Você quer fazer intercâmbio mas está preocupado com como lidar com o seu dinheiro no exterior? Nós não tiramos sua razão! Realmente se entender com a taxa de câmbio de moedas estrangeiras é uma tarefa chatinha. Mas também não é um bicho de sete cabeças. Por isso, listamos aqui 5 dicas que vão te ajudar na hora de administrar o seu dinheiro durante o seu período no exterior.

Planeje suas necessidades com antecedência

A primeira dica é pensar em quais vão ser as suas necessidades com relação aos gastos lá fora. Dependendo disso, as formas de lidar com a moeda, e consequentemente com a taxa de câmbio, vão ser diferentes. Por exemplo: você precisará pagar as taxas de matrícula da universidade na moeda local do país onde você fará  o seu curso? Além disso, você estudará no exterior por um período prolongado? 

Se esse for o caso, talvez valha a pena abrir uma conta bancária no país onde você vai estudar. Isso vai permitir que você pague com mais facilidade suas taxas universitárias. Além disso, também terá acesso fácil à moeda que você vai utilizar diariamente. Por outro lado, se você estiver estudando no exterior apenas por um curto período, a melhor opção é comprar dinheiro em casas de câmbio legalizadas. E aí você pode tanto levar dinheiro em espécie direto do Brasil quanto sacar dinheiro no exterior. 

Compre seu dinheiro antes de ir, não no aeroporto

Você pretende já ter dinheiro na moeda local quando chegar ao seu país de destino? Então muito provavelmente vai precisar comprar dinheiro em uma agência de câmbio antes da viagem. Mas atenção: evite ao máximo trocar seu dinheiro no aeroporto, quando estiver prestes a pegar seu voo. 

Isso porque todo mundo sabe que as cotações das casas de câmbio dentro dos aeroportos são as piores possíveis! Elas sabem muito bem que você adiou a compra até o último minuto. Como você já não vai ter tantas opções, essas agências operam com uma vantagem cambial mínima para os compradores. Dessa forma, a quantidade total recebida será muito menor do que se você tivesse planejado antecipadamente. Então sempre compare as taxas de câmbio online e compre em alguma casa de câmbio de confiança pelo menos alguns dias antes da viagem. 

Compare as taxas de câmbio oferecidas pelo seu banco antes de transferir dinheiro

Como dissemos anteriormente, se você precisar pagar as taxas de sua universidade e estiver morando fora do país por algum tempo, poderá optar por abrir uma conta bancária no exterior. Se esse for o caso, você provavelmente irá fazer transferências de quantias significativas da sua conta (ou de algum parte) nacional para a sua conta estrangeira.

Seu primeiro instinto, dessa forma, pode ser transferir seu dinheiro com seu banco local. Afinal, é muito provável que você o use para outras transações financeiras. No entanto, é importante ter em mente que os bancos geralmente oferecem taxas de câmbio inferiores. E em transferências de valores maiores, essa taxa de câmbio pode fazer uma grande diferença no valor total convertido. 

Portanto, antes de transferir seu dinheiro, compare as taxas de câmbio com as oferecidas por uma empresa de transferência de dinheiro. A economia vale a pena! 

Fique de olho na taxa de câmbio e nos fatores externos

É importante ter em mente que o valor das moedas muda constantemente. Vários sites na internet são dedicados a monitorar essas variações de câmbio. Até mesmo o Google te mostra qual o valor atual da sua moeda de interesse. 

Dessa forma, você vai encontrar gráficos de taxas de câmbio em relação à todas as principais moedas internacionais, como o euro ou o dólar americano. Você também vai ter informações sobre o que está afetando a taxa de câmbio recentemente, como políticas internacionais. Assim, você poderá ver se a taxa de câmbio é favorável em relação ao passado e decidir se é um bom momento para transferir seu dinheiro.

Seja realista em relação à taxa de câmbio que você espera

Por último, é importante ser realista sobre a taxa de câmbio desejada. Não dá para esperar muito dinheiro quando você for comprar uma moeda como o euro, por exemplo. Afinal, historicamente essa é uma moeda que vale bem mais que o nosso real.  

Além disso, outro risco de esperar por uma taxa de câmbio irrealista é que, enquanto você espera, a taxa de câmbio pode enfraquecer. Isso ocorre porque os mercados de câmbio mudam muito rápido. Por exemplo, tanto o euro quanto o dólar são fortemente influenciados pelas perspectivas econômicas e políticas europeias e dos Estados Unidos

Com essas dicas sobre taxa de câmbio em mente, você pode começar a se preparar desde já pra conseguir comprar sua moeda estrangeira. E o melhor… Com as condições mais favoráveis possíveis! Assim você terá mais tempo para se preocupar com o que realmente importa: encontrar e se preparar para a oportunidade internacional ideal para você! E com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar bastante. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  

 


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.