BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

MIT: a melhor universidade do mundo

Seja brasileiro, americano, francês ou chinês, quem se interessa por Ciência, Tecnologia ou Engenharia, com certeza sempre pensa no MIT com uma referência. E esse status todo não existe sem motivo. Afinal, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts é considerado a melhor universidade do mundo por alguns dos principais rankings de avaliação universitária internacionais. Mas o que mais você sabe sobre essa instituição, além da sua fama? Não muito? Então vem com a gente conferir tudo o que você precisa saber de mais importante sobre o MIT. 

Mais de 150 anos de história

O Massachusetts Institute of Technology (daí vem o MIT), é uma instituição privada fundada em 1861. Tudo começou um ano antes, em 1860, quando o fundador da universidade, William Barton Rogers, sugeriu ao governo de Massachusetts a criação de um Instituto de tecnologia no estado. A instituição incluiria um museu, uma sociedade de artes e uma escola de Ciência Industrial.

O Estado concordou e disponibilizou terras na região de Back Bay, em Boston, sob a condição de que a instituição permanecesse aberta a membros do público em geral. A aprovação foi concedida em 10 de abril de 1861, nas vésperas da Guerra Civil americana, o que acabou atrasando o início das aulas até o ano de1865.

Ray and Maria Stata Center: um dos prédios mais famosos do MIT. Ray and Maria Stata Center: um dos prédios mais famosos do MIT

Desde as suas origens, o MIT esteve na vanguarda em muitas situações. Por exemplo, Ellen Swallow Richards, a primeira mulher nos Estados Unidos a obter um diploma em STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), se graduou no MIT em 1870. Ela se tornou membro do corpo docente, ajudou a estabelecer o campo de saneamento e fundou muitos programas para promover educação científica para mulheres. 

Baixe o nosso e-book e descubra quais são as 10 melhores universidades do mundo

Robert Robinson Taylor, por sua vez, era filho de um escravo liberto, e integrou o MIT em 1888. Mais tarde, ele se tornou o primeiro arquiteto negro credenciado dos Estados Unidos! Ajudou, por exemplo, a construir várias escolas, cerca de cinco bibliotecas e outros edifícios em todo o sul do país. 

A melhor universidade do mundo: uma reputação construída

Atualmente, de acordo com o QS World University Rankings 2021, o MIT é a melhor universidade do mundo. E é assim, no primeiro lugar, que tem permanecido desde a primeira edição do ranking, divulgada em 2012.

Em outro importante ranking internacional, o THE World University Rankings, o MIT se classifica como a quinta melhor universidade do mundo, atrás de Oxford, Stanford, Harvard e Caltech.

Até hoje, 93 ganhadores do Prêmio Nobel, 26 vencedores do Prêmio Turing e 8 medalhistas Fields foram ex-alunos, membros do corpo docente ou pesquisadores do MIT. Além disso, cerca de 270 premiações de outras categorias já foram entregues a afiliados da instituição. Entre elas estão a Medalha Nacional da Ciência e o prêmio MacArthur Fellows.

TOP 5: Universidades com mais vencedores do Nobel

Entre os profissionais que se formaram no MIT estão 41 astronautas e 16 cientistas-chefes da Força Aérea dos Estados Unidos. A escola também tem uma forte cultura empreendedora. Tanto que, juntas, as receitas anuais das empresas fundadas por ex-alunos do MIT (cerca de 1,9 trilhão de dólares) seria classificada como a oitava maior economia do mundo.

As instalações e os números do MIT

O campus da instituição fica na cidade de Cambridge, nos EUA. Lá, além dos prédios de aulas, concentram-se 18 residências estudantis, cerca de 30 parques e jardins e mais de 60 obras de arte expostas. 

Anualmente, cerca de 21 mil pessoas se candidatam a uma vaga no MIT. Apesar disso, apenas 1450, aproximadamente, são aprovadas. Ao todo, por volta de 11.500 alunos frequentam o instituto, sendo a maior parte deles (quase 61%) no nível de pós-graduação. Entre os estudantes de graduação, 8% são intercambistas. Já na pós, esse número sobre para 44%! Ao todo, a universidade conta com pouco mais de 3740 alunos internacionais. 

O Simmons Hall é um dos principais dormitórios do MIT (Foto: Daderot/Wikipedia)

Quais são os cursos disponíveis no MIT?

O MIT é dividido em cinco escolas e uma faculdades, e cada uma dessas divisões é subdividida em diferentes departamentos focados em áreas de estudo diversas. Confira abaixo:

  1. Escola de Arquitetura e Planejamento: Arquitetura; Artes e Ciências da Mídia; e Estudos Urbanos e Planejamento.
  2. Escola de Engenharia: Aeronáutica e Astronáutica; Engenharia Biológica; Engenharia Química; Engenharia Civil e Ambiental; Dados, Sistemas e Sociedade; Engenharia Elétrica e Ciência da Computação; Ciência e Engenharia de Materiais; Engenharia Mecânica; Engenharia Médica e Ciência; e Ciência e Engenharia Nuclear.
  3. Escola de Humanidades, Artes e Ciências Sociais: Antropologia; Estudos/ Escrita de Mídia Comparativa; Economia; Línguas Globais; História; Humanidades; Humanidades + Engenharia/Ciência; Linguística; Literatura; Música e Artes Teatrais; Filosofia; Ciência Política; e Ciência, Tecnologia e Sociedade.
  4. Escola de Gestão
  5. Escola de Ciência: Biologia; Cérebro e Ciências Cognitivas; Química; Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias; Matemática; e Física.
  6. Faculdade de Computação

Como é possível ver, o MIT, de fato, é uma universidade bastante focada em Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas, de modo geral. Mas ao contrário do que muita gente pensa, a instituição também desenvolve estudos em áreas mais relacionadas ao campos das Ciências Humanas, Ciências Sociais e Artes.

Quanto custa estudar no MIT?

O valor total aproximado para estudar no MIT é de $ 77.020 por ano. No entanto, a maioria dos alunos paga muito menos do que isso. A universidade oferece auxílio financeiro full need, ou seja, que cobre todas as necessidades do aluno que forem comprovadas através de documentos.

O preço total anual médio pago por um aluno do MIT que recebe ajuda com base na necessidade é de cerca de $ 22.969, o que é aproximadamente o mesmo valor cobrado pelas universidades estaduais americanas. No geral, 89% dos alunos do MIT recebem algum tipo de ajuda financeira, incluindo bolsas de estudo e trabalho.

O MIT é uma das cinco universidades americanas que adotam um processo de admissão totalmente need blind e full need, o que significa que nenhum aluno fica em desvantagem no processo de admissão por conta de sua necessidade financeira. A instituição se compromete a atender todas as necessidades financeiras de todos os alunos admitidos que se candidatam ao auxílio. Em outras palavras, o MIT concede auxílio financeiro com base inteiramente na necessidade financeira demonstrada pela família do estudante, e não se baseando em mérito, como é mais comum nos EUA.

Os $ 77.020 anuais necessários para uma educação integral e sem bolsa no MIT (descritos no início desse tópico) cobrem, além da educação em si, outros gastos com hospedagem e alimentação, por exemplo. Confira abaixo mais detalhes:

Despesas Custo Descrição
Taxas acadêmicas $55,510 De acordo com o MIT, a instituição gasta mais do que o dobro desse valor para fornecer instalações de pesquisa de ponta e corpo docente qualificado para os alunos de graduação, mas essa diferença é subsidiada pela universidade. Esse valor também já inclui um seguro saúde básico.
Taxa estudantil  $368 Esse valor ajuda a financiar clubes de estudantes, organizações e o centro de esportes e fitness. Esta taxa cobre o acesso ilimitado do aluno à academia, aulas de ginástica, eventos da organização estudantil e viagens.
Acomodação $11,550 Todos os alunos do primeiro ano devem morar no campus, mas os custos das residências e grupos de convivência variam. Por isso a universidade cobra, no início do programa, a metade do quarto duplo mais caro do campus ($ 11.550) e, cerca de 2 meses depois, ajusta o valor com base no custo real de moradia. 
Refeições $6,550 Existem várias opções de planos de refeições, por isso esse é um valor anual aproximado. 
Livros e suplementos $840 Essa também é uma despesa que pode variar de aluno para aluno. 
Despesas pessoais $2,202 Essa categoria de gastos, que também é variável, inclui custos com roupas, lavanderia e entretenimento.
Total $ 77.020  

Como um brasileiro pode entrar no MIT?

O processo de admissão de estrangeiros em Harvard funciona de forma parecida ao processo para estudantes nativos. Por lá, os candidatos podem se aplicar em Early Action ou Regular Action. Os procedimentos são exatamente os mesmo, o que muda é o prazo para início e encerramento da aplicação.

O Hermann Building abriga a Dewey Library, uma das principais bibliotecas do MIT (Foto: Daderot/Wikipedia)

Quem opta pela inscrição Early Action começa o processo de aplicação em novembro e o encerra em fevereiro do ano seguinte. Já quem prefere se inscrever na modalidade normal, ou Regular Action, começa o processo em janeiro e o encerra 1 mês depois, em fevereiro. 

Linha do tempo de aplicação nos EUA: quais são os prazos?

No mais, não importa qual seja a modalidade escolhida, os candidatos estrangeiros devem providenciar teste de proficiência em inglês, cartas de recomendação, diplomas e histórico de notas do Ensino Médio. Também podem passar por entrevistar ou providenciar portfólios, dependendo da área acadêmica escolhida. 

Os testes SAT e ACT, que são geralmente obrigatórios, estão temporariamente suspensos por conta da pandemia. Mas espera-se que eles voltem a ser exigidos nos próximos anos. 

Universidade do Intercâmbio

Agora você já conhece um pouco mais sobre a melhor universidade do mundo. Ficou interessado(a) em estudar lá? A nossa mentoria pode te ajudar a se preparar para conquistar vagas nessa e em outras universidades internacionalmente renomadas. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

19 Mai 2021

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024