Paris, Milão, Nova York e Londres. Essas cidades estão na cabeça de qualquer um que sonha em fazer design de moda. Afinal de contas, é nesses lugares onde acontecem as maiores e mais importantes fashion weeks do planeta e também onde estão as principais grifes. Mas você já pensou em estudar Moda por lá? Neste texto nós vamos te apresentar as melhores faculdades de Moda do mundo para você escolher qual é a melhor para você!

Onde ficam as melhores faculdades de Moda do mundo?

A Europa, com certeza, é um dos lugares mais tradicionais quando o assunto é moda, mas, nos últimos anos, os Estados Unidos e o Japão também têm se destacado no cenário fashion. Segundo o ranking da CEO World, uma revista eletrônica especializada em negócios, os países com mais importância no mundo da moda são:

  1. Itália;
  2. França;
  3. Reino Unido;
  4. Japão;
  5. Estados Unidos.

Essa lista leva em consideração os mais importantes fashionistas do mundo, a percepção dos jornalistas de moda sobre estes países, o tamanho do mercado, a acessibilidade e também o número de escolas de Moda nesses lugares. Por isso não é nada surpreendente que as melhores escolas de Moda fiquem por lá, e concentradas, especialmente, nas cidades de Milão, Paris, Londres, Tóquio e Nova York.

Como as faculdades de Moda não costumam ter cursos voltados para outros campos do conhecimento, as escolas especializadas na área não participam de listagens normais de universidades, como o QS World University Ranking, mas, mesmo assim, é possível chegar a uma conclusão das melhores instituições devido à percepção do mercado sobre elas. Se você quer fazer uma graduação em Moda deve considerar as seguintes faculdades:

1. Istituto Marangoni (Itália)

O Istituto Marangoni, com sede em Milão, é uma das escolas de Moda mais importantes do mundo. Ele foi fundada em 1935 e formou estilistas de renome mundial como Domenico Dolce e Franco Moschino. A escola tem um forte aspecto internacional, com campi em países como Itália, França e Inglaterra. Ao todo, a escola conta com mais de 4 mil estudantes de 106 nacionalidades.

Os valores para estudar no Istituto Marangoni variam conforme o curso e a localidade escolhida. Entre as opções estão formações nas áreas de Design de Moda, Negócio Fashion, Compras, Gestão de Marca e Promoção Fashion. Para fazer cursos em uma dessas áreas é preciso desembolsar um valor em torno de 25 mil euros anuais, mas é possível conseguir bolsas que cobrem 50% do valor das taxas.

(Foto: Phillip Pessar/Flickr)

2. Politecnico di Milano (Itália)

Ao contrário do Istituto Marangoni, que é quase inteiramente voltado para áreas de Moda e Design, a Universidade Politécnica de Milão, ou Politecnico di Milano, no original em italiano, é uma universidade que conta com cursos em outras áreas, como Engenharia e Arquitetura. A escola existe desde 1863 e tem mais de 40 mil alunos.

A faculdade de Moda oferece cursos de bacharelado, mestrado e PhD mais focado na área de Design de Moda. Uma das maiores vantagens de se estudar na Politécnica de Milão são suas taxas, que estão entre as mais baixas entre as escolas de Moda e giram em torno dos 4 mil euros para alunos internacionais.

(Foto:  Pasafr/Wikimedia Commons)

3. Ecole de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne (França)

A École de la Chambre Syndicale de la Couture Parisienne, ou, em português, Escola da Câmara Sindical de Cultura Parisiense, tem renome mundial quando o assunto é alta costura, design e técnica de moda. A escola conta com cursos de bacharelado e pós-graduação. Entre seus ex-alunos estão estilistas como Yves Saint Laurent, Valentino e André Courreges.

A escola foi fundada em 1927 e hoje oferece cursos tanto de nível técnico quanto graduações e pós-graduações (mestrados e doutorados). Além de design de moda, a École de la Chambre é focada em indústria têxtil e artigos de luxo. Uma das vantagens da instituição é seu networking, que relaciona seus alunos com pessoas importantes da indústria atuando não só em Paris, mas também nos Estados Unidos, Reino Unido, China e Bélgica.

5. Central Saint Martins (Reino Unido)

Central Saint Martins é parte da Universidade de Arte de Londres (UAL), a segunda instituição mais bem avaliada no quesito Artes e Design do QS World University Ranking by Subject. A faculdade ganhou este nome em 1989 a partir da fusão de duas escolas de Moda e Design londrinas, mas sua história começou no século XIX. Um de seus diferenciais é a inclusão. Os cursos de bacharelado e mestrado da instituição recebem pessoas de todas as camadas sociais.

Apesar de ser uma faculdade pública, assim como as demais instituições do Reino Unido que pertencem ao Estado, a UAL cobra taxas pelos cursos oferecidos. No caso da Central Saint Martins, as tarifas giram em torno de 20 mil libras para alunos internacionais. Entre os cursos de maior destaque estão o Design de Moda, Design Têxtil e Design de Joias. Grandes estilistas já passaram por lá, como Alexander McQueen, Paul Smith, Stella McCartney e Christopher Kane.

(Foto: Jim Osley/Geograph)

6. London College of Fashion (Reino Unido)

A Universidade de Artes de Londres tem duas escolas entre as principais do mundo da moda. O London College of Fashion é outra das instituições ligadas a UAL a se destacar no mundo fashion. As taxas são similares às cobradas pela Central Saint Martin e a principal diferença entre as duas fica por conta dos cursos.

Os 5 mil alunos que frequentam a London College of Fashion se dividem entre os tradicionais cursos de Design de Moda e as opções oferecidas na área de cosméticos, sapataria, curadoria e acessórios. Entre as pessoas que já estudaram por lá estão Jimmy Choo e Rupert Sanderson.

(Foto: morebyless/Flickr)

7. Royal College of Art (Reino Unido)

A Royal College of Art (RCA), também sediada em Londres, tem como principal diferencial perante as outras renomadas instituições britânicas o fato de oferecer somente mestrados e doutorados. A RCA é a única no mundo a oferecer apenas cursos de pós-graduação em Arte e Design. Entre os cursos estão Moda Masculina ou Feminina, Chapelaria e áreas mais especializadas como Malhas e até um curso voltado para o design de óculos.

Toda essa exclusividade também se reflete no preço. A Royal College of Art cobra anuidades entre 34 e 44 mil libras de seus alunos internacionais. Em contrapartida, os estudantes da RCA têm a oportunidade de fazer estágio nas mais relevantes marcas do mundo da moda como Prada, Louis Vuitton, Givenchy e Burberry. Entre seus ex-alunos notáveis estão Philip Treacy, Ossie Clark e Zandra Rhodes.

(Foto: Vicky Teinaki/Flickr)

8. Bunka Fashion College (Japão)

Se você está em busca de inovação a Bunka Fashion College é ideal para você. Fazendo jus à imagem que temos do país do Sol Nascente, a escola é conhecida por seu curso de design de vanguarda com forte presença das teorias e de tecnologia. A escola ganhou destaque internacional nos anos 1960, quando seus alunos começaram a expor suas criações em Paris.

São mais de 8 mil alunos estudando na faculdade que tem sua sede em Tóquio. Os principais cursos da instituição envolvem Design de Moda, Criação e Tecnologia em Moda, Marketing, Acessórios e Indústria Têxtil.

A Bunka Fashion College cobra anuidades de 1.414.360 ienes. Parece muito dinheiro, mas esses valores, na verdade, correspondem a cerca de 11 mil euros, ou seja, um preço mais acessível que o de outras faculdades do segmento.

(Foto: 禁樹なずな/Wikimedia Commons)

9. Parsons, The New School for Design (Estados Unidos)

A Parsons é a terceira melhor escola de Arte e Design no mundo, segundo o QS World University Rankings by Subject. Um dos campos que a faculdade se destaca é justamente o Design de Moda. Nomes de peso do segmento se formaram por lá, como Tom Ford, Donna Karan, Marc Jacobs, Alexander Wang e Jason Wu.

Um dos diferenciais da escola é que a Parsons mantém o contato com seus ex-alunos, permitindo que eles dialoguem com quem estuda por lá. Além de aprendizado com quem está no mercado, os estudantes podem ter boas oportunidades profissionais. As principais áreas de atuação da faculdade são Design de Moda, Estudos de Moda e Marketing. Fazer um curso de graduação por lá custa, em média, 50 mil dólares anuais.

(Foto: Ted Simpson/Flickr)

10. The Fashion Institute of Technology (FIT) (Estados Unidos)

O Instituto de Moda e Tecnologia (FIT) é frequentemente comparado a outro instituto tecnológico, o MIT. Isso porque o FIT é uma das principais referências no ensino de moda do mundo. A escola, com sede em Nova York, foi fundada em 1944 e conta com Carolina Herrera, Calvin Klein e Michael Kors entre seus ex-alunos.

Atualmente a escola tem quase 9 mil alunos que podem escolher entre cursos de Negócios, Marketing, Design de Moda, Ilustração e Styling. Além das aulas, o FIT também possui um museu de História da Moda com curadoria de Valerie Steele, uma referência na área. Para estudar por lá, é preciso pagar taxas que giram em torno de 11 mil dólares.

(Foto: Ajay Suresh/Wikimedia Commons)

Intercâmbio com a UDI

Ficou com vontade de estudar em uma das melhores faculdades de Moda do mundo? Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio o seu sonho pode se tornar realidade. Além de já terem vivido a experiência de fazer faculdade nas instituições mais renomadas do planeta, nossos mentores ajudam milhares de pessoas a conseguirem as melhores oportunidades no exterior. Tire o seu sonho do papel, faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!