentes. Na Universidade de Toronto, por exemplo, candidatos internacionais precisam ter um diploma de bacharel equivalente aos diplomas canadenses para se candidatarem a uma vaga.

Além disso, estudantes internacionais precisam apresentar um certificado de proficiência na língua do curso escolhido (geralmente inglês). Cada universidade pode estabelecer notas mínimas em exames específicos para o ingresso. O TOEFL e o IELTS costumam ser os mais aceitos.

Apesar das diferenças de documentações, os prazos e plataformas para a inscrição nos cursos de Medicina no Canadá são os mesmos tanto para alunos canadenses quando internacionais. Portanto, fique de olho no site das universidades que você mais se interessar.

Quais são as melhores escolas de Medicina no Canadá?

As escolas de Medicina do Canadá têm uma ótima reputação e algumas delas inclusive estão entre as melhores do mundo. De acordo com o QS World University Rankings by Subject, a melhor delas é a Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, que ocupa a 10.ª posição mundial.

Confira abaixo o ranking das 10 melhores escolas de Medicina no Canadá:

 

Universidade

Localização

Posição no ranking mundial da QS

1.º

Universidade de Toronto

Toronto

10.ª

2.º

Universidade McGill

Montreal 

22.ª

3.º

Universidade da Colúmbia Britânica

Vancouver

27.ª

4.º

Universidade McMaster

Hamilton

37.ª

5.º

Universidade de Montreal

Montreal 

70.ª

6.º

Universidade de Calgary

Calgary

83.ª

7.º

Universidade de Alberta

Edmonton

90.ª

8.º

Universidade de Ottawa

Ottawa

111.ª

9.º

Dalhousie University

Halifax

151-200

10.º

Queen's University

Kingston

151-200

Se você quiser conhecer mais a fundo essas escolas, pode ler o nosso texto sobre as 5 melhores faculdades de Medicina do Canadá. Assim você descobre sobre a história, a estrutura e o formato dos cursos nessas universidades.

Quanto custa para fazer Medicina no Canadá?

No Canadá, a maioria das universidades são públicas, porém, todas elas cobram taxas dos estudantes. Os valores costumam variar conforme o lugar de onde você vem. Alunos canadenses pagam mais barato do que alunos estrangeiros.

Assim como acontece em outros lugares do mundo, o preço dos cursos de Medicina costumam ser mais elevados que os demais. Segundo dados do Statistics Canada, um curso de Medicina no Canadá custa, em média, 48.206 dólares canadenses por ano para alunos estrangeiros.

Esses dados fazem a anuidade do curso de Medicina ser a terceira mais alta do país, ficando atrás apenas do curso de Medicina Veterinária (CAD$66.503,00/ano) e Odontologia (CAD$58.222,00/ano). Enquanto isso, cursos na área de Educação são os mais baratos para estrangeiros, custando por volta de 23 mil dólares canadenses.

A situação muda de figura no caso dos alunos nativos. Segundo o governo canadense, estudantes locais precisam desembolsar cerca de 14 mil dólares por ano para estudarem Medicina. O curso segue sendo um dos mais caros, já que é raro que as graduações para canadenses ultrapassem a casa dos 10 mil dólares anuais.

É importante ressaltar que esses valores são médias feitas a partir das tarifas cobradas por várias universidades canadenses. Porém, dependendo da instituição que você escolher, os valores podem ser ainda mais altos. Veja a tabela a seguir:

Universidade

Anuidade do curso de Medicina para alunos internacionais

Universidade de Toronto

CAD$94.224,42

Universidade McGill

CAD$52.731,84

Universidade McMaster

CAD$96.000,40

Universidade de Montreal

CAD$51.371,00

Nesses cálculos estão consideradas apenas as taxas universitárias. Ainda é preciso colocar no seu orçamento custos como moradia e alimentação, além de livros e outros equipamentos. Juntas, estas outras despesas podem se aproximar da casa dos 20 mil dólares canadenses por ano, segundo a Universidade de Toronto.

Como fazer Medicina no Canadá com bolsa?

Não há dúvidas de que as anuidades cobradas pelas universidades canadenses são caras para os alunos brasileiros. A boa notícia é que é possível conseguir uma bolsa de estudos para abater total ou parcialmente esses gastos na maioria das universidades.

Esses auxílios são oferecidos tanto pela própria universidade quanto por instituições parceiras. Geralmente o critério para receber uma bolsa no curso de Medicina é de mérito acadêmico, mas também existem auxílios voltados para estudantes com necessidades financeiras.

A maioria das bolsas é distribuída no primeiro ano do curso e podem ser renovadas anualmente, desde que os estudantes mantenham um bom desempenho acadêmico. Para concorrer pode ser preciso enviar um formulário próprio com documentos como:

  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Notas em exames padronizados (como o SAT);
  • Certificado de proficiência;
  • Currículo;
  • Statement of Purpose;
  • Cartas de Recomendação;
  • Passaporte;
  • Visto.

Em alguns casos de bolsas por mérito você pode concorrer automaticamente ao fazer a sua inscrição para a faculdade. É importante consultar diretamente no site da sua universidade de interesse quais são os auxílios disponíveis e os critérios exigidos para encontrar a melhor opção para você.

Quais são os melhores lugares para fazer medicina?

O curso de Medicina no Canadá é uma ótima opção para quem quer fazer esse curso fora do país. Mas você sabia que existem lugares que podem ser ainda mais vantajosos que o Canadá? Clique aqui e conheça quais são os melhores países do mundo para estudar medicina!

Porém, independente de onde você for estudar, ir para fora exige muita dedicação. O segredo para um intercâmbio de sucesso está no seu esforço, preparação, conhecimento e estratégia.

Você pode contar com a mentoria especializada M60 para aumentar suas chances de conseguir sua vaga em um curso de Medicina no Canadá. Com a nossa mentoria você tem acesso a mais de mil aulas gravadas e sessões ao vivo com especialistas todas as semanas. Isso sem falar na nossa plataforma exclusiva de bolsas de estudo!

A nossa preparação foca tanto no seu desenvolvimento como pessoa quanto na formação da sua estratégia para conseguir uma oportunidade no exterior. Se esse realmente é seu sonho, faça nosso teste de perfil clicando aqui e se prepare para mudar sua vida!

teste de perfil

*Este texto foi escrito por Rafael Cerqueira (2021) e Ana Resende Quadros (2022)

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

03 Mai 2022

Postagens recentes