Intercâmbio na pós-graduação: o que é Doutorado sanduíche?

Você já ouviu falar em doutorado sanduíche? Não, essa pós-graduação não tem ligação com comida. Esse é um tipo de curso de doutorado bastante comum nos programas das universidades brasileiras. Nós separamos algumas informações a partir de perguntas comuns sobre o assunto para você entender melhor!

Mas afinal, o que é um doutorado sanduíche?

Essa é uma modalidade de programa de doutorado em que você cursa uma parte do curso em uma instituição brasileira e a outra em uma instituição no exterior. Na maioria dos casos, esse doutorado é destinado à realização de uma pesquisa específica no exterior, em que a outra universidade pode ajudar na composição da tese de graduação.

Geralmente, você fica no Brasil no começo e no final do doutorado, enquanto o meio do curso é feito lá fora. Daí vem o nome sanduíche, e essa parte tem a ver com comida mesmo: as períodos que você estuda no Brasil seriam os pães do seu sanduíche e o intercâmbio o recheio.

Essa forma de intercâmbio, apesar de ser bem comum no Brasil, também é aplicada no exterior. Por lá, ela é chamada tanto de sandwich doctorate ou sandwich PhD como de doctoral stay e split PhD.

Como faço para conseguir um doutorado sanduíche?

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é estar matriculado em um curso de doutorado aqui no Brasil. Além disso, em muitos casos é exigido que já tenha sido cursado um ano do doutorado na instituição de origem. Por isso, é melhor planejar com antecedência e ficar atento(a) aos prazos.

A partir daí, você pode começar a pesquisar universidades no exterior que possam te receber e ajudar a desenvolver sua pesquisa. Nesses casos, é importante conversar com o seu orientador. Ele(a) pode te dar uma ideia de qual instituição é melhor para você conduzir sua investigação.

É provável que você precise de uma autorização tanto da sua universidade quanto da instituição para a qual deseja ir. Algumas instituições brasileiras já possuem alguns convênios e parcerias com faculdades no exterior. Dessa forma, pode ser que o departamento brasileiro te direcione para uma delas.

Bolsas de doutorado sanduíche

Algumas agências de fomento do Governo Federal oferecem bolsas em programas de doutorado sanduíche. É o caso da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Pela Capes, as bolsas oferecem um auxílio mensal, além de um auxílio-instalação para a mudança e seguro-saúde. Caso a cidade onde for estudar tenha um custo de vida elevado, a agência pode oferecer um adicional na bolsa.

É importante ter em mente que a Capes só libera as bolsas para doutorado sanduíche para quem comprovar fluência em um outro idioma. Além do inglês, geralmente a língua mais utilizada é o francês.

Já pelo CNPq, as bolsas incluem as passagens, a instalação, o seguro-saúde e ainda um auxílio mensal de estadia. Nesse caso também é preciso comprovar fluência no idioma da universidade para a qual você está se candidatando e ter a autorização da sua instituição de origem.

Essas são as principais características de um doutorado sanduíche. Ficou interessado(a)? Nós podemos te ajudar a conquistar a sua vaga através da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Matheus Tomoto
19 Jul 2019