Você quer realizar o sonho de estudar e viver um tempo em um país de língua espanhola mas não quer ir pra muito longe e nem gastar em em Euro? Então que tal fazer o seu intercâmbio na Colômbia? Eu sei que essa pode até não ser a opção mais óbvia, mas o país oferece boas universidades, um dos espanhóis mais fáceis de aprender/entender e preços bastante razoáveis. E, além disso, é um lugar que se transformou muito (e pra melhor!) nos últimos anos. Mas quais são as melhores cidades para estudar na Colômbia? É isso que você vai descobrir agora!

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Bogotá

Não tem como fazer uma lista dessas sem começar por Bogotá, a capital da Colômbia e uma das maiores cidades da América Latina, com quase 8 milhões de habitantes. É a cidade do país com o maior número de universidades e centros de pesquisa, além de contar com uma ampla oferta de atividades culturais como teatros, museus e bibliotecas. E claro, também é o grande destaque do país quando o assunto é vida noturna, com muitos bares, boates e restaurantes de ótima qualidade.

Entre as instituições de ensino presentes na cidades, as mais importantes são a Universidades de Los Andes, o campus principal da Universidade Nacional da Colômbia, a Pontifícia Universidade Jeveriana, a Universidade del Rosario e a Universidade Externado de Colômbia. Ao todos, são 114 universidades!

Na lista das melhores cidades do mundo para ser estudante, Bogotá ocupa a 82ª posição, ficando atrás, na América Latina, apenas de Buenos Aires, Cidade do México, Santiago e São Paulo.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-bogota

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Medellín

A segunda maior cidade da Colômbia é o maior símbolo da transformação pela qual o país passou nos últimos anos, deixando de ser uma das cidades mais violentas do mundo para se tornar uma referência internacional em iniciativas inovadoras de planejamento urbano e de ações de desenvolvimento social para sua população. Sabia, por exemplo, que o sistema de transporte de ônibus de Curitiba, considerado um modelo no Brasil, foi inspirado no sistema de Medellín?

Com uma população de 2,5 milhões de pessoas (quase quatro na região metropolitana), é a capital do departamento de Antioquia e também conta uma boa oferta de instituições de ensino de destaque (35 no total). As principais são a Universidade de Antioquia, a sede local da Universidade Nacional da Colômbia, a Universidade EAFIT e a Pontifícia Universidade Bolivariana.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-medellin

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Manizales

Com uma população de 430 mil habitantes, Manizales não é tão grande, sendo ideal para quem curte um estilo de vida mais tranquilo. Mas, apesar do tamanho, a capital do departamento de Caldas conta com uma ótima oferta de instituições de ensino, a começar pelas sedes locais da Universidade Nacional da Colômbia e da Pontifícia Universidade Bolivariana. Também se destacam a Universidade de Caldas e a Universidade de Manizales.

Manizales também é bastante conhecida pela sua rica oferta em atrações culturais nos campos da música, do teatro, da dança, da literatura e das artes plásticas. Ao longo do ano, são realizados mais de 10 festivais relacionados às artes cênicas, além de uma grande variedade de eventos musicais, shows culturais e exposições.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-manizales

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Cali

Capital do departamento de Valle del Cauca, Cali é a terceira maior cidade da Colômbia, com uma população de pouco menos de 2,5 milhões de habitantes. Fundada e 1536, é uma das cidades mais antigas das Américas e o principal centro urbano, econômico, industrial e cultural do sudoeste o país, ficando em terceiro nesses mesmos quesitos a nível nacional (atrás de Bogotá e Medellín).

Conhecida como capital mundial da salsa, é uma cidade marcada pela cultura da dança difundida fortemente nos seus clubes noturnos, bares e festas. Também se destaca como um dos principais centros esportivos da Colômbia, já tendo sediado eventos internacionais importantes no segmento.

Já no campo da educação, Cali conta com 16 instituições de ensino de diferentes tamanhos. A mais importante delas é a Universidade del Valle (Univalle), uma instituição pública fundada em 1945 que é a principal universidade do sudoeste colombiano e também conta com campus em outras cidades da  região.  Já entre as instituições privadas, os grandes destaques são a Universidad Icesi e o campus local da Pontifícia Universidade Javeriana, que tem cursos nas áreas de Engenharia, Saúde, Humanidades, Ciências Sociais e Ciências Econômicas.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-cali

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Bucaramanga

Bucaramanga é a capital do departamento de Santander (no nordeste do país) e tem uma população de cerca de 580 mil habitantes. Já foi declarada pelo Banco Mundial – em um estudo sobre cidades competitivas para estudos e crescimento – como a cidade mais  próspera da América Latina!

A instituição de ensino pública mais importante da cidade é a Universidade Industrial de Santander (UIS), que tem pouco ais de 20 mil alunos. Também se destacam a Universidade Autônoma de Bucaramanga (UNAB), a Universidade de Santander (UDES), a Universidade Antonio Nariño (UAN) e a Universidade Santo Tomás (USTA).

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-bucaramanga

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Chía

Mesmo com apenas 130 mil habitantes, Chía (que fica no departamento de Cundinamarca), é a casa de uma das mais importantes instituições de ensino superior da Colômbia, a Universidade de La Sabana, que conta com cursos de graduação e pós-graduação em áreas como Comunicação, Direito, Psicologia, Medicina, Enfermagem, Educação e Ciências Humanas.

Chía fica a apena 28 quilômetros de Bogotá, fazendo parte da sua região metropolitana. Portanto, é uma boa opção para quem prefere viver em uma cidade mais tranquila mas sem dispensar as atrações culturais e o agito da cidade grande.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-chia-la-sabana

Sede da Universidade de La Sabana em Chía

Melhores cidades para estudar na Colômbia: Cartagena

Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, Cartagena é o destino ideal para quem quer estudar em uma cidade cheia de praias, clima ensolarado e atrações turísticas imperdíveis. Por lá você vai se deparar com uma cidade que mistura prédios modernos com um centro histórico bastante conservado, considerado um Patrimônio Mundial pela UNESCO.

As principais instituições de ensino superior da cidade, que é a capital do departamento de Bolívar, são a Universidade de Cartagena, a Universidade Tecnológica de Bolívar e a sede regional da Universidade de Los Andes.

melhores-cidades-para-estudar-na-colombia-cartagena

Universidade do Intercâmbio

E aí, qual dessas cidades colombianas mais te chamou atenção? Seja qual for sua resposta, o segredo pra conquistar uma boa oportunidade de intercâmbio no exterior é se preparando com bastante antecedência. E com isso nós podemos te ajudar através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.