8 melhores cidades para estudar na Austrália

A Austrália pertence ao seleto grupo dos 5 destinos de intercâmbio mais procurados por estudantes internacionais, com mais de 300 mil alunos estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação, fora aqueles que procuram o país para estudar inglês. Motivos para isso não faltam, a começar pelo fato do país ser a casa de algumas das melhores universidades do mundo e desfrutar de uma das maiores qualidades de vida do planeta, além de ter um custo de vida um pouco menor se comparado aos Estados Unidos e ao Reino Unido. Mas afinal, quais são as melhores cidades para estudar na Austrália?

Essa com certeza será uma das suas decisões mais difíceis, considerando que o país é cheio de cidades incríveis. Lembre-se que estudar no exterior não é fácil, especialmente se você não puder contar com nenhum amigo ou familiar por perto. Por isso que escolher a cidade certa é um passo crucial para você se sentir bem durante toda sua experiência.

8 melhores cidades para estudar na Austrália

Para te dar uma boa ideia do que o país oferece de melhor, reunimos aqui oito opções de cidades incríveis, cada uma com o seu estilo próprio. Também identificamos as melhores universidades em cada uma delas. Você você conferir ao lado do nome de cada instituição, entre parênteses, a posição que ela ocupa no ranking das melhores universidades do mundo da QS World University 2020.

Melbourne

População: 4,9 milhões de habitantes

Melbourne, a capital do estado de Victória, é considerada a maior cidade universitária da Austrália, sendo a casa de oito universidades renomadas nacional e internacionalmente. Dos cerca de 300 mil universitários por lá, 100 mil são estrangeiros.

É considerada uma das melhores cidades do mundo para ser estudante e isso se deve principalmente às suas universidades: University of Melbourne (38º), Monash University (58º), RMIT University (238º), Deakin University (271º), Swinburne University of Technology (383º), La Trobe University (400º), Victoria University (601-650) e University of Divinity.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-Melbourne

Melbourne é uma das melhores cidades para estudar na Austrália

O clima de Melbourne também é um dos seus principais atrativos. Por conta de sua localização na Baía de Port Phillip, a cidade é cercada por vales e montanhas que garantem temperaturas agradáveis durante todo o ano. E ao contrário de outras no país, têm as quatro estações do ano bem definidas.

Considerada a capital cultural da Austrália, Melbourne atrai diversos show musicais, festivais de cinema e outros grandes eventos, além de possuir vários museus importantes. Se locomover na cidade também é fácil, graças ao seu sistema de transporte público integrado composto com ônibus, trans e trens.

Sydney

População: 5,4 milhões de habitantes

Com cerca de 230 mil estudantes universitários (cerca de 50 mil estrangeiros), Sydney também conta com um bom número de universidades reconhecidas e com destaque especial no campo da pesquisa. Além da University of Sydney (42º), outras cinco instituições se sobressaem: University of New South Wales (43º), University of Technology Sydney (140º), Macquarie University (237º), Western Sydney University (468º) e Australian Catholic University (801-1000).

A capital do estado de Nova Gales do Sul, Sydney é uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo e, devido sua grande diversidade cultural, também é uma das mais amigáveis e tolerantes do país. Além dos pontos turísticos famosos, como a Opera House, um dos seus principais atrativos são as suas praias, que atraem milhares de turistas todos os anos. Ao redor da cidade também é possível encontrar muitas riquezas naturais, como cachoeiras, cavernas e rios.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-Sydney

Sydney é a cidade mais famosa da Austrália no exterior

Vale lembrar que Sydney NÃO é a capital da Austrália, como muita gente pensa, mas é o principal centro financeiro e econômico do país. Por conta disso, é a cidade australiana que atrai o maior número de empresas estrangeiras e, consequentemente, é também a que tem a maior oferta de vagas de trabalho e estágios. Os salários pagos por lá são os maiores do país mas, ao mesmo tempo, estamos falando da cidade com o maior custo de vida da Austrália.

Camberra

População: 395 mil habitantes

Agora sim vamos falar da capital da Austrália, Camberra, que tem cerca de 35 mil estudantes universitários (9 mil estrangeiros). Boa parte deles se concentra na Australian National University (ANU), considerada a melhor instituição de ensino superior do país e a 29ª melhor do mundo. A ANU é focada principalmente em programas de pós-graduação e pesquisa. Outra instituição importante é a University of Canberra (484º).

Camberra é uma cidade planejada com um clima geralmente agradável ao longo do ano e, apesar de ser a capital do país, não é tão populosa, o que não significa que a cidade carece de boas opções de entretenimento, sendo conhecida principalmente pelos seus ótimos restaurantes de cozinha internacional.

Resumidamente, Camberra é uma boa opção para quem prefere um estilo de vida mais calmo mas sem ficar longe das facilidades da vida urbana.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-camberra

Camberra, a capital do país

Brisbane

População: 2,3 milhões de habitantes

A capital do estado de Queensland é a terceira maior cidade da Austrália e conta com cerca de 100 mil estudantes universitários, dos quais cerca de 22% são estrangeiros. A principal instituição de ensino de Brisbane é a University of Queensland (47º). Outras universidades importantes são a Griffith University (320º), a James Cook University (377º), a University of Southern Queensland (751-800), a Australian Catholic University (801-1000) e a University of Sunshine Coast.

Um dos principais atrativos de Brisbane é o seu clima subtropical que garante, mesmo no inverno, uma boa dose de sol todos os dias. Também conta com um sistema de transporte público bastante eficiente, conhecido especialmente pelo grande número de ciclovias.

Outro ponto positivo é que, das cidades mencionadas até agora, Brisbane é a mais barata. E, além disso, também conta com uma boa oferta de empregos e estágios, graça ao seu bom desenvolvimento econômico.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-brisbane

Brisbane é uma das melhores cidades para estudar na Austrália

Adelaide

População: 1,3 milhões de habitantes

Adelaide é a quinta maior cidade da Austrália e tem cerca de 70 mil estudantes universitários, dos quais cerca de 27% (aproximadamente 20 mil) são de outros países. As principais instituições da cidade são a University of Adelaide (106º), a University of South Australia (274º), a Flinders University (424º) e a Torrens University.

Uma das características mais bacanas de Adelaide são os seus parques e jardins, que fazem dessa uma das cidades mais verdes da Austrália. Também não dá pra deixar de mencionar as famosas vinícolas ao redor da cidade como um grande atrativo.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-adelaide

Os parques de Adelaide são um dos seus principais atrativos

Perth

População: 1,9 milhões de habitantes

Apesar de sua localização quase isolada na Austrália, Perth consegue atrair muitos estudantes internacionais, cerca de 35 mil para ser mais exato. As principais universidades da cidade são a University of Western Australia (86º) e a Edith Cowan University (651-700).

A má notícia é que Perth tem o segundo maior custo de vida do país. Por outro lado é uma das cidades australianas economicamente mais ativas. Ou seja, encontrar um trabalho ou estágio por lá não é tão difícil.

Assim como Sydney, Perth também conta com lindas praias e um clima ensolarado quase o ano todo. É a cidade ideal pra quem gosta de viver em um ambiente urbano, mas sem deixar a natureza de lado.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-perth

Perth é a grande cidade mais isolada da Austrália

Gold Coast

População: 540 mil habitantes

Com 52 quilômetros de praias e 300 dias ensolarados por ano, Gold Coast é conhecida principalmente pelos surf e pelos seus atrativos naturais, como cachoeiras, parques nacionais, montanhas e reservas naturais.

No entanto, a cidade também conta com boas opções de universidades como o campus principal da Griffith University (320º), a Bond University (442º), a Central Queensland Univeristy (601-650) e a Southern Cross University (751-800).

Com exceção da Bond University, as universidades de Gold Coast são algumas das mais baratas do país. Aliás, o custo de vida geral por lá é bem mais baixo que a maioria das grandes cidades australianas.

melhores-cidades-para-estudar-na-Austrália-gold-coast

Gold Coast é famosa por suas praias e arranha-céus

Wollongong

População: 296 mil habitantes

A menor cidade da lista, Wollongong conta com uma universidade principal, a University of Wollongong (212º), que tem cerca de 27 mil alunos (10 mil internacionais). Também conta com lindas praias e é o destino ideal para quem prefere um estilo de vida mais tranquilo.

Assim como Camberra, Wollongong é conhecida pelas suas ótimas opções gastronômicas. A diferença é que os preços praticados por lá são bem menores.

melhores-cidades-para-estudar-na-austrália-wollongong

Wollongong é ideal para quem curte um estilo de vida mais tranquilo

Universidade do Intercâmbio

Essas são as melhores cidades para estudar na Austrália. Qual delas você gostou mais? Deixe sua opinião nos comentários. Quer saber como fazer para conquistar sua oportunidade internacional dos sonhos na Austrália ou em qualquer outro país do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

 

 

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.