BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Universidade de Toronto: uma das melhores do Canadá

O Canadá tem se tornado cada vez mais um destino desejado por estudantes brasileiros. Para se ter uma ideia, segundo o CicNews, no ano de 2021, foram mais de 450 mil permissões de visto para estudantes em terras canadenses. E por lá, a cidade de Toronto é uma das mais procuradas pelos intercambistas. 

É que essa é a capital da província de Ontário: uma metrópole que tem, constantemente, aparecido nas pesquisas como um dos melhores lugares do mundo para se viver. Em edição recente de estudo do The Economist, a cidade ficou em 8.º lugar dentre as melhores para se viver em 2022.

E é justamente por isso que reunimos aqui as principais informações para você conhecer melhor a Universidade de Toronto (também conhecida como UofT ou UToronto). Essa é uma das principais instituições de ensino superior do país e atualmente, de acordo com o ranking mais recente QS, a segunda melhor do Canadá (embora já tenha garantido o primeiro lugar em outras edições da pesquisa). 

História da Universidade de Toronto

Para entender melhor por que essa instituição é tão renomada hoje em dia, vale a pena dar um passeio pela história. Em 1827, o rei George IV, do Reino Unido, decretou o início das construções de uma universidade na colônia onde hoje é Ontário, Canadá. Nascia aí a Universidade de Toronto, nomeada inicialmente como King’s College.

Para o projeto, foram contratados os arquitetos Frederic Cumberland e William Storm. Como homenagem, os dois se inspiraram nos prédios das universidades inglesas de Oxford e de Cambridge. Dessa forma, a arquitetura da universidade seguiu todo um estilo neorromânico.

Em 1890, um grande incêndio destruiu boa parte do University College, um dos principais prédios da UofT. Junto com a estrutura, mais de 33 mil volumes da biblioteca local foram perdidos. Apesar disso, em menos de 2 anos a universidade já havia sido reconstruída e os livros foram repostos.

 

 

 

E quais são os números da Universidade de Toronto hoje em dia? 

Atualmente, a UofT tem cerca de 90 mil alunos. Desses estudantes, aproximadamente 70 mil são cidadãos canadenses, enquanto os outros 20 mil são alunos de mais de 157 países e regiões do mundo. Os chineses representam a maior parte desse total de estrangeiros: 12 mil pessoas!

Trabalham na instituição cerca de 21 mil funcionários. O corpo docente entra nessa conta com 14 mil professores, enquanto 7 mil fazem parte da equipe administrativa e 156 são bibliotecários.

E é nesse cenário multicultural e aberto às experiências de troca, que a Universidade de Toronto tem se consolidado cada vez mais como uma instituição de peso em todo o mundo! Para facilitar esse intercâmbio cultural e acadêmico, a instituição conta com vários programas de bolsas de estudos (que detalhamos mais logo abaixo).

Toronto tem universidade com bolsa de estudos(Mapbox/Unsplash)

Quais são os cursos da Universidade de Toronto?

A Universidade de Toronto oferece mais de 700 cursos de graduação. Eles estão separados por áreas, como Ciências Sociais, Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Contábeis, Computação, Engenharia, Educação Física, Música e Arquitetura, por exemplo. Clique aqui para conferir a lista completa com todos os cursos de graduação da instituição. 

Quanto às áreas de ensino mais renomadas, podemos citar o último ranking da consultoria independente ShanghaiRanking, que colocou a UofT no top 10 globalmente em oito assuntos: sociologia (4.º); tecnologia médica (6.º); psicologia (7.º); farmácia e ciências farmacêuticas (8.º); educação (10.º); finanças (10.º); saúde pública (10.º); e estatísticas (10.º).

Já na pós-graduação, a UofT tem mais de 300 cursos. Isso inclui mais de 175 programas de mestrado espalhados por mais de 80 departamentos. Clique aqui para conferir a lista completa com todos os cursos de pós-graduação da instituição. 

Sobre as anuidades na UToronto, os valores variam bastante, de acordo com cada curso. Por exemplo, a taxa anual para o curso de Jornalismo para um estudante internacional está em $60,510. Além disso, alguns gastos adicionais são previstos. São eles:

  • Taxas Acadêmicas Adicionais entre $ 40 – $ 190;
  • Tarifas para serviços estudantis operados pelo sindicato estudantil e pela Universidade: cerca de  $ 1.979;
  • Alojamento: entre $ 6.935 – $ 11.697 (com aquecimento, eletricidade, água e wi-fi); 
  • Livros e material escolar: em torno de $ 1.000 - $ 2.000;
  • Seguro de Saúde Universitário (obrigatório para alunos estrangeiros): cerca de $ 756 a cada 12 meses. 

Por isso, estudar no Canadá pode exigir uma grande preparação financeira. Mas, não se preocupe: a Universidade de Toronto tem vários programas de bolsas de estudos (inclusive alguns programas garantem anuidade total e custos de vida). 

 

 

Universidade de Toronto é a segunda melhor do Canadá

A Universidade de Toronto está entre as 35 melhores universidades do mundo, figurando em 34.º lugar no QS World University Ranking mais atual. Além da qualidade acadêmica, são avaliados diversos itens, como a proporção de alunos estrangeiros e o número de professores. 

Também de acordo com essa avaliação, a UofT é a 21.ª melhor universidade do mundo em empregabilidade. Ou seja, é uma das 25 universidades do mundo mais bem avaliadas pelo mercado de trabalho. Fica na frente, por exemplo, de outras instituições renomadas como a Universidade Duke e a Universidade de Tóquio. Esse é um fator fundamental para a escolha da instituição, principalmente para quem quer ingressar logo no mercado de trabalho.

As área de ensino com melhor desempenho da universidade, também de acordo com o QS, são: Educação, Biblioteconomia, Esportes, Anatomia e Fisiologia, Antropologia, Geografia, Farmácia, Ciência da Computação e da Informação, Sistemas, Inglês e Literatura, Teologia e Estudos Religiosos, Enfermagem, Filosofia, História, Ciências da Vida e Medicina, Linguística, Estatística e Matemática. 

Já no ranking do Times Higher Education World University Rankings de 2022, outro importante ranking de avaliação universitária, a Universidade de Toronto tem um desempenho ainda melhor, ocupando a 18ª posição entre as melhores universidades do mundo.

Todos esses números comprovam a qualidade do ensino da Universidade de Toronto, que é muito renomada. 

Estrutura e instalações da Universidade de Toronto

Classificada como a cidade com mais diversidade da América do Norte, Toronto tem áreas convidativas com atividades para todos. Com uma infraestrutura moderna, assistência médica de alta qualidade, gastronomia inigualável e muito mais, Toronto também se destaca pela segurança e já foi ranqueada em 4.º lugar em segurança global. 

Com esse clima cosmopolita, a Universidade tem três campi: Downtown Toronto (St. George), Mississauga (a oeste) e Scarborough (a leste). Todos os três contam com infraestrutura de alta qualidade, em laboratórios de pesquisa e salas de estudos.

À exemplo de algumas outras universidades, como Oxford e Harvard, a UofT tem uma administração descentralizada. Ou seja, as faculdades e coordenadorias acadêmicas têm uma certa autonomia, mas são subordinadas à administração central. Elas têm liberdade, por exemplo, para fazer a seleção dos alunos e distribuir as bolsas de estudos.

Universidade de Toronto no Canadá(Toronto/Berkay Gumustekin/Unsplash)

Como estudar na Universidade de Toronto?

Agora que você sabe um pouco mais da estrutura da Universidade de Toronto, com certeza quer conhecer mais sobre como estudar lá. Hoje em dia, aproximadamente 21% dos estudantes da Universidade de Toronto são estrangeiros. E para conseguir uma vaga por lá, você precisa passar por um processo seletivo bastante criterioso. 

Os interessados em cursar a graduação, podem se candidatar pelo sistema interno de aplicação da universidade – o University of Toronto International Application – ou através do Ontario Universities’ Application Centre (OUAC), um sistema de aplicação compartilhada utilizado pelas universidades da província canadense de Ontário. 

Essa segunda opção é mais utilizada por aqueles candidatos que desejam se candidatar em mais de uma universidades ao mesmo tempo: Mas atenção: é obrigatório escolher apenas uma dessas duas opções para participar do processo seletivo. 

Um dos documentos exigidos pela instituição para estudantes brasileiros que desejam estudar por lá é o resultado do ENEM. Isso mesmo, você pode estudar na melhor universidade do Canadá com o resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio e se atente: a nota em matemática vai ter um peso grande durante a seleção.

Mas é importante notar que outros documentos também são solicitados, como teste de proficiência em inglês e cartas de recomendação e de motivação. 

Dentre os testes de inglês, vários são aceitos, como o Cambridge Assessment com resultado indicando os níveis C1 - Avançado ou C2 - Proficiência, além de uma pontuação geral mínima de 180, com pelo menos 170 em cada componente. Já o TOEFL (incluindo Home Edition) tem como requisito mínimo a pontuação total de 100 e 22 em redação. 

Se você estiver frequentando ou já se graduou em uma universidade e tiver um histórico acadêmico de qualidade, será considerado para admissão com base na média anual mais recente, embora todo o seu histórico acadêmico seja avaliado.

Também nesse caso, se o interessado estudou em uma instituição de ensino superior reconhecida, além dos requisitos mínimos, pode ser elegível para transferência de créditos entre as universidades. Mas isso depende de cada situação e vale conferir, com atenção, quais são os critérios! 

Para o ano letivo 2022-2023, a UofT já informou que o processo de inscrição na universidade começa no outono do ano anterior ao que você pretende iniciar seus estudos. Ou seja: em outubro deste ano você já pode começar a sua aplicação. 

De forma geral, o calendário tem como data final o dia 13 de janeiro, mas foi prorrogado em alguns programas de graduação. Por isso, lembre-se de conferir o cronograma.

A Universidade de Toronto tem bolsas de estudos?

Sim! A Universidade de Toronto tem vários programas de bolsas de estudos e diversos deles são para estudantes estrangeiros! A maioria das bolsas da Universidade de Toronto para estrangeiros se enquadram na categoria "admission scholarships"

Isso significa que são distribuídas ainda no processo seletivo de novos alunos para os candidatos que se saem melhor no processo seletivo (mais um motivo para caprichar na aplicação). 

Os dois principais programas de bolsa dessa categoria são o University of Toronto Scholars Program e o President’s Scholars of Excellence Program. Como ambos são baseados em mérito, não há necessidade de novas aplicações para concorrer a esses auxílios. Ou seja, vão escolher os bolsistas pela excelência acadêmica e resultados obtidos, além de potencial para a UofT. 

Outro programa bem tradicional da Universidade de Toronto é o Lester B. Pearson International Scholarship, que concede bolsas para alunos estrangeiros indicados por suas respectivas escolas de Ensino Médio (e vale também para alunos internacionais que cursaram high school no Canadá). O processo é diferente porque o aluno deve ser indicado pela instituição. Para isso, esses alunos devem ter um ótimo desempenho acadêmico no Ensino Médio e habilidades de liderança. Saiba mais informações e todos os detalhes sobre esse programa clicando aqui

Outras bolsas importantes são a Faculty of Applied Science and Engineering Scholarships, para alunos dos cursos de Engenharia com excelência acadêmicas e participação em atividades extracurriculares; e as In-Course Scholarships, que são bolsas específicas para estudantes que já estudam na universidade.

Ou seja, estudar com bolsa na Universidade de Toronto é sim possível. Cada programa de bolsas tem um critério em especial e pode ter requisitos diferentes, além de cronogramas específicos. Por isso, vale pesquisar mais a fundo sobre aquele programa de auxílio que está mais relacionado ao seu perfil e como é a aplicação. 

Toronto no Canadá tem bolsa de estudos(Toronto/Lumi W/Unsplash)

Como ser aprovado(a) na Universidade de Toronto? 

Curtiu saber informações sobre a Universidade de Toronto? Essa é uma universidade muito reconhecida tanto no Canadá, quanto no mundo todo. E estudar por lá traz um grande diferencial para o currículo, além de ser uma experiência enriquecedora!

E a chave para conquistar uma vaga no processo seletivo, que é bastante concorrido, é a preparação. Não só para a UofT, mas para várias instituições de alta qualidade da América do Norte e de todo o planeta, a aplicação precisa ser construída com base em pilares sólidos.

Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. São mais de 900 horas de conteúdo para te preparar da melhor forma possível. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

*Texto escrito por Rafael Cerqueira (2019) e Elaine Maciel (2022).

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

11 Ago 2022

Postagens recentes
O que é GPA e como calcular?

O GPA é uma parte muito importante na aplicação para um intercâmbio. Mas você sabe mesmo o que é isso? Confira a explicação completa neste guia!

Rafael Cerqueira
30 Nov 2022
Assistantship: o que é?

Esse é um tipo de remuneração mais comum na pós-graduação no exterior. Descubra tudo sobre o assistantship!

Elaine Maciel
29 Nov 2022