A Europa é, sem dúvidas, um dos destinos de intercâmbio mais populares do mundo. Mas com tantas universidades de ponta, culturas diferentes e idiomas interessantes, fica um pouco difícil escolher onde, ao certo, estudar no continente, não é? Para te ajudar nessa decisão, listamos aqui as 5 melhores cidades para estudar na Europa em 2021. Vamos lá?

Melhores cidades para estudar na Europa em 2021

1. Lisboa (Portugal)

Portugal pode ser um dos menores países da Europa, mas é cheio de personalidade e a capital, Lisboa, é o melhor lugar para experimentar isso. Lisboa tem meio milhão de habitantes, o que a torna pequena o suficiente para explorar a pé, mas grande o suficiente para nunca ficar sem o que fazer.

Muitos intercambistas (de todos os cantos do planeta) são atraídos pra lá pelo clima agradável e pela vibe descontraída da capital portuguesa, tornando a cidade um ótimo lugar para estudar no exterior e fazer novos amigos de todo o mundo.

Caminhar pelas ruas de paralelepípedos das avenidas arborizadas de Lisboa certamente vai te transportar para o rico passado de Portugal. Há arte em cada esquina da cidade: desde a colorida arte de rua até as vibrantes fachadas de azulejos coloridos dos prédios no centro.

3-estudar-na-europa-em-2021
(Claudio Schwarz/Unsplash)

O som do fado, ritmo tradicional de Portugal, e o perfume das comidas deliciosas, como o frango piri-piri e os pastéis de nata recém-assados enchem as ruas.

Lisboa é uma ótima opção para estudar na Europa em 2021 se você também estiver com orçamento limitado, já que o custo de vida lá é muito menor do que em muitas outras capitais do continente. Ah, sem contar que o idioma não vai ser uma barreira, né?

2. Berlim (Alemanha)

Como a capital da maior economia da Europa, Berlim tem grande importância no continente. Conhecida por seu passado histórico, há muitos lugares por toda a cidade para mergulhar na rica história da Alemanha e da Europa em geral.

A história transformou Berlim na cidade única e “descolada” que é hoje: ela incorpora muito a “estética hipster” sem sacrificar seu espírito. É um ótimo lugar para estudar na Europa em 2021 devido à sua diversidade e variedade de atrações e atividades. Berlim tem algo para cada tipo de pessoa!

Com mais de 3,5 milhões de habitantes, a cidade é um pouco grande para ser percorrida a pé, mas há um incrível sistema de transporte público que permite explorar todos os cantos. Como capital, Berlim é o lar de muitas das melhores universidades da Alemanha, da Europa e do mundo. A educação por lá é muito acessível, se tornando um pilar fundamental da sociedade alemã.

5-estudar-na-europa-em-2021
(Anthony Reungère/Unsplash)

As despesas diárias na cidade podem ser um pouco mais caras do que em outros lugares da Europa, mas há muitas maneiras de aproveitar tudo o que Berlim tem a oferecer com um orçamento baixo. Se você procurar por um lanche barato, por exemplo, pode experimentar o currywurst, um mashup cultural de linguiça alemã e molho curry do sul da Ásia.

Não importa se você prefere a vida noturna, os locais históricos ou os cafés intimistas: nunca vai ficar sem o que fazer em Berlim. No entanto, a capital não é a única grande cidade da Alemanha, então não deixe de explorar outros lugares interessantes no país.

3. Milão (Itália)

Quando os estudantes pensam em fazer intercâmbio na Itália, geralmente é Roma que vem à mente. No entanto, Milão se destaca como uma das melhores cidades para se estudar na Europa em 2021! Embora um pouco menor, com “apenas” 1,4 milhão de habitantes, ela tem beleza, charme e emoção de sobra!

Como é a capital da moda da Itália, você com certeza vai ver lojas de estilistas famosos por lá, especialmente ao redor da famosa Galleria Vittorio Emanuele II. Além disso, você vai se perder na arquitetura exuberante de muitos dos pontos turísticos famosos da cidade, como o icônico Duomo.

4-estudar-na-europa-em-2021
(Benjamin Voros/Unsplash)

Como qualquer cidade na Itália, existem antigas ruínas romanas salpicadas por toda parte, mas Milão é uma cidade bastante moderna. Muitas empresas de tecnologia e startups têm sede por lá, tornando o cenário uma combinação interessante de jovens intelectuais e do charme clássico do velho mundo.

Milão também é um centro para acadêmicos, pois é o lar da universidade mais conceituada da Itália, a Politecnico di Milano. Você vai encontrar uma comunidade estudantil considerável na cidade, o que a torna um excelente lugar para conhecer outros estudantes internacionais.

4. Praga (República Tcheca)

Esta cidade com certeza vai te encantar! Praga realmente parece que saiu de um conto de fadas da Disney. Além disso, a capital tcheca é um ótimo lugar para trabalhar, morar e especialmente para estudar na Europa em 2021.

Praga é o lar da mais antiga e uma das melhores universidades da Europa Central, a Univerzita Karlova. Como a maioria das pessoas na capital fala um pouco de inglês, muitas universidades e cursos oferecem várias disciplinas no idioma, voltadas especialmente para intercambistas.

Fora do mundo acadêmico, há ainda a vida noturna vibrante e a cena musical da cidade. Você vai encontrar diversos lugares únicos para sair e experimentar a cultura tcheca, mas muitos estão escondidos, literalmente no subsolo ou longe do centro da cidade, em bairros periféricos, como o Žižkov.

6-estudar-na-europa-em-2021
(Anthony Delanoix/Unsplash)

Os pontos turísticos em Praga são verdadeiramente inspiradores, com uma arquitetura impressionante, única na Europa Central. A comida é surpreendentemente deliciosa também. Ah, e não esqueça das cervejas: a República Tcheca é o berço da pilsner!.

5. Amsterdã (Holanda)

Uma curta caminhada pelos canais de Amsterdã com certeza rouba o coração de qualquer pessoa. A capital holandesa tem muito a oferecer, muito mais do que os estereótipos que você pode ter ouvido sobre a vida noturna e o famoso distrito da luz vermelha. Amsterdã — como o resto da Holanda — tem um estilo de vida tranquilo. A cidade não é muito grande e é acessível a pé ou, se você quiser viver como um nativo, de bicicleta.

Há uma cultura musical muito forte por lá, o que torna a cidade um ótimo lugar para se estudar como intercambista. Se a vida noturna não é sua prioridade, há uma infinidade de cafés aconchegantes e parques relaxantes, como o exuberante Vondelpark, para passar o tempo. Passear pelos canais vai te proporcionar uma bela vista da arquitetura histórica e do passado da cidade.

2-estudar-na-europa-em-2021
(Ethan Hu/Unsplash)

Amsterdã é uma cidade verdadeiramente internacional, já que muitos estudantes de toda a Europa e do mundo são atraídos para lá. O holandês é a língua oficial, mas quase todo mundo fala inglês, então não se preocupe muito com as barreiras do idioma. Isso é ainda mais importante se você estiver procurando estudar em inglês, pois os cursos oferecidos nas melhores universidades têm uma grande variedade de disciplinas no idioma, voltadas para estudantes internacionais.

Universidade do Intercâmbio

Essas são as melhores cidades para estudar na Europa em 2021. Para qual delas você vai querer ir? Conta pra gente nos comentários! Se quiser uma ajuda mais aprofundada para conquistar sua vaga internacional, conte com o apoio da nossa mentoria especializada. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.