Tanto os Estados Unidos quanto a Europa contam com ótimos programas de MBA, então se você sonha em fazer esse programa com certeza encontrará boas opções em ambos os lugares. Dito isso, fazer MBA na Europa pode ser mais vantajoso que nos EUA de acordo com alguns aspectos que vamos analisar nesse texto. 

8 bolsas de MBA incríveis em universidades estrangeiras

De modo geral, tenha sempre essa informação em mente: os programas de MBA na Europa geralmente duram 1 ano, enquanto nos Estados Unidos a média é de 2 anos. Logo, imagine que na Europa você terminaria o curso em menos tempo e, consequentemente, ficaria sem trabalhar por menos tempo. E, além disso, um período de tempo de curso mais curto também significa em um custo de vida total mais baixo, já que você ficaria menos tempo no exterior gastando em moedas mais caras que a nossa. 

Custo de um MBA nos EUA vs Custo de um MBA na Europa

Fazer um MBA nas melhores e mais tradicionais escolas de Negócios dos EUA é um investimento pesado com mensalidades e, normalmente, dois anos de salário perdido, o que, de cara, já torna os programas de 1 ano na Europa mais atraentes. Esses programas simplificados de Velho Continente oferecem o treinamento, redes de contatos e oportunidades de trabalho que os MBAs tradicionais de dois anos também oferecem, mas pela metade do tempo e a um custo total mais baixo.

O MIT Sloan School of Management tem o terceiro melhor MBA do mundo (Foto: Sloancondev)

Além das implicações de custo, um MBA mais curto também oferece outras vantagens, como o fato do estudante passar menos tempo fora do mercado de trabalho, o que pode ser uma preocupação para candidatos mais velhos o já casados e com família. E, óbvio, um MBA mais curto irá te permitir voltar para o "mundo real" mais rápido para começar a aplicar os conhecimentos aprendidos e a se beneficiar do networking adquirido. Em outras palavras, você poderá aproveitar a sua carreira pós-MBA de forma mais rápida. 

Retorno sobre o investimento

A INSEAD Business School, com sede na França, foi a primeira instituição na Europa a oferecer um programa de MBA, a partir do final dos anos 1950. Os especialistas dizem que o programa de 1 ano do INSEAD se tornou o modelo padrão para escolas B europeias, enquanto a maioria das instituições dos EUA manteve um programa de dois anos.
O INSEAD oferece um programa de MBA de 10 meses que atualmente custa 89 mil euros. Já o programa de MBA de Cambridge, uma das universidades mais importantes do mundo, custa 59 mil libras esterlinas. Outra exemplo ainda mais barato: na Queen's University Belfast, a taxa de matrícula do MBA internacional custa 25 mil libras esterlinas.

Qual é a nota mínima no GMAT para entrar em um MBA?

Só para comparar, na Stanford University Graduate School of Business, a taxa de matrícula para alunos de MBA em tempo integral custa atualmente 74.706 dólares para apenas 1 ano de programa. Ou seja, para os dois anos necessário para concluir o curso é necessário desembolsar quase 150 mil dólares. 

Juntando a questão do tempo (1 ano X 2 anos) mais a questão dos valores, os programas de MBA da Europa "se pagam" de forma mais rápida. 

Atenção: toda regra tem suas exceções

Os futuros alunos de MBA que estão considerando as melhores escolas de Negócios na Europa e nos EUA devem entender que, apesar das normas regionais sobre a duração dos programas, existem exceções importantes.

Alguns programas de MBA europeus renomados duram mais de um ano. É o caso, por exemplo, do MBA da IESE Business School na Universidade de Navarra, na Espanha, que dura 15 ou 19 meses. A combinação de todas as mensalidades e taxas desse programa chega a 89.950 euros.

Enquanto isso, algumas escolas de prestígio dos EUA aceleraram os seus programas de MBA, como é o caso da Kellogg School of Management da Universidade Northwestern. Nessa instituição, que é uma das melhores do país, o MBA tem duração de 1 ano e custa 103.316 dólares. 

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Note que, nesses dois casos, mesmo com a inversão das durações dos dois programas, o MBA europeu ainda continuou sendo mais barato. 

Essa diferença de valores se dá pelo fato de que muitas escolas na Europa recebem financiamento do governo, permitindo que algumas instituições ofereçam mensalidades mais baixas.

Facilidade de vistos

Outra vantagem, mais especificamente no Reino Unido, é que a partir de julho o país começará a conceder vistos de trabalho automaticamente a graduados internacionais de instituições acadêmicas britânicas, sem exigir que esses graduados obtenham uma oferta de emprego de um empregador. A maioria dos graduados receberá vistos de trabalho de dois anos, enquanto os ex-alunos de programas de doutorado receberão vistos de trabalho de três anos.

Fatores a considerar além dos custos

Os alunos comparando um programa de MBA de 1 ano com um programa de 2 anos devem compreender a intensidade da opção mais curta. O recrutamento começa antes mesmo de você pisar no campus, o trabalho em classe é de alta pressão e tudo acontece numa velocidade muito grande. Então não há tempo para explorar profundamente um novo assunto ou fazer estágios mais longos ou adicionais. Em outras palavras, você estará sacrificando o ritmo mais tranquilo que teria em um programa de dois anos.

A London Business School tem o sétimo melhor MBA do mundo (Foto: Sylla24)

Nesse sentido, pode-se dizer que a vantagem do modelo de programa de dois anos dos EUA é que ele fornece uma experiência mais profunda e rica por meio de oportunidades de estágio, networking e construção de comunidade.

Já do lado europeu, outro fato positivo é o corpo estudantil fortemente internacional, o que pode ajudar os alunos a cultivar habilidades sociais críticas e um senso de respeito a diversidade de opinião e experiências. Essa característica pode ser altamente positiva na hora de procurar emprego ou mesmo de empreender, já que espera-se que os estudantes formados nesse contexto desenvolvam suas habilidades de comunicação e consciência intercultural, além de adaptabilidade. 

Como um MBA no exterior pode mudar a sua carreira?

Os programas de MBA da Europa são mais globais até mesmo quando comparados aos programas mais globais dos Estados Unidos, atraindo alunos que desejam ter uma experiência verdadeiramente internacional com sua educação.

Outro fator de decisão também irá depender de quais é o seu planejamento pós-MBA. Se você pretende seguir uma carreira na Europa, logicamente será mais vantajosa fazer o seu MBA por lá. E a mesma regra vale para os Estados Unidos. Mas se você pretende retornar para o Brasil após o MBA, ambas as opções são positivas, então o que vai pesar na decisão são os fatores que já mencionamos no texto.

Mas quais são os melhores MBAs?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando quais são, de fato, os melhores programas de MBA da Europa e dos Estados Unidos, certo? De acordo com o Global MBA Rankings 2021, produzido pela QS World University Rankings, dos 100 melhores programas de MBA do mundo, 41 estão nos Estados Unidos e 33 estão na Europa.

Já no TOP 30, os Estados Unidos são representados por 13 instituições, enquanto a Europa é representada por 15. Confira abaixo quais são elas:

Instituição Localização Nota (Máximo: 100)
Stanford Graduate School of Business Estados Unidos 94.5
Wharton School da Universidade da Pensilvânia Estados Unidos 92.6
MIT Sloan School of Management Estados Unidos 92.5
Harvard Business School Estados Unidos 92.1
HEC Paris França 92
INSEAD França 91.1
London Business School Reino Unido 91
Columbia Business School Estados Unidos 90.6
IE Business School Espanha 89.8
UC Berkeley Haas School of Business Estados Unidos 89.5
Booth School of Business da Universidade de Chicago Estados Unidos 89
IESE Business School Espanha 89
Esade Business School Espanha 88
Kellogg School of Management da Universidade Northwestern Estados Unidos 87.9
UCLA Anderson School of Management Estados Unidos 87.8
Saïd Business School da Universidade de Oxford Reino Unido 87.4
Cambridge Judge Business School Reino Unido 86
Yale School of Management Estados Unidos 86
NYU Stern School of Business Estados Unidos 84.8
Ross School of Business da Universidade de Michigan Estados Unidos 84.4
Fuqua School of Business da Universidade Duke Estados Unidos 84.1
Imperial College Business School Reino Unido 83.7
SDA Bocconi School of Management Itália 81.6
Copenhagen Business School Dinamarca 81.4
IMD Business School Suíça 79.6
ESSEC Business School França 77.3
Rotterdam School of Management da Universidade Erasmus Holanda 74.6
Marshall Business School da Universidade do Sul da Califórnia Estados Unidos 72.5

Como dá pra ver acima, embora a Europa tenham um número um pouco maior de universidades no TOP 30, a diferença de notas entre essas instituições é bem pequena. A distância entre a trigésima e a primeira colocada, por exemplo, é de 22 pontos. Isso quer dizer que qualquer uma dessas escolas é uma ótima opção você para fazer o seu MBA. 

Universidade do Intercâmbio

E aí, você se convenceu de que fazer MBA na Europa pode ser mais vantajoso que nos EUA? Independentemente de qual seja sua escolha, saiba que fazer um MBA no exterior é algo que exige muita preparação. Mas a boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. O nosso time é formado por pessoas que já estiveram onde você está agora e conseguiram conquistar oportunidades incríveis nas melhores universidades do mundo. E por isso eles são 100% preparados para te ajudar a alcançar grandes conquistas. Quer saber como? Então faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!