As universidades internacionais, em especial as dos Estados Unidos, levam muitos fatores em conta quando vão selecionar os alunos. Elas procuram saber de todo o seu histórico, não apenas das suas notas. Nisso, muita gente deve ficar em dúvida se existe uma atividade extracurricular ideal para inserir na aplicação. A resposta simples é: não. Porém, algumas atividades são “melhores” do que as outras. Ficou confuso(a)? Não tem problema! É justamente sobre isso que vamos falar nesse texto!

Qual é a atividade extracurricular ideal para colocar na aplicação?

Quando dizemos que não há uma atividade extracurricular ideal, mas que algumas são melhores do que outras, queremos dizer que o que você deve colocar na sua aplicação é aquilo que realmente teve um impacto na sua vida e no seu desenvolvimento, independente da natureza da atividade. 

Não adianta nada você procurar uma atividade extracurricular ideal se ela não se conectar com o curso para o qual você está aplicando ou não demonstrar quem você é como pessoa. Por exemplo, não adianta você inserir na sua aplicação um esporte se você desempenhou essa atividade só por obrigação ou se, por mais que você goste, ele não teve nenhum impacto no seu desenvolvimento.

Foque em qualidade e não quantidade

Você pode achar que listar cada pequeno envolvimento que você teve nos últimos 10 anos vai melhorar sua aplicação, mas nem sempre esse é o caso. Os escritórios de admissão das universidades aprendem muito sobre você com base na qualidade das suas atividades, e você deve escolher as de mais alta qualidade. Nesse caso, as melhores atividades são aquelas em que você ajuda a comunidade ou aquelas em que você tem estado consistentemente por um longo período de tempo.

2-atividade-extracurricular-ideal

Um trabalho voluntário é um bom exemplo de atividade que tem impacto na comunidade

Se você esteve envolvido(a) superficialmente em atividades por curtos períodos de tempo, mas possui uma atividade de longo prazo que é muito mais importante para você, é melhor colocar a atividade de qualidade em vez de diversas atividades superficiais. Se certifique de descrever as atividades de uma maneira que demonstre seus interesses, talentos e habilidades e como elas se conectam. Mostre o que você gosta de fazer de uma maneira única e, assim, aumente suas chances de se destacar!

O que levar em conta quando for escrever sobre suas atividades?

Uma descrição básica das suas atividades pode afetar a impressão que você causa no responsável pelas admissões da sua faculdade de interesse. Você precisa ter certeza de que as atividades, independentemente de quais sejam, estejam representadas de maneira significativa. Aqui estão algumas coisas a serem incluídas nessa seção da aplicação:

  • O seu envolvimento fez diferença?
  • Você desenvolveu um talento especial?
  • Você definiu uma meta e a alcançou?
  • Você demonstrou liderança e iniciativa? Como?
  • Você recebeu algum reconhecimento pelo seu envolvimento?
3-atividade-extracurricular-ideal

Medalhas esportivas são um exemplo de reconhecimento em atividades

Um escritório de admissões de uma universidade está em busca de candidatos que demonstrem que são maduros, dedicados, responsáveis, aventureiros, competentes, focados e motivados. Embora seu compromisso com a escola possa ser avaliado observando seu GPA ou suas notas no SAT ou no ACT, você pode expor seu caráter através do seu envolvimento em atividades, e isso é algo que o seu histórico escolar não pode mostrar. 

Se certifique de procurar sua atividade extracurricular ideal enquanto você está na escola e também depois de se formar. Fazer isso vai aumentar suas chances de se destacar na aplicação para universidades de fora do Brasil.

Intercâmbio com a UDI

Quer uma ajuda mais aprofundada para fazer sua aplicação ou mesmo encontrar qual é a sua atividade extracurricular ideal? Então conheça a nossa mentoria especializada. O nosso time de mentores está a postos para te dar todo o suporte que você precisar para conquistar sua oportunidade internacional. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos