Você sonha em estudar Moda fora do Brasil? Então com certeza o Velho Continente é uma ótima pedida, já que boa parte das melhores escolas do mundo na área estão concentradas nessa região. Com certeza você já ouviu falar de cidades como Milão e Paris como grandes capitais da Moda, e realmente isso faz todo sentido, como você vai ver na lista. Então sem mais delongas… Conheça agora as 11 melhores escolas de Moda da Europa!

11 melhores escolas de Moda da Europa

Central Saint Martins

Onde fica? Londres, Reino Unido

A Central Saint Martins surgiu a partir da fusão, em 1989, da Saint Martin’s School of Art e da Central School of Art and Crafts, e hoje é um dos principais centros de estudos de Moda no Reino Unido, oferecendo programas em distintas áreas, tanto a nível de graduação como de mestrado. Algumas das principais áreas de atuação da instituição são Moda Masculina, Design de Moda, Moda Feminina, Jornalismo de Moda e Design Têxtil. Os diplomas de graduação da instituição têm duração de 3 anos, enquanto os cursos de mestrado duram 2 anos.

Os cursos de graduação da Central Saint Martins têm um valor médio de 10 mil euros anuais para estudantes europeus e 25 mil para estudantes internacionais. No entanto, a faculdade oferece muitas oportunidades de bolsas de estudos e colaborações com profissionais externos e patrocinadores como Christian Dior, Louis Vuitton, L’Oréal Professionnel, Puma e Nike.

melhores-escolas-de-moda-da-europa-Central-Saint-Martins

Central Saint Martins

London College of Fashion

Onde fica? Londres, Reino Unido

O London College of Fashion é uma faculdade constituinte da University of the Arts London e oferece cursos em áreas como Tecnologia de Design de Moda, Imagem e Ilustração de Moda, Moda Feminina e Design de Jóias. O tamanho das turmas da instituição variam de 7 a 20 alunos. Jimmy Choo, Jonathan Anderson, William Tempest e Alek Wek são alguns dos ex-alunos famosos que se formaram por lá.

melhores-escolas-de-Moda-da-Europa-london-college

London College of Fashion

Royal College of Art

Onde fica? Londres, Reino Unido

O Royal College of Art (RCA) é a única universidade de pós-graduação exclusivamente voltada para cursos de Arte e Design do mundo. A instituição conta com cursos especializados em Moda Feminina e Masculina, Calçados, Malhas, Acessórios, Chapelaria e Óculos. Todos os programas têm duração de 2 anos.

Os preços são salgados e os custos variam entre 32 mil e 64 mil euros para estudantes internacionais mas há oportunidade de bolsas. O RCA conta com três campi: South Kensington, Battersea e White City.

melhores-escolas-de-Moda-da-Europa-royal

Royal College of Art

Instituto Marangoni

Onde fica? Milão, Itália

O Instituto Marangoni é uma escola privada de Moda e Design sediada em Milão com filiais em Florença, Londres, Paris, Xangai, Shenzhen, Mumbai e Miami. Com programas de graduação de 3 anos e de mestrado de 1 ano, os principais focos da escola são Moda Feminina e Masculina, Marketing de Moda e Acessórios. O Instituto também oferece cursos de curta duração, de 1 a 4 semanas, criados especificamente para qualquer pessoa interessada em aprender conceitos básicos sobre Design de Moda.

Dois tipos de bolsas de estudos estão disponíveis: o primeiro com dedução de 50% da taxa de matrícula e o segundo com descontos de 5 mil euros na taxa de matrícula. Entre os ex-alunos mais famosos da escola estão Franco Moschino, Alessandra Facchinetti, Domenico Dolce, Rahul Mishra, Julie de Libran, Rafael Lopez e Alessandro Sartori.

melhores-escolas-de-Moda-da-Europa-marangoni

Instituto Marangoni

Politecnico di Milano

Onde fica? Milão, Itália

A Universidade Politécnica de Milão (Politecnico di Milano) é a maior universidade técnica da Itália, com cerca de 42 mil estudantes. A universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia, Arquitetura e Design. Fundada em 1863, é a universidade mais antiga de Milão. Os programas de bacharelado em Design de Moda duram 3 anos e os mestrados, 2 anos.

Existem muitas bolsas de estudos para estudantes internacionais como parte da recente estratégia de internacionalização da universidade. Mas mesmo sem bolsa, estudar na Itália é muito mais barato do que em outros países da Europa. As despesas com taxas de matrícula ficam no máximo na casa dos 400 euros por ano!

melhores-escolas-de-moda-politecnico-de-milano

Politecnico di Milano

Raffles Milano

Onde fica? Milão, Itália

O Raffles Milano(conhecido como RM Milan) é um dos institutos de Moda e Design mais exclusivos do mundo e consiste em uma rede com 22 campi em 12 países. No entanto, a unidade de Milão é o coração pulsante do grupo e normalmente admite no máximo 20 alunos por turma. Os cursos de mestrado da instituição têm duração de 10 meses e os de graduação, 3 anos.

Todos os programas da RM são liderados por designers profissionais altamente integrados ao mundo da Moda e que já trabalharam para marcas de peso como Prada, Giorgio Armani e Salvatore Ferragamo. Não a toa um dos pontos fortes da RM é a sua orientação para rápida inserção dos seus formandos no mercado de trabalho fashion.

melhores-escolas-de-moda-raffles

Raffles Milano

Institut Français de la Mode

Onde? Paris, França

O lançamento oficial do novo Institut Français de la Mode ocorreu em 8 de janeiro de 2019, reunindo Design de Moda, Gestão de Moda e Artesanato sob o mesmo teto. Dois novos programas de Design de Moda foram lançados em setembro do mesmo ano: um bacharelado em Design de Moda em francês e inglês e um mestrado em Design de Moda em inglês. O bacharelado tem duração de 3 anos e o mestrado se estende por 2 anos (19 meses de curso mais um estágio de 6 meses) com especialização em Vestuário, Malhas, Confecção de Padrões, Calçados e Imagem.

Existem também outros 2 programa de menor duração. O primeiro é o Programa Intensivo Avançado em Design de Moda e Confecção de Padrões, com duração de 1 ano e totalmente lecionado em francês. O segundo programa é o “My Little Black Dress”, um curso de apenas uma semana aberto para qualquer pessoa interessada no mundo da moda.

Por fim, mas não menos importante, a universidade oferece oportunidades de bolsas de estudos e estágios com duração mínima de 6 meses em empresas como Givenchy, Balenciaga, Hermès, Chanel, Louis Vuitton,Christian Dior, Kenzo, Lanvin, Loewe, Nina Ricci, Maison Kitsuné, Valentino, Maison Margiela e Saint Laurent.

melhores-escolas-de-moda-instituto-frances-da-moda

Institut Français de la Mode

ESMOD

Onde? Paris, França

A École supérieure des arts et techniques de la mode (ESMOD) é uma escola particular de moda francesa. Foi fundada em Paris em 1841 por Alexis Lavigne e hoje possui filiais em Bordeaux, Lyon, Rennes e Roubaix, na França, e em várias cidades de outros países, incluindo Moscou, Dubai e Tóquio.

A sede principal da universidade é uma magnífica mansão privada construída em torno de um átrio central com 15 salas de aula distribuídas em 5 andares. Também há uma sala de costura, uma sala de CAD (criação de padrões assistida por computador), centro de documentação, biblioteca de tecidos, sala de estudos e área de alimentação.

Oferece muitos cursos com diferentes durações:

  • Graduação em Design de Moda (3 anos): especialização em Moda Feminina, Moda Masculina, Moda Infantil, Malhas, Alta Costura Tradicional, Alta Costura Moderna, Lingeries, Acessórios e Figurinos. Aulas ministradas em francês e inglês.
  • Pós-Graduação em Direção Criativa (2 anos). Aulas ministradas apenas em francês.
  • Curso intensivo de 1 ano em Design de Moda: treinamento intensivo que permite que os alunos concluam os dois primeiros anos do programa de graduação em 1 ano e depois entrem diretamente no terceiro ano do programa. Aulas ministradas em francês e inglês.
  • Cursos de verão de 2 a 4 semanas com foco em Design de Moda e Criação de Padrões. Aulas ministradas em francês e inglês.
  • Cursos básicos de preparação para a graduação em Design de Moda. Aulas ministradas em francês e inglês.
melhores-escolas-de-moda-ESMOD

ESMOD

Paris College of Art

Onde? Paris, França

O Paris College of Art (PCA) é uma faculdade internacional de Arte e Design credenciada pela National Association of Schools of Art and Design, uma associação altamente reconhecida dos Estados Unidos.

Em 1981, a escola foi estabelecida como uma associação francesa sob o nome “École Parsons à Paris”. De 1986 a 2010, teve um relacionamento muito próximo com a americana Parsons The New School for Design e ficou conhecida como “Parsons Paris”. Desde 2010, não está mais associada à Parsons e é uma instituição independente.

O PCA tem 300 alunos e 100 professores provenientes de mais de 50 países diferentes. Alguns dos ex-alunos notáveis da instituição são os designers Erin Fetherston, Tom Ford, Georgia Hardinge e Calla Haynes.

A faculdade oferece graduação (4 anos) em Design de Moda e mestrado (30 semanas) em Cinema e Fotografia de Moda. Além disso, também são ministrados alguns cursos de verão intensivos em Design de Moda. Todos esses programas são em inglês.

melhores-escolas-de-moda-PARIS-college

Paris College of Art

Royal Academy of Fine Arts Antwerp

Onde? Antuérpia, Bélgica

A Academia Real de Belas Artes de Antuérpia é uma das mais antigas do gênero na Europa, tendo sido fundada em 1663 pelo pintor David Teniers. No século XIX, a Royal Academy se tornou um instituto internacionalmente aclamado nos campos das Belas Artes, Arquitetura e Design. Em 1946, o programa de Arquitetura tornou-se uma escola independente, o Instituto Nacional Superior de Arquitetura. Outro momento importante na história da Academia foi em 1963, com o surgimento do curso de Design de Moda que se se tornou um dos líderes mundiais já nos anos 80.

Atualmente, a Royal Academy oferece dois programas em Design de Moda, um de graduação (3 anos) e outro de mestrado (1 ano). As aulas são ministradas em holandês e inglês. O vestibular da instituição é realizado três vezes por ano em março, julho e setembro. Para isso, é necessário apenas um portfólio com fotografias de suas obras de arte ou projetos de moda.

Alguns ex-alunos famosos que estudaram Design de Moda na Royal foram Martin Margiela, Dries Van Noten, Demna Gvasalia, Hideki Seo, Ann Demeulemeester e Kris Van Assche. Até o grande pintor pós-impressionista Vincent van Gogh estudou lá!

melhores-escolas-de-moda-royal

Royal Academy of Fine Arts Antwerp

Swiss Mode

Onde? Montreux, Suíça

A SWISS MODE International Fashion Design School foi fundada no ano de 2016. Embora seja uma escola bastante jovem, conseguiu progredir profundamente desde que foi fundada. Está localizado na pitoresca cidade de Montreux (às margens do Lago Léman), que abriga muitas escolas internacionais.

Montreux é conhecida por seu festival de música mundialmente famoso e tem sido um paraíso para muitas pessoas icônicas ao longo dos anos, como Charlie Chaplin, Vladimir Nabokov, David Bowie e Freddie Mercury. A cidade tem uma conexão direta de trem com Milão (3 horas de viagem). Está situada a meia hora de resorts de esqui de renome mundial nos Alpes, a 1 hora de Genebra e a 2 horas e meia de trem de Zurique.

O SWISS MODE oferece alguns cursos de graduação e mestrado, além de uma boa oferta de minicursos. As principais áreas de atuação dos programas de graduação e mestrado da instituição são Design de Moda, Costura, Design de Moda de Luxo, Criação de Padrões e Ilustração de Moda. Já os minicursos abordam temas como Design de Calçados, Acessórios e Moda Masculina.

melhores-escolas-de-moda-swissmode

SWISS MODE

Ficou interessado(a) em algumas dessas melhores escolas de Moda da Europa? Então fique sabendo que nós podemos te ajudar a conquistar a sua oportunidade internacional dos sonhos lá fora através da nossa mentoria especializada! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos