O Canadá tem se tornado cada vez mais um destino desejado por estudantes brasileiros. E por lá, a cidade de Toronto é uma das mais procuradas pelos intercambistas. Por isso reunimos algumas informações para você ficar por dentro da Universidade de Toronto (também conhecida como UofT), a principal instituição de ensino superior do país.

História

Em 1827, o rei George IV, do Reino Unido, decretou o início das construções de uma universidade na colônia onde hoje é Ontário, Canadá. Nascia aí a Universidade de Toronto, nomeada inicialmente como King’s College.

Para o projeto, foram contratados os arquitetos Frederic Cumberland e William Storm. Como homenagem, os dois se inspiraram nos prédios das universidades inglesas de Oxford e de Cambridge. Dessa forma, a arquitetura da universidade seguiu todo um estilo neorromânico.

Prédio da University College Toronto, uma das faculdades que foram a Universidade de Toronto.

Em 1890 um grande incêndio destruiu boa parte do University College, um dos principais prédios da UofT. Junto com a estrutura, mais de 33 mil volumes da biblioteca local foram perdidos. Apesar disso, em menos de 2 anos a universidade já havia sido reconstruída e os livros repostos.

Números da Universidade de Toronto

Atualmente, a UofT tem cerca de 90 mil alunos. Desses estudantes, aproximadamente 70 mil são cidadãos canadenses, enquanto os outros 20 mil são alunos de mais de 157 países e regiões do mundo. Os chineses representam a maior parte desse total de estrangeiros: 12 mil pessoas!

Atualmente trabalham na instituição cerca de 21 mil funcionários. O corpo docente entra nessa conta com 14 mil professores, enquanto 7 mil fazem parte da equipe administrativa e 156 são bibliotecários.

Cursos

A Universidade de Toronto oferece mais de 700 cursos de graduação. Eles estão separados por áreas, como Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Contábeis, Computação, Engenharia, Educação Física, Música e Arquitetura,por exemplo.

Já na pós-graduação, a UofT tem mais de 300 cursos. Isso inclui mais de 60 programas de pós-graduação profissional e 76 programas de mestrado, mestrado profissional e doutorado.

Reputação da Universidade de Toronto

A UofT está entre as 30 melhores universidades do mundo, figurando em 28º lugar no QS World University Rankings de 2019. Já no ranking do Times Higher Education (THE), ela aparece como a 21ª melhor do mundo.

Estrutura e instalações

Classificada como a cidade com mais diversidade da América do Norte, Toronto tem áreas convidativas com atividades para todos. Rodeada por esse clima cosmopolita, a Universidade tem três campi: Downtown Toronto (St. George), Mississauga (à oeste) e Scarborough (à leste).

Universidade de Toronto: campus de Scarborough

À exemplo de algumas outras universidades, como Oxford e Harvard, a UofT tem uma administração descentralizada. Ou seja, as faculdades e coordenadorias acadêmicas têm uma certa autonomia, mas estão sempre subordinadas à administração central. Elas têm liberdade, por exemplo, para fazer a seleção dos alunos e distribuir as bolsas de estudos.

Curtiu saber mais e ficar por dentro da Universidade de Toronto? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.