As escolas de Medicina no Canadá fornecem dois tipos de diplomas na área, com duração de 3 a 5 anos: o grau de Doutor em Medicina (M.D.) e o grau de Doutor em Medicina e Mestre em Cirurgia (M.D., C.M.).

Por lá, a maior parte dos alunos ingressam no curso de Medicina já tendo obtido outro diploma. Mesmo assim, os cursos de M.D. são tecnicamente considerados de graduação.

5 melhores faculdades de Medicina do Canadá

As faculdades de medicina da Universidade de Manitoba, da Universidade McMaster e da Universidade de Toronto, além de formarem futuros médicos, também oferecem bacharelados de 2 anos e mestrados profissionais para formação de médicos assistentes.

Medicina-no-Canadá-Universidade-de-Toronto
Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto (Foto: Raysonho/Wikimedia)

Admissões

Como já dissemos, normalmente os alunos de Medicina no Canadá começam seus estudos após receberem um diploma de bacharel em outra área, geralmente dentro do campo das Ciências Biológicas. No entanto, nem todas as escolas médicas do país exigem um diploma de bacharel para ingresso de novos alunos.

Por exemplo, a maioria das faculdades de Medicina no oeste do Canadá exige pelo menos 2 anos de outro curso de graduação e a maioria das faculdades em Ontário exige pelo menos 3 anos de estudos universitários antes da inscrição para o programa médico. Já a Universidade de Manitoba exige que os candidatos concluam um curso prévio antes da admissão.

As ofertas de admissão são feitas por escolas médicas individuais, geralmente com base em um personal statement, esboço autobiográfico, GPA, pontuação no MCAT e entrevistas.

O que é GPA?

Vale lembrar que as escolas médicas da província de Quebec, da Universidade de Ottawa e da Northern Ontario School of Medicine não exigem o MCAT, já que esse é um teste que não tem equivalente em francês. Já instituições como a Universidade de Toronto e a Queen's University usam a pontuação do MCAT como nota de corte, onde pontuações abaixo do padrão comprometem a elegibilidade do candidato. Enquanto isso, a Universidade McMaster e a Universidade de Calgary utilizam a seção Critical Analysis and Reasoning do MCAT para determinar a elegibilidade para a entrevista e a classificação de admissão dos candidatos,

Currículo

O curso de Medicina no Canadá é geralmente um programa de 4 anos na maioria das universidades. Exceções notáveis ​​incluem a Universidade McMaster e a Universidade de Calgary, onde os programas são executados por 3 anos, sem interrupção durante o verão; e a Universidade McGill e a Universidade de Montréal, que oferecem programas de 5 anos.

A primeira metade do currículo médico é dedicada principalmente ao ensino dos fundamentos ou disciplinas básicas relevantes para a Medicina, como Anatomia, Histologia, Fisiologia, Farmacologia, Genética, Microbiologia, Ética e Epidemiologia.

Os métodos de ensino podem incluir palestras tradicionais, aprendizagem baseada em problemas, sessões de laboratório, sessões simuladas com pacientes e experiências clínicas limitadas.

Já a segunda metade do curso é dedicada a estágios práticos, com os estudantes sendo ensinados e supervisionados durante essa experiência clínica por residentes e médicos licenciados da equipe.

As rotações típicas incluem Medicina Interna, Medicina Familiar, Psiquiatria, Cirurgia, Pediatria, Medicina de Emergência, Obstetrícia e Ginecologia. Geralmente os alunos também têm acesso a outras rotações eletivas para que possam explorar especialidades de interesse para o seu treinamento de residência.

Algumas escolas médicas oferecem programas de graduação conjuntos nos quais um número limitado de estudantes de Medicina interessados ​​pode se inscrever simultaneamente no mestrado ou doutorado em áreas relacionadas.

Medicina-no-Canadá-Universidade-McMaster
Faculdade de Medicina da Universidade McMaster (Foto: Captain108/Wikipedia)

Residência

Para fazer a residência, os estudantes de Medicina no Canadá entram no Canadian Resident Matching Service (CaRMS) no outono do último ano do curso, e classificam suas preferências de hospitais e especialidades. Do outro lado do processo, os programas de residência também classificam cada um dos candidatos. A partir disso, as preferências de cada grupo são inseridas em um sistema computadorizado de correspondência para determinar a colocação para as posições de residência.

O 'Match Day' geralmente ocorre em março, alguns meses antes da formatura. A duração do treinamento de pós-graduação varia com a escolha da especialidade. Confira alguns exemplos abaixo:

  • 2 anos: Medicina de Família
  • 3 anos: Medicina de Emergência, Medicina Esportiva e Medicina Materno/Infantil
  • 4 anos: Pediatria e Medicina Interna
  • 6 anos: Neurocirurgia, Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca

No entanto, a maior parte das residências de especialidades médicas tem 5 anos de duração. Existem ainda as subespecialidades, que são feitas depois da residência.

Quais são as melhores escolas de Medicina no Canadá?

As escolas de Medicina do Canadá têm uma ótima reputação e algumas delas inclusive estão entre as melhores do mundo. De acordo com o QS World University Rankings, a melhor delas é a Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, que ocupa a 13º posição mundial.

Confira abaixo o ranking das 10 melhores escolas de Medicina no Canadá:

UniversidadeLocalizaçãoPosição no ranking mundial da QS
Universidade de TorontoToronto13º
Universidade McGillMontreal 21º
Universidade da Colúmbia BritânicaVancouver28º
Universidade McMasterHamilton45º
Universidade de MontrealMontreal 51-100
Universidade de AlbertaEdmonton51-100
Universidade de CalgaryCalgary51-100
Universidade de OttawaOttawa101-50
Queen's UniversityKingston151-200
10ºUniversidade de Western OntarioLondon151-200

Universidade do Intercâmbio

Agora ficou mais fácil entender como funciona o curso de Medicina no Canadá? Sim? Então que tal agora se preparar para conquistar a sua oportunidade no país? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).